Artista - JP Cavadas
Álbum - "Relaxe"
Crítica - 7/10 (sete em dez)
O cantor e compositor português João Paulo Cavadas, editou recentemente o seu segundo disco "Relaxe". Um registo singer-songwriter, onde alguns poemas são transportados do papel para a sonoridade através da musicalidade. Um registo surpreendente e delicioso que nos apaixona a cada palavra, a cada nota e a cada melodia. JP Cavadas é um nome que merece ser descoberto e "Relaxe" um disco que vale a pena ouvir, mas acima de tudo sentir.
Muito mais que um disco "Relaxe", é uma história de amor "As lágrimas não são salgadas, as lágrimas são amor também!" e de paixão "... se estiveres aqui comigo, o meu olhar se fundirá, o meu... no teu...". Como qualquer relação entre duas pessoas, há desejo "É preciso enrolar os teus braços nos meus e beijar bem devagar ao sabor do calor", e sonhos "voar para conseguir, amar olhar o mar, sentir o ar mudar e outra vez sonhar".
Felizmente, para a música e para a arte em geral, o amor é eterno enquanto dura e o fim pode chegar quando menos se espera: "Está na hora de acabar, há um adeus em cada gesto, em cada olhar, mas nós não temos coragem de falar."
Não é um disco perfeito, por momentos falta-lhe algum risco, a voz de JP Cavadas pede para ser levada a outros patamares e a musicalidade poderia sofrer mais variações, mas no fundo a perfeição é por si só desinteressante. Mais do que uma voz, JP Cavadas é um poeta de canções e nesse patamar, versos como "Gasto os dedos nas cordas da guitarra que me embala" e "Molho os meus lábios nele e provo o teu desejo", fazem-nos apaixonar por ele.
JP Cavadas apresenta-nos um disco transparente, sem grandes artefactos, melancólico e sonhador que nos faz olhar e ver a sua própria alma. Relevos de indie folk, com nuances de música tradicional portuguesa, é um álbum verdadeiro, um projecto totalmente independente, onde o destaque se centra na composição lírica e na delicada voz do músico proveniente de Cantanhede.
JP Cavadas convida-nos a colocar o álbum num leitor de CD, apagar as luzes, sentar, fechar os olhos e embarcarmos nesta história de amor. "Relaxe", serviu de mote, mas tivemos um problema, não quisemos regressar à realidade...
Ficamos agora ao som do disco "Relaxe"
A poesia merece o devido destaque, apresentamos agora a lista dos poemas que compõem este álbum, bem como os respectivos autores....
- Solar (António Canteiro)
- Abrigo e Ancoradouro (António Canteiro)
- Lágrimas (Fátima Negrão)
- Não vejo mais nada (JPCavadas)
- Agora (Rosa Maria Ribeiro)
- Enche o meu desejo (JPCavadas)
- Ondas e Pedras (Ademir Nascimento)
- Sonhar, outra vez (Ângela Gentil)
- Viagem ao mundo dos sonhos (Renato Cavadas)
- Cores (António Canteiro)
- Rebanho de sentidos (António Canteiro)
- Provar bem devagar (JPCavadas)
- Sofia (JPCavadas)
- Namoro (Duarte Henriques)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar