quarta-feira, 8 de maio de 2019

Fala-me de Música com Nicolau - "Licor"

Hoje é a vez do músico Filipe Nicolau, nos falar de música. Nicolau é o projecto a solo do vocalista e guitarrista dos The Town Bar. O primeiro single intitula-se "Licor", e já está disponível para escuta. "Em pouco mais de 3 minutos, apresenta-nos um encontro e desencontro com alguém que se ama e se perdeu". Nas linhas que se seguem descubram as inspirações por detrás da tríade: música, letra e vídeo...

Música
Autor: Filipe Nicolau
A música “Licor” surgiu no Guitalele (instrumento que vem da mistura de uma guitarra com um ukulele) através de umas experiências de tocar algo diferente e de explorar outros ritmos de palhetar. 
À medida que fui construindo a música e fui encaixando a letra, procurei reproduzir na música o que a letra falava. No primeiro verso ao falar num tango e na valsa tentei encaixar esse feeling e ambiente, daí ela ter diferentes partes com diferentes vibes, que a meu ver tornaram a música mais interessante.
Não sei bem definir o género musical do tema, talvez algo parecido a um tango mas gosto de lhe chamar de um Pseudo Fado Tradicional.

Letra
Autor: Filipe Nicolau
Sendo eu do Cartaxo (Capital do Vinho) os meus temas acabam por falar muito sobre álcool e amizades. Este tema em concreto “Licor”, fala sobre um desamor, e abordei o álcool como se de um bom amigo se tratasse, que lá está para nós quando mais precisamos. 
Fala também do sofrimento de não sermos correspondidos no amor e o quão difícil é conseguirmos ultrapassar essa fase, sendo que muitos o fazem afogando as mágoas no álcool. (alguns no Licor (risos))

Vídeo
Realizado por: Daniel Filipe
Idealizado por: Daniel Filipe e Filipe Nicolau
Escolhi a casa do povo do Cartaxo para gravar o videoclip porque acho que é um espaço que se enquadra com o estilo do tema e por ser um espaço antigo e típico nas aldeias, ou cidades pequenas como é o Cartaxo.
Decidi falar com uma bailarina para colmatar o facto de eu não ser muito natural em frente às câmaras e também de maneira a dar mais balanço e movimento ao vídeo, visto o tema ser algo parecido a um Tango achei que o vermelho encaixava bem.
Idealizado pelo Daniel e por mim, decidimos aproveitar o que o espaço tem de melhor e até utilizámos o sofá e o piano que já se encontravam no próprio espaço e que abrilhantaram um pouco mais o vídeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário