domingo, 19 de junho de 2016

Conversas d'Ouvido com Earth Drive


Os Earth Drive são os mais recentes convidados das "Conversas d'Ouvido", banda portuguesa de heavy rock com influências que vão desde o stoner ao rock psicadélico. Estivemos à conversa com o vocalista e guitarrista Hermano Marques, que nos confidenciou a sua admiração por nomes como Pink Floyd, Faith no More, Soundgarden e Portishead, entre outros. Descobrimos que o disco da sua vida pertence aos Tool, contudo podem ficar a conhecer muito melhor os Earth Drive, em mais uma edição de "conversas d'Ouvido"...

Ouvido AlternativoComo surgiu a paixão pela música?
Hermano Marques (Earth Drive): A paixão pela música sempre esteve cá. Talvez tenha tomado consciência da importância da mesma na minha vida quando passou a ter um papel cada vez mais central no período da adolescência. Foi de facto um elemento fundamental para o meu equilíbrio interno, para o sentimento de pertença também a algo maior devido à partilha da música com amigos e idas a concertos etc.

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Gosto pelo conhecimento, pela arte, pela viagem da vida, pelas pessoas.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
É a vantagem do sonho, da criatividade, da magia, da ilusão e da transcendência do amor. Quanto a mim são elementos fundamentais para uma vida de esperança e que te permite uma alienação do automatismo da vida quotidiana.  A desvantagem é mesmo estar sempre a sonhar e sobreviver com algumas dificuldades. Mas isso não interessa. Não seria eu.

Quais as tuas maiores influências musicais?
Pink Floyd, Black Sabbath, Faith no More, Metallica, Alice in Chains, Pearl Jam, Soundgarden, Massive Attack, Tricky, Portishead, Kyuss, Tool e A Perfect Circle, Deftones.

Como preferes ouvir música? CD, Vinil, K-7, Streaming, leitor mp3?
É sempre bom ter música em qualquer lugar e os mp3 no telefone são sem dúvida uma mais valia para que possamos ter música em qualquer lugar. No entanto creio que ouvir em Vinil é sem dúvida o melhor dos rituais e talvez o que te proporciona uma escuta mais profunda. Mas de qualquer maneira é sempre bom ter música por perto em qualquer formato.

O streaming está a “matar” ou a “salvar” a música?
Não há nada que mate a música.

Qual o disco da tua vida?
"Ænima" dos Tool.

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
Tive um feeling grande com um tema de Moon Curse  o  “Beneath the Waves” e gostei mesmo muito do resto do álbum mas não tenho sentido que algo me tenha mesmo deixado “Maravilhado”. Talvez mesmo só as Cosmic Gong Sessions.

O que andas a ouvir de momento/Qual a tua mais recente descoberta musical?
Ultimanente tenho ouvido  Hark no mp3 na viagem para o trabalho, tal como os New Keepers of the Water Tower, Papir, Moon Curse, Black Rainbows, Lunar Dunes, Deftones, Sumac, entre outros.
No entanto ando muito interessado em Healing Frequencies em 432Hz, binaural beats e cenas de Musica Terapia. Curto ondas tipo Robert Rich, que é mais uma cena meio drone ambiental. Nesse seguimento por vezes assusto-me um pouco quando já estou a ouvir cenas tipo Connect.Ohm ou Aes Dana que têm elementos muito interessantes mas que por vezes vão dar a trilhos sonoros que já não me identifico. Tenho feito também algumas sessões com a Cosmic Gong que me têm proporcionado algumas viagens cósmicas bem interessantes porque curto mesmo essas atmosferas sonoras e são de alguma forma a consequência dessas influências.

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Comprometer o som da banda devido a um estado de consciência alterado em Viseu.

Com que músico gostarias de efectuar um dueto/parceria?
Neste momento há tanta coisa para explorar entre nós  e tanto trabalho que temos mesmo sendo uma banda pequena que não me permito pensar  muito seriamente noutra coisa.

Para quem gostarias de abrir um concerto?
Tool.

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias de um dia actuar?
São tantos mesmo :) desde o Reverence Valada, Sonic Blast Moledo, Milhões de Festa, Paredes de Coura, Roadburn Festival, Os Desert Fests que existem na Europa outros festivais na onda Stoner que apresentam excelentes cartazes e salas mais pequenas em Portugal e na Europa que têm excelentes condições e óptimas programações como por exemplo o Cave45 no Porto ou Canecas em Paços de Ferreira, o Paradiso em Amesterdão, lol. Seria complexo nomear tanta cena boa que já existe felizmente em Portugal e no Estrangeiro.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Tool no Ozzfest no Restelo

Que artista ou banda mais gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Soundgarden, Melvins, Black Sabbath, Zen

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de terem nascido) que gostavas de ter estado presentes?
Cliché, mas talvez o WOODSTOCK

Qual o teu guilty pleasure musical?
Lol Maybe Madonna :P Admito que em alguns momentos íntimos já senti o seu efeito ahahah.

Projectos para o futuro?
Estou neste momento a gravar os temas para o próximo trabalho de Earth Drive e é nisso que estou concentrado.

Próximos concertos?
  • Na Figueira da Foz com ASTRODOME e GRANADA no dia 2 de Julho, 
  • Dia 21 no Sabotage com Sun Mammuth e Spectral Haze,
  • 10 de Setembro no Reverence Valada,
  • 30 de Setembro no RCA com Yossi Sassi
  • 1 Out no Hard Club também com Yossi Sassi
  • 8 de dezembro no Under the Doom festival no RCA
Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
Black Merda would be awesome.

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.

Os Earth Drive divulgaram recentemente um novo vídeo de uma versão de "Angel", original dos Massive Attack, extraído de Mezzanine. Esta versão surge das sessões de gravação de um novo trabalho que sucederá ao EP Planet Mantra, lançado no final de 2015 com o carimbo da editoras Racing Planet.

Sem comentários:

Enviar um comentário