terça-feira, 2 de abril de 2019

Fala-me de Música com quartoquarto


Os portugueses quartoquarto, retornam ao Ouvido Alternativo, para nos falarem de música... Dia 1 de Abril de 2019, é a data que assinalou o lançamento do seu mais recente vídeo duplo, alusivo aos temas "mal para pior" e "vazio". Um vídeo que nos convida a fugir, fugir da realidade, através de um ritual, uma encenação que nos converte à religião dos quartoquarto. Relembramos que estes temas foram extraídos do álbum de estreia "antes depois", editado no ano passado e que se encontra disponível para escuta aqui. A seguir vamos conhecer na primeira pessoa, as inspirações por detrás destas músicas...

Música
Escrita e produzida: João Vidigueira Luís Lucena
Arranjos: João Nascimento Diogo Sousa
"À semelhança do que tentamos fazer com todas as nossas composições a “vazio” passa através da sua melodia aquilo que as palavras tentam passar com as suas metáforas. É sincera, íntima e irónica sem nunca deixar de ser crua, sexual e imperativa. A construção melódica nos versos mimetiza o acto sexual, o jogo entre dois corpos que repetidamente se tocam e afastam tentando ser apenas um. O refrão alivia a tensão sexual e traz tensão emocional. O crescendo presente em toda a segunda metade da música até à apoteose final no último refrão é como uma última entrega do corpo que, cansado do seu próprio egoísmo, interrompe o coito abruptamente."

Letra
Escrita: João Vidigueira e Luís Lucena
"Percebi a meio do processo de escrita desta letra que o mais importante era exorcizar os demónios que temos dentro de nós, não era transportá-los para dentro dos outros. Há uma aura de falso altruísmo neste poema, um reflexo daquilo que o João com 20 anos achava que precisava de ser para o mundo. Era importante para esse João obter respostas. A arrogância e a confiança presentes nos versos mostram estar edificadas sobre uma frágil pirâmide de cartas no refrão. Este aparenta ser inquisidor e provocador mas no fundo é a mais sincera demonstração de fragilidade e medo. Uma consciência agonizante de que não se pode ser feliz sozinho."

Vídeo
quartoquarto:
"Quanto ao teledisco é uma consequência de estarmos rodeados de gente querida e talentosa. O Cláudio Soares acompanha-nos já há quase 2 anos e meio e sempre teve este bichinho atrás da orelha de “um dia tenho de fazer algo para estes miúdos”. Junta-se a vontade insaciável de criar de um Pedro, uma Maria, um Alex, uma Joana e mais um monte de gente de bom coração e o comboio arranca imparável. Sem darmos conta tínhamos toda uma equipa a trabalhar para fazer acontecer este clip: guarda roupa, filmagem, produção etc."

produtores do teledisco:
"Bandas não são nada mais que cultos. Um grupo de pessoas com ideias com que nos identificamos, seguimos e adoramos. Culto este que tende a diminuir ao longo do tempo de vida dos projetos. O culto dos quartoquarto está no pico. No intervalo entre primeiro e segundo discos, estão a descobrir-se na sua totalidade, ainda sem qualquer pressão externa. São os quartoquarto mais quartoquarto até agora. E foi por isso que decidimos contar uma história onde temos o João Vidigueira, o frontman, no centro das atenções, como mentor de uma vida vazia de influências ao nosso próprio ser. Ao longo deste vídeo vemos uma civilização no seu estado mais puro e efémero. Convidamos todos a fazerem parte desta experiência que são os quartoquarto, promovendo a autenticidade de cada um."

ProduçãoArrábida Saudita
Ideia Original: Pedro Santos e Cláudio Soares
RealizaçãoPedro Santos
Argumento: Cláudio Soares e Alexandre Couto
Assistente de Realização, Câmera e Pós-Produção: Bruno Filipe
Diretora de Fotografia: Maria Rita
Guarda-RoupaPatrícia Cordeiro
Fotografias: Joanna Correia e Maria Rita

Agradecimentos e Apoio Técnico: ETIC, Maria Gonzaga Guarda Roupa, Tenda Produções, Cru-ew, b.vis

Casting: João Vidigueira; Luís Lucena; Diogo Sousa; João Abelaira Nascimento; João Ribeiro; Ângela Pinto; Helder Gamboa; Jaime Pinto Gamboa; Salomé Amaral; Débora Gomes; Diogo Prino; Micaela Neto; Patrick Santos; Miguel Mestre; Alexandre Couto; Maria Inês Sá Carvalho; Patrícia Cordeiro; Joana Teixeira; Miguel Marques; Bernardo Caldeira; Beatriz Albernaz; Maria Lourenço; Mestre André; Filipe Paes; António Agostinho; Carolina Moreira; Miguel Béco de Almeida, Catarina Carvalho, Margarida Vargas.

Sem comentários:

Enviar um comentário