quarta-feira, 15 de julho de 2015

Super Bock Super Rock 2015 -O Que Ver? O Ouvido Alternativo Organiza-lhe a Agenda


Começa amanhã a edição deste ano do Super Bock Super Rock, que este ano regressa a Lisboa, mais concretamente ao Parque das Nações. O cartaz impõe respeito, além dos nomes mais sonantes de Blur, Sting e Florence + The Machine, há muito mais para ver, para tentar aproveitar ao máximo a experiência musical, o ouvido alternativo organiza-lhe a agenda, tendo em conta os horários e os concertos imperdíveis.
Dia 16 de Julho

18:35 - Palco EDP - King Gizzard and The Lizard Wizard
Banda australiana de rock psicadélico, composta por sete membros, ao vivo são intensos e imprevisíveis, formados em 2010, já editaram seis discos todos através da própria editora independente "Flightless". Trazem consigo o mais recente álbum Quarters!


19:10 - Palco Super Bock - Milky Chance
Duo alemão de música folk, com influências do reggae e da electrónica, estreiam-se no nosso país e logo com direito a palco principal. Clemens Rehbein oferece a voz e a guitarra, ficando a electrónica a cargo do produtor Philipp Daush. Contam apenas com um disco editado, Sadnecessary, em 2013 e que os colocou definitivamente no mapa musical.


19:45 - Palco EDP - Perfume Genius
Mike Hadreas, cantor, compositor e perfomer americano de raízes gregas, regressa a Portugal após um concerto memorável na última edição do Vodafone Mexefest. Deverá ser um dos concertos mais memoráveis desta edição, em 2014 editou o terceiro disco de originais, Too Bright, reconhecido pelo público e pela crítica como um dos melhores do ano passado. A fantástica "Queen" não deve faltar.


20:25 - Palco Super Bock - The Vaccines
O indie rock vai voltar ao nosso país e prometem estremecer com a Meo Arena, a fórmula é fácil e eficaz, músicas curtas, sem rodeios que vão directas ao assunto. Depois do sucesso dos dois primeiros discos, regressaram este ano com English Graffiti, lançado em Maio último. Não hão-de faltar os êxitos "I Always Knew", "If You Wanna" e "Post Break-Up Sex", bem como o primeiro single do mais recente LP, "Handsome"


21:15 - Palco EDP - Little Dragon
Banda sueca muito apreciada pelo ouvido alternativo, que combina a soul, a dream pop, com toques de trip hop, sempre sob a base da electrónica. Com quase duas décadas de existência, ainda são incompreensivelmente desconhecidos da maioria, no entanto este concerto no SBSR, é mais uma grande oportunidade para aumentar a cultura e diversidade musical. Editaram no ano passado, Nabuma Rubberband, quarto disco de originais. Ao vivo não há-se faltar esta "Ritual Union", uma das suas músicas mais conhecidas.


21:50 - Palco Super Bock - Noel Galllagher's High Flying Birds
Projecto a solo de um dos irmãos Gallagher, (ex-Oasis), rock alternativo, que volta a colocar o nome de Noel na rota da boa música e que o levou a tocar novamente em alguns dos maiores palcos do mundo. Este ano editou a segundo disco, Chasing Yesterday, que entrou directamente para o top nas tabelas do Reino Unido. Os fãs portugueses podem esperar além das suas canções a solo, uma passagem por alguns dos temas mais emblemáticos dos Oasis.


22:45 - Palco EDP - SBTRKT
Projecto musical de Aaron Jerome, DJ e produtor inglês, que após um concerto auspicioso na edição do ano passado do Nos Alive, regressa a Lisboa, com a sua electrónica vibrante. Já remisturou temas de Radiohead e Underworld entre outros, ao vivo apresentar-se-á como sempre com a face tapada com uma máscara tribal, podemos assegurar que será um espectáculo com forte carga visual.


23:30 - Palco Super Bock - Sting
Ícone da música que dispensa apresentações, em 2012 tocou em Portugal, concerto inserido no EDP Cool Jazz e esgotou o estádio de Oeiras, agora regressa como cabeça de cartaz do primeiro dia do SBSR. O cantor e compositor inglês, membro fundador dos ex-Police, já conta com mais quarenta anos de carreira, a solo desde 1985, já editou inúmeros discos, último dos quais em 2013, The Last Ship. O concerto será um misto dos melhores momentos da sua carreira a solo com os êxitos incontornáveis dos The Police.


Dia 17 de Julho

16:25 - Palco EDP - Isaura
Artista portuguesa que funde a pop com a electrónica e que faz parte da categoria almost famous do ouvido alternativo. Chega ao SBSR, como um dos nomes que surgiu através da plataforma Tradiio. Editou recentemente pela Nos Discos o seu EP de estreia Serendipity. Novo talento nacional para descobrir no palco EDP.


17:25 - Palco EDP - Sinkane
Música africano, que combina, o funk, com o jazz e a pop. Actualmente tem contrato com a DFA Records, o que por si só diz-nos algo sobre o valor do artista. Já conta com cinco discos na sua discografia, o último dos quais em 2014, Mean Love. Irá concretiza animar as hostes logo no início do dia.


18:35 - Palco EDP - Benjamin Clementine
Um dos concertos mais aguardados pelo ouvido alternativo, este nome tem que fazer parte das melhores playlists, cantor, compositor e multi-instrumentista inglês. Benjamin Saint-Clementine apresenta-nos uma voz carregada de soul e transposta consigo tanta dor e sentimento que nos cativa à primeira audição. Mais que um músico, assume-se como um verdadeiro poeta. Este ano editou o seu debut, At Least For Now, que se assumirá como um dos grandes registos deste ano.


19:45 - Palco EDP - Kindness
Electrónica e pop que nos convida à dança, ao vivo acreditamos que tomará proporções de uma grande festa. Adam Bainbridge cantor e produtor inglês que ao vivo não evita um pezinho de dança, editou até à presente data dois LP's: World, You Need a Change of Mind (2012) e Otherness (2014).


20:20 - Palco Super Bock - The Drums
Indie rock, proveniente dos EUA que não se envergonha de ir beber à pop, ao vivo vai ser um festim. Já contam com três discos de originais, vão navegar pelos três discos, mas o mais recente Encyclopedia (2014), deverá ter lugar de destaque. No entanto é mais do que certo que vão por toda a gente a cantar: "Oh mamma i wanna go surfin'..."


21:15 - Palco EDP - Savages
Outro dos concertos mais aguardados pelo ouvido alternativo, quarteto feminino de rock com influências punk, ao vivo são eléctricas, energéticas e intensas, têm apenas um disco editado, Silence Youself, editado sob o selo da prestigiada editora independente Matador Records, e que foi unanimemente eleito como um dos grandes discos de 2013.


22:45 - Palco EDP - Bombay Bicycle CLub
Indie rock inglês, que disco após disco vem-se assumindo como uma referência na música inglesa, quatro LP's até ao presente, o último em 2014, So Long, See You Tomorrow. É difícil antever o que poderemos esperar, uma vez que este é um dos primeiros concertos desta digressão, mas não deve faltar esta belíssima "Luna".


23:30 - Palco Super Bock - dEUS
O SBSR, marca o regresso dos belgas dEUS ao nosso país, liderados pelo carismático Tom Barman, já contam com mais de duas décadas de carreira e é sempre um prazer vê-los ao vivo. Nesta tour será de aguardar uma nova face dos dEUS, em que irão apresentar alguns temas que habitualmente não são interpretados a vivo.


01:00 - Palco Super Bock - Blur
Será possivelmente o concerto mais aguardado desta edição do super bock super rock, o regresso do Blur é sempre motivo de regozijo. Após em 2013 terem actuado no Porto no Primavera Sound, regressam a Portugal para um grande concerto. A banda liderada por Damon Albarn, uma das mais influentes do movimento Britpop, traz desta feita consigo o estupendo novo álbum The Magic Whip, que sucedeu a um hiato de 12 anos. O concerto não deverá esquecer os clássicos tais como: "Girls and Boys", "Coffee and TV" e "Song 2".


18 de Julho

16:30 - Palco EDP - Captain Boy
Mais um novo talento nacional que adquiriu o direito a tocar no SBSR através da plataforma Tradiio. Projecto musical de Pedro Ribeiro, que nos convida com as suas melodias (voz e guitarra) a navegar no seu barco capitaneado pelo próprio.


17:30 - Palco EDP - Modernos
Projecto paralelo dos membros dos Capitão Fausto, a receita aqui é diferente, menos psicadelismo e mais pop/rock, têm EP homónimo editado recentemente e já rodam em algumas rádios, de certeza já ouviu esta "gingona" "24".


18:40 - Palco EDP - Márcia
Cantora e compositora portuguesa de voz doce e delicada, que após o sucesso de e Casulo, esteve no Brasil a gravar o mais recente disco de originais Quarto Crescente. Márcia vem-se assumindo como uma das vozes mais importantes da actual música nacional cantada em português.


19:50 - Palco EDP - Palma Violets
Banda inglesa de indige-rock, formados em em 2011 em Londres. A rádio BBC nomeou-os em 2012 como umas das bandas que deveríamos seguir com atenção em 2013, e na verdade não se enganaram, tendo editado nesse mesmo ano 180, o muito aguardado LP de estreia. Regressaram em Maio deste ano com Danger in The Club. Esta entusiasmante "Best of Friends", não deverá faltar no alinhamento.


21:20 - Palco EDP - Unknown Mortal Orchestra
Mesmo sem termos acesso a uma bola de cristal, e não conseguindo prever o futuro, apostamos de antemão que este será um dos melhores concertos da edição deste ano do SBSR. Banda americana/neozelandesa de indie rock com forte carga piscadela e que ao vivo assumem proporções épicas. Este concerto é mesmo imperdível, depois não digam que o ouvido alternativo não avisou. Editaram este ano Multi Love, terceiro disco de originais.


21:50 - Palco Super Bock - Crystal Fighters
A folk encontra a electrónica e assim nascem os Crystal Fighters, banda inglesa que contam com dois LP's na sua discografia Star of Love (2010) e Cave Rave (2013), ao vivo rezam as lendas que são uma das melhores bandas, são várias as fontes que afirmam o mesmo: The Guardian, Artrocker e Skiddle, não é possível estarem todas erradas, por isso este assume-se como um concerto muito especial e a não perder.


22:50 - Palco EDP - Banda do Mar
Banda luso-brasileira, que este ano assumiu Portugal como a sua segunda casa, tantos foram os concertos por terras lusas, no entanto se ainda não tiveram oportunidade de os ver ao vivo, esta é mais uma boa oportunidade. Mallu Magalhães, Marcelo Camelo e Fred Ferreiro, proporcionam ao vivo momentos bem-dispostos e descontraídos, será de esperar que além de músicas do disco homónimo possam ouvir temas de Mallu e de Marcelo.


23:30 - Palco Super Bock - FFS (Franz Ferdinand and Sparks)
Que bela surpresa esta junção inesperada, o indie rock dos escoceses Franz Ferdinand funde-se com o glam rock dos Sparks, mítica banda americana que surgiu na década de 70, juntos editaram um disco que recebeu críticas extremamente favoráveis, ao vivo será de esperar um concerto explosivo, onde não serão descoradas músicas dos próprios Sparks e Franz Ferdinand.


01:00 - Palco Super Bock - Florence+The Machine
Parece que não, mas já passaram cinco anos desde a primeira vez que vimos Florence and The Machine ao vivo, na Aula Magna, a rebentar pelas costuras, desde essa altura muito mudou e a sua música chegou ao grande público, hoje em dia encabeçam os maiores festivais por todo o mundo, recentemente substituíram os Foo Fighters e assumiram-se como cabeças de cartaz no mítico Glastonbury, e deram um concerto memorável. Será de esperar mais um grande concerto de Florence Welch e da sua "máquina", já contam com três discos de originais, o último dos quais lançado recentemente, How Big How Blue, How Beautiful, os êxitos não serão esquecidos devendo passar em revista toda a sua discografia.


O ouvido alternativo, infelizmente, não marcará presença e deseja a todos um excelente festival recheado de boa música.

Sem comentários:

Enviar um comentário