segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Fala-me de Música com Conjunto!Evite "O Lead é que Decide"


Os Conjunto!Evite, estão de regresso ao Ouvido Alternativo, para apresentarem o novíssimo single, "O Lead é que Decide", acompanhado por um vídeo animado. Este tema irá integrar o futuro disco da banda com edição prevista para 2019. Como somos curiosos quisemos saber tudo o que está por trás desta música, inaugurando assim uma nova categoria no blog, intitulada, "Fala-me de Música". Nas linhas que se seguem ficamos com o "discurso directo" do autor da música Vicente Santos, do letrista Sebastião Santos e do realizador Miguel Ângelo...

Música
Autor: Vicente Santos
Arranjo: Conjunto!Evite

Ao longo do ano de 2015 tinha vindo a compor pequenos bocados de música em dó menor. Chegou a um ponto em que pensei que devia gravar aquilo porque estava ali algo possível de se trabalhar (e para não se perder). A música solidifica-se então numa maquete feita no ableton live. Esta tinha 4 partes, uma intro, um verso, uma variação do verso e uma parte seguinte que tinha o lead principal. Eu montei a maquete em duas tardes, na primeira montei os midis dos sintetizadores e do beat, na segunda meti uma guitarra só para ter uma guia porque já tinha na cabeça que iria mostrar ao resto da banda. Soava meio futurista e suja mas era muito exequível de recriar em banda. Ao ter a demo pronta, fui mostrando ao resto do grupo para ver se curtiam e começamos a jammar. Aí criou-se a vibe da música, meio sombria e frágil, mas com peso, perigo, energia e algum toque de máquina presente. Nisto foi só pegar na energia, estruturar a canção e fazer a parte final da música que era o que estava em aberto. A voz e as guitarras fizeram um bom par nesta música, foram as camadas que acabaram por colar a canção, o que o Sebastião escreveu para a música deu-lhe um significado especial. Foi daqueles projectos em que pensamos que temos uma demo boa e que não a queremos estragar com muito mais ideias, mas ao arriscares mostrar ao resto do conjunto e trabalhares sobre ela, só abre espaço para melhorias. O que resultou no final ficou muito melhor que a maquete inicial.

Letra
Autor: Sebastião Santos

Existe um espírito comum nas canções que estamos a apresentar que remete para a ingenuidade infantil e o desenvolvimento pessoal e esta canção não foge a isso. Primeiro que tudo a música chegou com um título à sala de ensaio que se manteve até ao fim e isso de certa forma ajudou a definir tudo o resto. “O Lead é que Decide“ é no seu ponto mais obvio uma canção definida pelos seus “Leads”, as frases musicais que atravessam a música e no seu título está literalmente que a canção vai para onde as melodias a levarem.
Este reconhecimento da ausência de consciência no nosso processo criativo não é uma metáfora, é assim que funciona mas leva a questão para esta mesma ausência nos gestos do nosso dia a dia, o que é diferente de ser ou estar inconsciente. Quando és confrontado com o porquê de seres como és e agires como ages, podes encontrar motivos como o medo, a fome, o sono, a segurança ou a ambição. A homeostasia governa as nossas vidas mas existe um para além disso. Somos mais do que um ser unicelular, a arte e a cultura provam isso e mesmo nos absurdos da vida é nos dado o privilégio de viver o momento: “Como quando tenho fome, durmo quando tenho sono” diz o mestre ao aprendiz. E a música fala disso mesmo, da meditação do aprendiz a quem lhe é indicado o caminho mas um caminho que é seu para o percorrer. Arriscar e questionar, errar e acertar, apontar e falhar mas lentamente, crescer.

Vídeo
Ideia original: Conjunto!Evite
Desenhos: Miguel Faustino e Miguel Ângelo
Animação: Miguel Ângelo
Realização: Miguel Ângelo e Vicente Santos

Quando me deparei com a ideia de fazer um videoclip com letra a passar e de fundo, um barco desenhado no mar assim de modos rabiscado, achei interessante e decidi embarcar em mais uma aventura de realizar um clip para os Conjunto!Evite. 
Achando que a ideia inicial era gira mas precisava de mais sal, decidi colocar algumas questões e desafios. Foi se debatendo ideias entre todos e o que começou por um simples barquinho a andar na água e a letra a passar de fundo, passou a ser uma viagem de ilusão e imaginação espacial com um toque de retrogaming, tudo ao compasso da música.
Com tudo isto tenho a dizer que foi mais uma experiência hilariante, diverti-me imenso e aprendi com todos eles. Agora aguardo a opinião dos ouvintes para saber se a colaboração é para continuar.

Sem comentários:

Enviar um comentário