sábado, 23 de março de 2019

Conversas d'Ouvido com CATE

Entrevista com CATE, diminutivo da cantora e compositora portuense Catarina. A sua sonoridade reveste-se de groove, r'n'b onde se vislumbram as suas raízes africanas. Entre as maiores influências encontramos uma mescla de ritmos que vão desde o blues ao hip-hop, passando pelo reggae. Fez parte da selecção do Festival Termómetro 2018 e este ano está inscrita no EDP Live Bands. 2019, assinala o ano de lançamento do seu mais recente single "More Life", que a transportou directamente a esta edição das "Conversas d'Ouvido"...

Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
CATE: A paixão pela música sempre existiu, cresceu comigo, desde que me lembro que estou em contacto com ela através do meu pai. A paixão por cantar vem também desde miúda, ia ouvindo e ia experimentando repetir o que ouvia. Estive em bandas de garagem, tocávamos no metro, fazia músicas nas ilhas de rádio da universidade, e a paixão continua a crescer. 

CATE é um alter-ego ou apenas o diminutivo de Catarina?
CATE é um diminutivo para Catarina. Não tenho propriamente um alter-ego no que toca a música, nem em palco. Sou eu própria e as minhas letras refletem a minha vida, as minhas experiências e de quem me rodeia.

Nasceste no Porto e actualmente vives em Lisboa, essa decisão esteve relacionada com a música?
Não, porque a mudança para Lisboa foi exigência do meu trabalho enquanto comissária de bordo, na aviação comercial.

Quais as tuas maiores influências musicais?
Tenho tantas, o meu pai era DJ e sempre nos mostrou música de vários géneros, podia ficar o dia todo a dizer nomes de músicos que me influenciam, desde o blues, nomes como Ray Charles, Billie Holliday, ao Hip Hop, 2Pac, Drake, Common, passando pelo R'n'B a H.E.R., Summer Walker, Beyoncé, Jhené Aiko, até ao reggae. Ouço um bocadinho de tudo e tudo me inspira e influencia desde que me toque de alguma forma.

Como gostas de descrever o teu estilo musical?
Não gosto muito de me inserir em categorias.

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Paixão não, mas tenho outros interesses, fotografia, edição de video, design, mas se já é difícil conciliar a música com o meu trabalho outras paixões seria sem dúvida um enorme desafio.
Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
Ainda não tenho uma vida de músico, porque acabei de começar e ainda concilio a música com o meu trabalho de assistente de bordo. Para ja tenho adorado a vida de músico, adoro dar concertos, apesar de ficar sempre nervosa, ter ensaios com os músicos, fazer música, etc. A única desvantagem que vejo na vida da música, é a parte da produção ser um grande investimento, tudo custa muito dinheiro no mundo da música e as vezes demora até conseguires ter um retorno do teu investimento.

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
VINIL! Sem dúvida, apesar de não ouvir só em vinil, sou viciada no Apple Music e no Tidal, assino os dois, mas sem dúvida que prefiro ouvir um bom cd de vinil numa boa aparelhagem.

Qual o disco da tua vida?
Tenho muitos. Mas sem duvida uma compilação que tenho em vinil do segundo álbum do Ray Charles.

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
Summer Walker - "CLEAR (EP)"

Qual a tua mais recente descoberta musical?
Uma miúda chamada Maggie Rogers, encontrei num vídeo de youtube numa Masterclass dada pelo Pharrell Williams.

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Esquecer-me da letra da música

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
Tenho tantas colaborações que gostava de fazer.
Nacionais: Slow J, Richie Campbell 
Internacionais: Drake 
Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
Onde me quiserem receber, todos os palcos são importantes e especiais para mim.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Beyoncé (todos os concertos), em termos de espetáculo e entretenimento foi o Masego no Super Bock em Stock de 2018.

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Tantas! Queria muito ver a H.E.R 

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Qualquer um do Bob Marley

Tens algum guilty pleasure musical?
Adoro TRAP music. Musica gangstar (risos), principalmente para ouvir no ginásio.

Projectos para o futuro?
Lancar um EP e dar concertos.

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta?
Qual é a minha comida preferida? Arroz de polvo com ovo estrelado.

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
Daniel Caesar - "Best Part"

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
Curtis Mayfield - "Move On Up"

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Obrigada eu :)

Antes de terminarmos, apresentamos o vídeo oficial do single "More Life"... 

Sem comentários:

Enviar um comentário