segunda-feira, 8 de julho de 2019

Fala-me de Música com Léo Soma - "Queria Mais"


Hoje, quem nos vem falar de música é o brasileiro Léo Soma. Entre a pop e o rℰb, pincelado com uma estética lo-fi, surge o seu mais recente single "Queria Mais". O tema da autoria do próprio Léo Soma, contou com a participação directa e preciosa da MangoLab. O vídeo apresenta "bailarinos dançando entre superfícies espelhadas e em meio a uma camada rasa de água. Como quem mergulha com cautela..." Léo Soma cria uma despedida necessária após conflitos constantes e explica-nos todo o processo, na primeira pessoa, com as linhas que se seguem...

Letra:
Autor: Léo Soma
Eu me preocupo muito com o conteúdo da letra de cada composição minha. Ao escrever, me atento a duas coisas: à emoção e à mensagem. A emoção dará a força e o impacto que desejo, enquanto a mensagem servirá de guia para direcionar essa emoção ao caminho certo. Tudo que escrevo tem objetivo, uma intenção. Acredito que uma letra, composição, sem intenção não conseguirá ter o efeito desejado.
Nesse caso, com o single “Queria Mais”, a minha intenção era passar tristeza, ansiedade, dor e sofrimento de uma forma leve e dançante. Não queria que essa composição se tornasse uma tragédia. Eu respeito e gosto de todos os tipos de música, de todas intensidades e todos sentimentos, procuro não me censurar quando desenvolvo ideias, mas para essa canção específica, busquei algo mais animado. Por isso, criei uma melodia fácil de cantar.
Um outro cuidado que tive, foi o de contar a história, que é pessoal, sem entregar tudo ao ouvinte. Apesar de não explicar detalhadamente o que ocorreu no final do relacionamento abordado na “Queria Mais”, a letra não ficou superficial. Eu acho isso fantástico. Resolvi explorar esse caminho, pois queria dar mais liberdade para quem estiver escutando criar a sua própria história. Nós, seres humanos, somos donos de um olhar único, sendo esse subjetivo. Então, por que não estimular as pessoas a criarem suas próprias histórias?

Música:

Compositor: Léo Soma em parceria com MangoLab
O processo de criação da “Queria Mais” foi muito interessante. Nesse projeto eu tive a sorte e a oportunidade de desenvolver minhas ideias com a equipe da MangoLab. Eu me preocupo muito em chegar no estúdio com um primeiro esboço da música pronto. Não tendo que começar tudo do zero, faz com que a intenção da música fique clara desde o início para o produtor musical e assim, o processo flui com maior naturalidade.  
Então, quando mostrei a primeira ideia da “Queria Mais” para o Bernardo Ibeas, produtor musical da MangoLab e seu irmão Daniel Ibeas, membro da dupla de DJs D-Groov, já havia os acordes, uma primeira ideia para a percussão e alguns elementos com forte influência estética do gênero musical lo-fi. Rapidamente, os dois conseguiram visualizar o caminho que aquela música deveria seguir. Eu trouxe o material bruto e a partir desse, a dupla Ibeas fez um trabalho incrível ao lapidar a escultura linda que é a “Queria Mais”. 
Às vezes eu escuto esse primeiro esboço e comparo-o com o que lançamos, e isso me emociona muito. Ver o que a composição era e o que ela se tornou é de arrepiar. Estou muito feliz com o resultado do trabalho e o melhor de tudo é que esse é apenas o início, outras ideias incríveis estão sendo desenvolvidas.

Vídeo:

A criação do videoclipe foi simplesmente incrível. Após a gravação, de quase 12 horas em apenas uma diária, demorou para cair a ficha que havíamos executado a ideia. Eu e a MangoLab planejamos e desenvolvemos os mínimos detalhes durante meses. Fizemos inúmeras reuniões para debater e alinhar as ideias, desde o desenvolvimento do roteiro, a conhecer a equipe, a fechar o conceito, me preparar para a atuação e, por fim, gravar o clipe com tudo indo conforme o planejado.
A coreografia, desenvolvida pelo Dinis Zanotto e pela Tamires Coutinho (membros da companhia de dança Dinamosfera), ficou deslumbrante. Eles conseguiram captar a intenção da “Queria Mais” e transformaram os movimentos de seus corpos em algo original e riquíssimo em expressão. Todos os sentimentos colocados nos acordes, na letra, nas melodias e na sonoridade da música foram explorados com muita delicadeza e certeza pelos coreógrafos.
Foi fácil trabalhar com a equipe montada pela MangoLab, pois todos estavam presentes de corpo e alma buscando alcançar o melhor resultado possível. Nós estávamos em harmonia, focados e acreditando fortemente no resultado. Se não tiver visto a beleza que o clipe está, assista pois vale muito a pena! 

2 comentários: