domingo, 21 de julho de 2019

Fala-me de Música com Flávia Ellen - "Desperta"

Hoje temos connosco a brasileira Flávia Ellen, para nos falar de música. Cantora e compositora, proveniente de Belo Horizonte, voz activa e proeminente, no papel das mulheres na indústria musical. "Desperta" é o seu mais recente single. Esta música, surgiu através de uma mescla de sentimentos, vivenciados durante a caminhada de auto-descoberta: desejo, coragem, medo e amor. A faixa, dá título ao último disco, composto por "10 canções, escritas nos últimos dez anos, com uma sonoridade que mistura pop, blues e mpb". Este álbum sucede ao EP de estreia editado em 2015. A seguir vamos conhecer e descobrir as bases que serviram de inspiração ao tema "Desperta"...


Letra 
AutoraFlávia Ellen
A letra dessa canção apareceu antes da música. Comecei a escrever "Desperta" por fragmentos. Eu estava em um momento muito incômodo, refletindo bastante sobre as opressões machistas e homofóbicas que sofri nos últimos anos. Escrevia palavras que me remetiam a uma prisão pela qual todos nós passamos até descobrir quem, de fato, somos. Essa mesma prisão que o mundo coloca quem não se encaixa nos padrões. "Desperta" fala sobre essa libertação, que veio pelo autoconhecimento. Escancarar os medos, romper correntes, encarar os sentimentos. Quando a gente se coloca nu à frente do espelho, consegue se ver melhor. E eu passei a me ver, como me retrato na letra. Juntei todas as palavras que faziam sentido pra esse momento, coloquei no papel e construí essa narrativa de libertação.

Música 
ComposiçãoFlávia Ellen / Produção musical: Richard Neves
Em meio a todo esse incômodo, meu ponto de tranquilidade é a música. Num belo dia, escutei "Feeling Good", na versão da Nina Simone. Pensei que precisava colocar música naquele rabisco que estava fazendo. A letra não estava pronta. Mas queria que ela provocasse um efeito semelhante ao que "Feeling Good" provoca em mim. Precisava ser forte, ser voraz, ser vivo. Eu pensei no blues e no rock imediatamente. Mas eu venho de um lugar muito mais delicado, leve. Acabei fazendo melodias que nunca fiz, pensando em uma colocação de voz que não era minha, e até cogitei chamar uma amiga compositora para fazer a música comigo. Mas acabou que eu mesma fiz tudo, descobri minhas "novas vozes" e enviei para o Richard. Foi a última música que entrou no disco. Disse a ele sobre a referência da Nina Simone. Ele fez um trabalho incrível com as guitarras e os sopros. Ficou surpreendente.

Vídeo
Realizado porMoviola Mídia Livre
O clipe de Desperta é exatamente o retrato da música. Quando expliquei para as mulheres do Moviola e para Lorena Zschaber (diretora de arte e figurinista) sobre a história e o processo da música, todas nós pensamos em bailarinos. Cada um deles representa os sentimentos mais presentes na música: medo, desejo, coragem e amor. Sobre a locação, elas já conheciam o local, que fica no interior de Minas Gerais, bem longe da capital onde vivo. Quando eu vi a foto do local, vi que era perfeito. Era um espaço incômodo, forte, que traz uma beleza que combina com a música. O roteiro foi todo construído na minha relação com os sentimentos. No primeiro momento, eu luto contra o meu medo e preciso de ajuda do desejo e da coragem para encontrar o amor próprio. É o retrato do meu processo de me descobrir mulher lésbica. E a partir do momento em que encontro esse amor, começo a notar uma harmonia entre todos os sentimentos. Passo a ter uma relação positiva com o medo, mas sempre sustentada pelos outros sentimentos. E quando isso ocorre, eu me torno a "água viva", a "loba de selvagem coração". Eu acho que é um retrato bonito do autoconhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário