sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Conversas d'Ouvido com Sandford Music Factory

Entrevista com a banda galega Sandford Music Factory. Quarteto composto por Miguel Anxo (bateria), Lou (baixo), Fernán Varela (voz) e Xurxo (guitarra)Com mais de 14 anos percorrendo os trilhos do rock alternativo, editaram no final do ano passado o registo acústico "JOFRE", que coloca em retrospectiva a sua carreira. Directamente da Corunha para o Ouvido Alternativo, apresentamos os Sandford Music Factory em discurso directo...

Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
LOU (L): No meu caso, foi por um programa da TV espanhola dos anos 90, chamado “Esta noche cruzamos el Mississipi”. Este programa tinha como sintonia vários êxitos clássicos como “Born to be Wild” de Steppenwolf, “Smoke on the Water” de Deep Purple, “Thick as a Brick” de Jethro Tull, etc... Eu tinha uns 15 anos e aqueles temas me fascinaram completamente. Comprei os discos que saíram e assim começou a minha história de amor com o rock (risos)
XURXO (X): Na minha casa meios pais escutavam bastante música… recordo-me desde muito pequeno de ouvir Creedence Clearwater Revival, Cat Stevens, e grupos de folk galego como Milladoiro. Meu pai tocava guitarra e sempre me picou a curiosidade e com o passar dos anos fui-me aproximando ao rock, e com 15 anos comecei a descobrir as bandas da cena grunge que foram as que me ligaram definitivamente a querer tocar guitarra e criar um grupo.
MIGUEL ANXO (M): Quando era miúdo, por nada em particular. Eu adorava escutar música a qualquer hora do dia. Isso levou-me a ter curiosidade por tocar um instrumento e logo por criar uma banda, etc…

Como surgiu o nome Sandford Music Factory?
M: O nome surgiu porque queríamos ter um nome que ninguém pudesse imaginar. Porque com o primeiro nome (Sweet Oblivion Band) tivemos problemas de direitos autorais com outra banda espanhola e não queríamos que voltasse a acontecer, então... Nossa sala de ensaios fica na cidade galega de San Sadurniño numa oficina de mecânica que costumava vender carros da Ford naquela época. Nós começamos a misturar tudo e deixamos Sandford Music Factory. Eu acho que a ideia inicial, veio do pai do nosso guitarrista, Xurxo. Mas não me lembro exactamente… 
Sandford Music Factory - "JOFRE"
Em 2018, lançaram um disco em formato unplugged, como foi a experiência de transportar a vossa sonoridade mais rock para ambientes acústicos?
Nos nossos dois primeiros álbums, temos um tema acústico en cada um e é algo que sempre gostamos. Já tínhamos feito alguns mais temas mais acústicos, mas nunca tínhamos tido a ideia de traduzí-lo em disco. Surgiu a possibilidade de tocar num teatro de Ferrol, que tem uma incrível acústica e ao ouvir e ver o resultado, decidimo-nos editá-lo. O disco saiu em Dezembro de 2018.

Em pouco mais de 10 anos de carreira, já editaram álbuns aclamados pela crítica e pelo público, já venceram um concurso para bandas de rock na Corunha, etc, etc. Se recuarmos até 2005, alguma vez imaginaram isto?
A verdade é que não. Não é que tenhamos chegado ao público em geral, nem pouco mais ou menos. Nós nunca saímos do underground, mas que coloquem o nosso disco entre os melhores do ano em um site alemão e em muitas revistas espanholas/sites nunca o imaginaríamos. Ou que te vão entrevistar para revistas/estações de rádio que você passou a juventude lendo-as/escutando-as. Fazer mais de 100 concertos por Espanha e Portugal, tocando com bandas que você admirava em criança. Receber comentários dos seus discos do Canadá, EUA, Reino Unido, etc... elogiando seu bom trabalho. Há muitas mais coisas que você pode fazer em 15 anos, mas com pouco tempo que temos dedicado, estamos muito satisfeitos com o que conseguimos. E muito orgulhosos dos nossos 3 álbuns e um ep de estúdio e agora este unplugged.

Alguma vez pensaram que poderiam ser mais reconhecidos se tivessem nascido no Reino Unido ou nos Estados Unidos?
Ummm…sim, há muito mais mercado, e mais possibilidades de visualizações…o nosso estilo em Espanha não tem mercado nenhum.

Quais as vossas maiores influências musicais?
L: Tenho muitas influências pois gosto de muitos estilos: hard rock, grunge, funk, reggae... Como baixista, poderia nomear a John Paul Jones, Aston Barrett, Flea…
X: Como guitarrista, admiro muito a Kim Thayil, Alain Johannes, Robert DeLeo. Bandas ou artistas poderia nomear imensas, de diversos estilos de música.
M: Josh Freese, Bonham, Cameron, etc… tecnicamente estou a anos luz de conseguir aproximar-me deles.

Como gostam de descrever o vosso estilo musical?
LCom um batido entre o rock dos 70s e o grunge e alternativo dos 90s.
X: Uma remix de todas as etapas da história do rock
M: Que nos escutem no Spotify e assim já fazem uma ideia.

Conhecem alguma coisa da música portuguesa?
LGosto de “Kussondulola”, grupo reggae que escutava há anos. Infelizmente, não conheço muito mais da cena portuguesa.
X: Tenho álbuns de The Gift, Moonspell, Dead Combo e Mariza, lá por casa.
M: Sim!!! Zen, Mão Morta, Moonspell, etc... também tocamos no Barco Fest em Guimarães em 2012 onde tocaram Killimanjaro, Dead Combo, etc...

Para além da música, têm mais alguma grande paixão?
LO desporto. Gosto de diversos desportos. Pratico halterofilismo, gosto de Brazilian Jiu-Jitsu, surf e trekking…
X: A música ocupa todo o meu tempo de lazer. Muito vício.
M: Sci-fi e filmes de terror dos 70s.

Como preferem ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
LNos últimos tempos praticamente só escuto música em digital, maioritariamente no YouTube.
X: Continuo sendo utilizador do CD. 
M: Vinil e cd no carro. Ainda conservo k7s mas não tenho leitor.

Qual o disco da vossa vida?
L: Não posso eleger só um... O meu top, talvez seria o “Physical Graffiti” de Led Zeppelin, o “Blood Sugar Sex Magik” dos Red Hot Chili Peppers e o “Ten” dos Pearl Jam.
X: "Superunknown" SOUNDGARDEN
M: Cada semana eu diria um diferente, mas para dizer um ... "Paranoid" dos Black Sabbath. O cinema de terror foi a expressão cultural que mais cedo me chamou a atenção e escutar "Electric Funeral" com 12 anos pela primeira vez, é uma sensação que não poderia descrever, mudou a minha vida. Foi como juntar as duas coisas que mais gostava, numa só.

Qual o último disco que vos deixou maravilhados?
L: O “Torches in the Alley” do meu amigo Jamie Fifthring.
XO último de Windowpane.
M: O single "Ashes and Dust" dos Skyhooks.
Qual a vossa mais recente descoberta musical?
X: Ty Segall "Freedom's Goblin"
M: O primeiro de Royal Blood, pareceu-me muito fresco quando saiu…

Qual a situação mais embaraçosa que já vos aconteceu num concerto?
L: Não há muito tempo, rasgaram-se as calças entrepernas, enquanto estava a tocar... Menos mal que foi no derradeiro tema!
X: Perder os lentes enquanto tocava e não encontrá-las no palco… Necessito muito, porque não vejo nada bem sem elas.
M: Há muitos anos, um técnico de som, bêbado subiu ao palco para fazer coros na prova de som, imagina depois… também ajudamos a mover um palco de sítio, num festival. É verdade o que ouves, sim…e muitas mais coisas. Ter que tocar em acústico porque se foi a luz motivado a um temporal fortíssimo, e uma vez na sala não nos íamos embora, etc, etc…

Com que músico/banda gostariam de efectuar um dueto/parceria?
L: Há tantos que não poderia eleger só um
X: ALAIN Johannes
M: Trent Reznor

Qual o melhor concerto a que já assistiram?
L: Rage Against The Machine no Rock in Rio Madrid.
X: Nine Inch Nails, Paredes de Coura
M: Nine Inch Nails, no Paredes de Coura

Que artista ou banda gostavam de ver ao vivo e ainda não tiveram oportunidade?
L: Tool. Mas já vou solucionar o problema, pois vou vê-los em Junho em Madrid.
X: KING CRIMSON
M: BLACK SABBATH com Bill Ward claro, senão não são os Black Sabbath.

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de terem nascido) em que gostariam de terem estado presentes?
LWoodstock, Isle of Wight, Monterrey... E muitos outros também…
X: Qualquer um de Jimi Hendrix, ou de Led Zeppelin ou Black Sabbath nos 70
M: Pois os Sabbath ou Zeppelin… mas penso que se tenho que escolher um, gostaria muito de ter estado no concerto de NIN no Woodstock dos 90. Ou o concerto de The Cramps no hospital mental Napa State, isso sim, vê-lo do lado de fora, claro.

Têm algum guilty pleasure musical?
LNão sei se é um “guilty pleasure”, mas gosto muito do que faz o Bruno Mars  e também algumas coisas que a Miley Cyrus está fazendo recentemente, parece-me que estão bastante bem.
M: Gosto muito da música disco dos 70s… 

Projectos para o futuro?
X: Que a banda continue a funcionar, agora há filhos no meio da banda, o que dificulta a organização das agendas.
M: Manter a banda viva… 

Que pergunta gostariam que vos fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta?
Com que produtor gostariam de trabalhar em estúdio? Alain Johannes.

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
XDave Matthews - "Some Devil"
M: "Thirteenth Step" dos A Perfect Circle

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
X: "Present Tense" de Pearl Jam.
M: "My Way" de Frank Sinatra 

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Guardamos para o fim a música dos Sandford Music Factory e do álbum "JOFRE", disponível para escuta através das plataformas de streaming...

Sem comentários:

Enviar um comentário