quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Fala-me de Música com Alex Page - "Well, Well, Well"

Os almadenses Alex Page, estão de regresso ao Ouvido Alternativo e hoje são os nossos convidados, para nos falarem de música. O trio composto por Alexandre Matias, Cláudio Pinto e Ricardo Neves, apresentam-nos o segundo single do aguardado disco de estreia e que conta com a participação especial de Sofia Lisboa (ex- vocalista dos Silence 4). Relembramos que o álbum "Your Disorder", foi editado no passado dia 11 de Janeiro. Nas linhas que se seguem vamos conhecer por dentro "Well, Well, Well"...

Música
Autor: Cláudio Pinto, Alexandre Matias
Arranjo: Alex Page 

O "Well, Well, Well" nasce, por mero acaso no dia 12 de Maio de 2016, na nossa antiga sala de ensaios em Almada, quando o Cláudio está à procura de um som específico no sintetizador para tocarmos um outro tema nosso e acaba por tropeçar naquilo que caracteriza a linha base do "Well, Well, Well". Nesse preciso momento, virei-me para ele e disse-lhe logo para continuar a tocar. Senti imediatamente algo que me levou a imaginar os Talking Heads, se o vocalista fosse o Peter Murphy dos Bauhaus. Comecei logo a improvisar uma letra e melodia por cima da base que o Cláudio estava a criar naquele momento e peguei no meu telemóvel para gravar.
Mais tarde, numa das nossas longas sessões de produção em casa do Cláudio começámos então a criar a linha de piano, os arranjos de sintetizadores e as primeiras backing vocals. Num próximo ensaio apresentámos o tema ao Ricardo e ele começou a criar a batida. 
Durante a pré-produção do álbum surgiu a ideia de convidar a Sofia Lisboa para cantar comigo nesta música. Imaginámos logo que as nossas vozes iriam encaixar na perfeição! Para além disso, nessa altura já tinha surgido a ideia de criar vídeos conceptuais para cada tema do álbum e eu já tinha filmado um vídeo para essa música com uma amiga minha, a Inês Bueri, que estava a lutar contra um cancro de mama. A gravação desse vídeo deu-lhe imensa força e fê-la sentir uma beleza que há muito tempo não sentia e hoje em dia a Inês está felizmente curada dessa doença. Tendo em conta a história da Sofia acreditei que se iria identificar com a situação da minha amiga e com a mensagem que queria passar com esse vídeo e quando nos encontrámos para beber um café e falar melhor sobre o projecto criámos uma enorme ligação. Depois de uns poucos ensaios tínhamos criado a linha vocal da Sofia e avançámos para estúdio para gravá-la. 
Já em estúdio, durante a gravação de sopros para o nosso primeiro single "Framed Pictures" pedimos ao Paulo Horta da Orquestra da Sociedade Recreativa Musical Trafariense para criar um solo que fechasse o "Well, Well, Well" ao longo dos últimos refrões. Esta ideia já tinha surgido quando reparámos num sintetizador que tinha sido gravado para este tema, que soava a um saxofone eletrónico. O saxofone final do "Well, Well, Well" que se ouve agora na versão do álbum foi basicamente criada no momento pelo Paulo e estamos extremamente felizes com o resultado. 

Letra
Autor: Alexandre Matias 

"Your Disorder" é um álbum conceptual que fala sobre aqueles nossos pensamentos mais desconfortantes, mas que são comuns a todas as pessoas. Pois quem nunca se sentiu "fora do normal" e em "desordem consigo mesmo" que atira a primeira pedra...
Associamos a cada música uma frase em português, um vídeo conceptual e uma fotografia para transmitir o sentimento de cada música. "Well, Well, Well" é o tema que encerra o álbum e a frase que o acompanha é "Eu quero saber e já!". De certa forma é o "final feliz" do disco, aquele momento em que olhamos à nossa volta com esperança e iniciativa para darmos a volta a situações menos positivas e assim tirarmos o melhor de cada situação. Na letra questionamos "Will we get by, stay 'til the moonlight arrives? Will we get by, stay 'til the moonlight dies?" e com isto apresentamos a incerteza do futuro, pois nunca sabemos o que irá acontecer no próximo dia. No entanto a música tem um espírito muito nostálgico e o que queremos transmitir com ela é que não importa o que o futuro traz, mas sim a forma como lidamos com as coisas. Se olhamos para as coisas de forma positiva iremos aproveitar muito melhor a nossa vida e será mais fácil lidar com tudo aquilo que nos acontece. 

Vídeo
Realização: Johnny's On Set Visuals 

Nem sempre é fácil transmitir o sentimento de uma música para um vídeo e antes de concordarmos no conceito deste vídeo existiram várias ideias em cima da mesa. No entanto, a inspiração que acabámos por seguir foi a performance "Rhythm 0" da artista Marina Abramović de 1974, em que ela está parada ao pé de uma mesa com 72 objetos, incluindo até uma pistola com uma bala e a plateia podia utilizar os objetos contra ela como quisesse, enquanto ela tomava a responsabilidade total. Apresentámos essa ideia à empresa que já tinha realizado o teledisco do nosso primeiro single "Framed Pictures" e a partir daí todos nós começámos a criar em conjunto. Surgiu a ideia de termos uma mesa em que a Sofia e eu estaríamos sentados e em que em vez da comida havia então uns quantos objetos que seriam usados contra nós. É claro que não podíamos utilizar pistolas, nem facas, como a Marina fez, mas o que importava realmente é que a Sofia e eu estamos impossibilitados de agir contra aquilo que nos faziam. Existe também a sequência em que estamos sentados e estamos a ser amarrados à cadeira enquanto olhamos para o vídeo conceptual que filmei com a Inês Bueri, como quem não pode fugir daquilo que aparece à frente. A Soraya Moon, que dança à nossa volta é a figura mística do vídeo que quase parece o próprio tempo a passar por nós e a inevitabilidade dos acontecimentos futuros. É um vídeo cheio de pequenas metáforas, inserido num conceito meio Kubrick, meio Lynch, com uma excelente produção por parte da Johnny's On Set Visuals, que transmite perfeitamente o sentimento da música e da letra.

Por fim, ficamos ao som do disco "Your Disorder", que se encontra disponível para escuta através da plataforma Bandcamp.

3 comentários: