quarta-feira, 25 de julho de 2018

Conversas d'Ouvido com Shiron The Iron

Entrevista com Shiron the Iron, irreverente duo brasileiro composto por Shairon (voz, guitarra) e Flávio Freitas (bateria). Emergindo das agitadas águas do rock alternativo, punk, blues e psych, os Shiron the Iron lançaram recentemente o seu single de estreia "Ain't no Man or Woman to Take My Soul Down", revestido por uma estética vintage. Provenientes de Minas Gerais, chegam a Portugal pela mão do Ouvido Alternativo, para mais um lançamento das "Conversas d'Ouvido"...


Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Flávio Freitas (F): Ouvir e tocar música é tradição familiar. Todos meus avós tocavam, vários dos meus primos tocam, minhas irmãs tocam e meu pai era compositor de música erudita... música sempre esteve presente.

Shiron (S)Minha mãe me disse que quando eu ainda era bebê e ela precisava cuidar da casa, ela me deixava no berço com um rádio pra dormir. Sempre tive uma relação natural com música, mas claro que a grande faísca foi quando conheci o rock 'n roll, daí eu soube que era isso!

Como surgiu o nome Shiron The Iron?
S: Eu me chamo Shairon mesmo. Eu estava procurando um nome pro meu novo projeto e lembrei que tinha uma amiga que me deu esse apelido, ela me chamava de Shiron MY Iron, eu lembrei desse apelido e decidi usar, rima com meu nome, é sonoro e divertido.

A guitarra que surge no vosso videoclipe “Ain’t No Man Or Woman To Take My Soul Down”, foi construída de forma artesanal, Seasick Steve é uma inspiração?
S:É sim, foi muito libertador saber que não preciso de uma guitarra cara pra fazer o som que eu curto. Seasick Steve, Jack White, Son House me mostraram que é preciso muito pouco, desde que você seja coerente com sua proposta sonora.

Quais as vossas maiores influências musicais?
F: Black Sabbath, Beatles, Sepultura e Clube da Esquina.
SO punk rock e o blues.

Como gostas de descrever o vosso estilo musical?
Fhummm... Rock.

Conheces alguma coisa da música portuguesa?
FSim. Gosto muito do Moonspell até fui ao show em abril desse ano eu vi que eles tocaram no último disco uma música do Paralamas do Susseso “Lanterna Dos Afogados” ficou ÓTIMO! Tem o Xutos & Pontapés uma banda perfeita “Sémen, Sémen, Sémen - Semente dum corpo que sai – Do corpo da gente... “. Amália Rodrigues uma voz perfeita. Tem o Roberto Leal (risos)

Para além da música, têm mais alguma grande paixão?
SIlustração! Tem algumas lá no site theiron.co, curto muito fazer capas de discos de outras bandas.
F: Cerveja e futebol.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
FA vantagem é sempre conhecer pessoas interessantes e a desvantagem é dormir pouco.
SVantagem é ser tão terapêutico pra mim, me sinto bem em saber que quando eu morrer parte do meu som ainda vai estar ecoando por aí; desvantagem é que eu gasto muito dinheiro com instrumentos, gravações etc.

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
F: Vinil e CD mas hoje com o streaming temos a facilidade de levar toda uma coleção de discos no celular e isso facilita.

Qual o disco da vossa vida?
S: "Nevermind", Nirvana.
F: "Black Sabbath", Black Sabbath.

Qual o último disco que vos deixou maravilhados?
S: "Are you Satisfied?" Slaves
F: "Blackstar" – David Bowie

O que andam a ouvir de momento/Qual a vossa mais recente descoberta musical?
SSlaves que citei acima, King Gizzard & The Lizard Wizard, Daddy Long Legs são as que mais me impressionaram ultimamente.
FExpurgo, que banda foda… O show dos caras parece que você está no apocalipse.
Qual a situação mais embaraçosa que já vos aconteceu num concerto?
FNão lembrar como tocar a música.
S: Vontade de cagar.

Com que músico/banda gostariam de efectuar um dueto/parceria?
F: Paul McCartney... hahahahahahahahahahahahahaha!!!!
S: Daddy Long Legs eu já ficaria bem satisfeito.

Para quem gostariam de abrir um concerto?
Xutos & Pontapés aí em Portugal seria ótimo!

Em que palco (nacional ou internacional) gostariam um dia de actuar?
Na verdade queremos tocar para um público que se identifique com nossa música. E muito melhor tocar para 10 pessoas que participam do que para 1000 que não se envolvam.

Qual o melhor concerto a que já assistiram?
SIggy Pop and The Stooges.
FBlack Sabbath.

Que artista ou banda gostavam de ver ao vivo e ainda não tiveram oportunidade?
F: Melvins.
S: Smashing Pumpkins

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de terem nascido) em que gostariam de terem estado presentes?
SNirvana
FThe Beatles no Cavern Club.

Têm algum guilty pleasure musical?
SBlink 182, "Enema Of The State"
F: Bon Jovi, hahaha!

Projectos para o futuro?
Estamos procurando um booker pra uma pequena turnê européia.

Que pergunta gostariam que vos fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta?
Vocês fizeram ótimas perguntas…

Que música de outro artista, gostariam que tivesse sido composta por vocês?
S: "My Way", do Frank Sinatra. 

Que música gostariam que tocasse no vosso funeral?
F: Claro que "Electric Funeral".
S: "My Way" na voz do Elvis.

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Muito obrigado pela oportunidade de divulgar nosso som em Portugal.

Terminamos ao som do mais recente single "Ain't No Man Or Woman to Take My Soul Down", servido com um vídeo clipe revestido de uma estética anos 90.

1 comentário: