quarta-feira, 30 de maio de 2018

Conversas d'Ouvido com Beeguas

Entrevista com a banda brasileira de rock alternativo Beeguas, pela voz do baixista Victor Miguel. Quarteto paulista, composto ainda por Daniel Lemos (voz), Maurício Fray (guitarra) e Lucas Campos (bateria). Nesta edição das "Conversas d'Ouvido", partimos ao encontro dos Beeguas e descobrimos as influências que sentem por nomes como Nirvana, David Bowie e Os Mutantes, contudo desenganem-se se acham que ficaram presos no passado... Prova disso são as descobertas recentes de Medulla, Ego Kill Talent, Odradek e Travelling Wave. No entanto, isto é apenas um aperitivo, porque há muito mais desvendarem nos parágrafos que se seguem...


Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Victor Miguel: Acho que como toda paixão ela não surge, ela nasce junto com a gente, é uma coisa cósmica, vibrações, energias e ela simplesmente sincroniza e pronto.

Como surgiu o nome Beeguas?
Nossa cidade, Piracicaba, tem um Rio que a corta pelo meio (Rio Piracicaba), e nas margens desse rio temos várias especies de animais, um deles é um pássaro que se chama Biguá, o nome vem dessa relação, pássaro, rio, cidade, é uma forma de lembrarmos as coisas simples que conteplamos no nosso dia-a-dia.
Beeguas - "Se Comunicando"
Editaram este ano o EP “Se Comunicando”, para quem ainda não ouviu o que podemos esperar?
Um som bem simples, direto, artesanal com seus defeitos e suas belezas, feito com muita paixão e dedicação.

Que dificuldades têm sentido enquanto banda independente?
Pelo menos aqui no Brasil esta difícil ter lugares pra tocar música própria e assim fica difícil espalhar nossa música pro número de pessoas que gostaríamos, mas devagar vamos alcançando nossos objetivos.

Como gostas de descrever o vosso estilo musical?
Rock Alternativo.

Conheces algumas coisa da música portuguesa?
Eu Victor, de bate pronto lembro do Xutos e Pontapés (eles estão na ativa ainda?) e teve uma banda que escutei há uns anos atrás, acho que chama Linda Martini (!?!) (tomara que eles sejam portugueses... não lembro ... procurei no google eles são portugueses ... ufa!!!...) não sei se estão na ativa também.

Para além da música, têm mais alguma grande paixão?
Todos nós flertamos com algum outro tipo de arte, mas a grande paixão mesmo é a música.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
Vantagens: Encontrar os amigos pra ensaiar toda semana!
Desvantagens: Quando se faz o que se ama não há desvantagens!

Quais as tuas maiores influências musicais?
Nirvana, Mutantes e David Bowie

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Eu vou ser honesto a maior parte da minha infância escutei música em K7, mas quando me apaixonei pela música já estavamos na era dos CD's e de la pra cá a coisa evoluiu muito rápido, acho que eu prefiro escutar a música saindo de um bom fone de ouvido sem me importar muito com a fonte, cada uma delas tem o seu charme.

Qual o disco da tua vida?
Caramba eu tenho alguns discos da vida, mas se eu pudesse escolher um escolheria Nirvana – "In Utero", acho ele muito bem produzido o Steve Albini é um gênio!!!

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
Circa Survive – "The Amulet"

O que andas a ouvir de momento/Qual a tua mais recente descoberta musical?
Medulla, Ego Kill Talent, Odradek, Traveling Wave todos brasileiros 

Qual a situação mais embaraçosa que já vos aconteceu num concerto?
Não me lembro de ter passado algo embaraçoso
Com que músico/banda gostariam de efectuar um dueto/parceria?
Ney Matogrosso, acho ele meio Beegua.

Para quem gostariam de abrir um concerto?
Os Mutantes

Em que palco (nacional ou internacional) gostariam um dia de actuar?
Todos eles, nem precisa de palco queremos levar os Beeguas para todos os lugares, dos menores aos maiores.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Queens of the Stone Age e Foo Fighters na última turne pelo Brasil 

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Roger Waters

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Nirvana com certeza.

Tens algum guilty pleasure musical?
Tem uma banda aqui no Brasil que sou muito fã chama Engenheiros do Hawaii, é um guilty pleasure certamente.

Projectos para o futuro?
Até Julho lançamos um novo clipe e queremos lançar outro EP ainda esse ano!

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta.
Qual o sentido da vida?
Ser feliz!

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
City And Colour – "Body in a Box"

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.

Terminamos com a música dos Beeguas e do single "Monstros Abissais", disponível para escuta através da plataforma Bandcamp.

Sem comentários:

Enviar um comentário