Falta pouco mais de uma semana para se iniciar um dos festivais mais aguardados deste ano em Portugal, pelo menos um dos mais aguardados pelo ouvido alternativo, como é óbvio falamos do Vodafone Paredes de Coura. Esta ano o festival decorre de 19 a 22 de Agosto e o cartaz impõe respeito e assume-se como um dos mais coerentes e entusiasmantes deste verão, do cartaz fazem parte artistas de renome como TV on The Radio, Slowdive, Tame Impala, The War on Drugs e Lykke Li bem como talentos emergentes da música alternativa, como Sylvan Esso, Natalie Prass e Temples. A música portuguesa não foi esquecida e estará bem representada com Gala Drop, Mirror People, peixe:avião, X-Wife, Holy Nothing e The Legendary Tigerman entre outros.
O cartaz no seu todo é imperdível, apesar disso o ouvido alternativo destaca quais o concertos que não pode mesmo perder.
Slowdive - mítica banda inglesa, uma das fundadoras do movimento shoegaze, motivo pelo qual será de esperar um concerto mais introspectivo do que energético. Fundados em 1989, editaram três LP's e separaram-se em 1995, reuniram-se quase duas décadas depois em 2014 e é neste contexto que regressam a Portugal, motivos mais que suficientes para não perderem esta oportunidade, que nunca se sabe se será a última, de os ver juntos e ao vivo. O concerto deverá ser em formato best-of, percorrendo toda a discografia da banda.
Blood Red Shoes - duo de rock alternativo ao estilo de The White Stripes, formado por Laura-Mary Carter (voz e guitarra) e Steven Ansell (voz e bateria). sem darmos por isso já contam com mais de uma década de existência, com quatro álbuns editados, último dos quais, em 2014, disco homónimo. Já actuaram diversas vezes no nosso país, inclusive neste mesmo festival em 2009, nós estivemos lá presentes e desde então não mais esquecemos este nome. Não devem faltar os singles orelhudos, como é o caso desta "antiguinha" I Wish I Was Someone Better.
Father John Misty - Joshua Tilman, cantor e compositor folk americano. Membro fundador dos já extintos Fleet Foxes, apesar de contar com mais de uma década de carreira, só em 2012 editou o seu primeiro álbum sob o pseudónimo Father John Misty. Este concerto, marca o seu regresso a Portugal e na bagagem traz o seu mais recente disco, I Love You, Honeybear, o ouvido alternativo assegura que é um dos melhores discos editados este ano, até à presente data. Podemos quase que assegurar que o concerto vai-se iniciar assim:
Tame Impala - banda australiana de rock psicadélico, regressa também ao nosso país, só que hoje em dia encontram-se nas bocas do mundo, graças ao magnífico último disco que editaram este ano, Currents, que até ao momento foi o melhor disco que ouvimos este ano. Formaram-se em 2007 e já contam com três grandes LP's gravados. Este será um dos concertos mais aguardados da edição deste ano do Vodafone Paredes de Coura e percorrerá toda a discografia da banda. "Let It Happen", não deverá faltar.
Charles Bradley and His Extraordinaires - cantor americano de soul/funk, apesar dos seus 66 anos, só muito tarde é que a sua carreira se iniciou, mais precisamente em 2011 é que editou o seu disco de estreia. Começou por actuar em bares como imitador de James Brown, no entanto ainda hoje se nota as influências de Brown na sua música. A sonoridade remete-nos para o funk e para a soul dos anos 60/70, ao vivo é impressionante e faz-se acompanhar por uma banda que como o nome indica é extraordinária.
The War On Drugs - banda americana de indie-rock com forte influência psicadélica. Regressam ao nosso país após um concerto memorável na edição do ano passado do Nos Alive. Três discos editados, no entanto o último dos quais elevou-os a um patamar mítico, falamos de Lost in The Dream. Não é por acaso que encabeçam um dos dias do Vodafone Paredes de Coura, ao vivo vamos com certeza ouvir esta "Under the Pressure", uma das melhores músicas de 2014.
Ratatat - duo americano de rock electrónico, apesar de serem desconhecidos para muitos no continente europeu, já contam com mais de uma década de actividade, incluindo cinco LP's, o último dos quais é bem recente, Magnifique, editado em Julho deste ano. Já fizerem "remixes" para artistas de renome como Björk e The Knife. O ouvido alternativo avisa que ao vivo são explosivos, mas caso duvidem podem tirar todas as dúvidas no dia 22 deste mês no palco principal de Paredes de Coura.
Natalie Prass - singer-songwriter americana, de voz doce e uma invulgar capacidade de escrita, este concerto marca a estreia absoluta no nosso país e traz consigo, o aclamado álbum homónimo de estreia editado este ano, será um dos nomes que vai dar muito que falar no futuro. Com apenas um disco, será de esperar que além das suas músicas sejamos presenteados com algumas cores ao estilo Natalie Prass.
Sylvan Esso - duo norte-americano de de indie-pop/electrónica, um dos projectos predilectos do ouvido alternativo, o disco homónimo de estreia editado em 2014, fez parte da nossa lista de melhores do ano. Mais uma estreia absoluta em Portugal, ao vivo prometem muita irreverência e com certeza irão convidar todos a dançar com eles. Ao vivo têm apresentado algumas canções novas, no entanto esta estupenda "Cofee", será ouvida em alto e bom som, junto ao Rio Coura.
Lykke Li - se só puder assistir a um só concerto este é o tal. Nome que dispensa apresentações, é um verdadeiro privilégio esta sua presença num festival de verão, uma vez que a cantora sueca afirmou que este ano não se apresentaria ao vivo em contexto de festivais, no entanto a única excepção europeia que abriu foi precisamente Paredes de Coura (também actuou no Coachella) e tal facto deveu-se unicamente à coerência dos nomes apresentados este ano e nisso estamos de acordo. Já conta com três magníficos discos gravados, o último dos quais no ano transato, I Never Learn. A ligação a Portugal é especial uma vez que na infância viveu cinco anos no nosso país, este regresso a um palco português será inesquecível. Será de esperar uma viagem pelos três LP's, entre tantas maravilhosas canções que compõem a sua discografia, deve ser difícil elaborar uma setlist, porém "No Rest For The Wicked" será uma das obrigatórias.
O ouvido alternativo deseja a todos aqueles que se vão deslocar à Praia Fluvial do Taboão, nas margens do rio Coura, um excelente festival, ao som de alguma da melhor música alternativa do momento.
Sem comentários:
Enviar um comentário