quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Conversas d'Ouvido com Fernandes

Entrevista com Fernandes, cantor, compositor e virtuoso guitarrista brasileiro, proveniente do Recife. Inserida no vasto quadro da MPB, a sua música reveste-se de uma certa poesia, influenciada por alguns nomes de proa do incontornável movimento artístico da tropicália. Em 2014 lançou o EP "Sem Eira, Nem Beira", 2018 é um ano de estreias, com a edição do debut "Bonanza" e a entrada no Ouvido Alternativo, para mais um lançamento das "Conversas d'Ouvido"...

Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Fernandes: Desde pequeno me relaciono com música. Foi espontâneo e instintivo.

Enquanto músico independente, que principais dificuldades, tens sentido em todo o processo?
Circular com o show e escoar o produto para outros públicos fora da minha cidade de origem. 

Segundo sabemos os teus dotes de guitarrista costumam ser elogiados, por vezes sentes que a guitarra é uma extensão do teu corpo?
Sem dúvida me expresso e comunico tocando. A guitarra é um instrumento de comunicação que me conecta comigo mesmo e com o meu ao redor. 
Fernandes - "Bonanza"
O teu disco de estreia “Bonanza”, conta com diversas colaborações (Jr Tostoi, Manuca Bandini, Eduardo Marinho, Neilton Carvalho, etc), gostas de abrir a tua música a outras influências?
Sempre estar aberto à troca é um dos pilares da versatilidade. Tento explorar isso em mim e no "Bonanza" também.

Queres apresentar-nos os músicos que te acompanham nesta aventura?
Os músicos que gravaram comigo no Bonanza são: José Martins na bateria, Karl Kingman no baixo e Diego Drão nos teclados. Um trio com sonoridade orgânica e contemporânea. É a base do álbum.

Quais as tuas maiores influências musicais?
Diversas. Tento absorver o que de melhor tem em cada trabalho e trazer pra minha vida e música. Como sou guitarrista tenho alguns destaques. Fernando Catatau, Jr Tostoi, Mateus Asato, Lúcio Maia e Lulu Santos.

Como gostas de descrever o teu estilo musical?
Groove Brazuca | Música Contemporânea Brasileira

Conheces alguma coisa da música portuguesa?
Conheço alguns grupos, acho que a música lusitana permeia muito bem entre o erudito e o pop. 

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Gosto de produzir documentários.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
A maior alegria é o caminho e o que é vivido durante a estrada.
A estrada é longa. O caminho é difícil.  

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Costumo ouvir pelo computador, em CDs e nas plataformas digitais no celular.

Qual o disco da tua vida?
Não tenho um específico.
Qual o último disco que te deixou maravilhado?
O disco homônimo da banda americana Bon Iver. 

Qual a tua mais recente descoberta musical?
A música do Norte do Pará do Brasil

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Quando era menor, a correia da minha guitarra caiu no meio da música. A guitarra caiu no chão e a banda parou o show. Hoje é engraçado. No dia não foi.

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
Prince. Quem sabe na próxima.

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
Os Festivais da minha cidade. Abril Pro rock.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Seu Jorge.

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Coldplay.

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
No show do Carlos Santana no Woodstock em 69

Tens algum guilty pleasure musical?
Banda Calypso.

Projectos para o futuro?
Gravação do DVD “Bonanza” Ao vivo.

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
Nenhuma, caso não seria uma música que eu gosto tanto.

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
Kansas - "Dust in the Wind"

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte no futuro.
Terminamos, como sempre com música e neste caso ao som de "Bonanza" disco de estreia de Fernandes, que se encontra disponível para escuta através do YouTube.

Sem comentários:

Enviar um comentário