sexta-feira, 3 de junho de 2016

Conversas d'Ouvido com Rosa de Vênus

Estivemos à conversa com Lucas Camilo fundador da banda brasileira de rock alternativo Rosa de Vênus, proveniente de Torres (Rio Grande do Sul). Mostrou-se influenciado pelo rock dos anos 90, no entanto actualmente ficou rendido à discografia a solo de John Frusciante. Se quiserem conhecer melhor os Rosa de Vênus, é só lerem a nova edição de Conversas d'Ouvido.

Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Lucas Camilo (Rosa de Vênus): Quando tinha em torno de 12 anos que me dei conta de que precisava da música. Cresci escutando muitas coisas, mas nessa idade lembro como se fosse hoje que escutei o CD do Nirvana, em uma época onde mesmo eu não compreendendo o mundo a minha volta , procurava a coragem necessária para gritar várias coisas que moravam dentro de mim, e encontrei no Nirvana que foi “uma porta de entrada”.

Como surgiu o nome Rosa de Vênus?
Quando a banda surgiu o enfoque era em minhas composições, então o nome de certa forma as representava, Rosa como símbolo representa o silêncio, já Vênus é o planeta do amor, e representa o lado feminino, então acabamos gostando da dissonância do nome e ficou.

Para além da música, tens outra grande paixão?
História, arte em geral, filosofia, amor, futebol, meu filho, minha mulher. Acho que falar sobre paixão é amplo e “metamórfico”, mas procuro sempre fazer o que sou apaixonado.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
A vantagem posso dizer pessoalmente para mim que é poder me expressar com a minha arte, poder dizer o que sinto com as músicas de certa forma me deixa realizado, as desvantagens são tantas que poderíamos escrever três dias, mas começamos com a falta de apoio à cultura no nosso país, que há pouco queria fechar seu ministério.

Quais as vossas maiores influências musicais?
Gosto muito do rock alternativo dos anos 90, mas as influências são mutáveis, não gosto de estar engessado em algo, também procuro sempre algo novo, alguma mudança.

Como preferes ouvir música? CD, Vinil, K-7, Streaming, leitor mp3?
Nasci na era do CD, não tive muito contato com o vinil, mas pela correria do dia a dia acabo escutando em um leitor mp3 ou streaming mesmo.

O streaming está a “matar” ou a “salvar” a música?
É o novo passo da música, quem quiser sobreviver com ela de agora em diante vai ter que sobreviver nestes meios, dizer que vai matar é mentira por que ele vai levar ela do seu jeito, mas o fato é que não se tem escolha quem quiser continuar vai ter que entrar no jogo.

Qual o disco da tua vida?
Difícil ein!, eu gosto de usar cada um para uma fase, cada disco representa alguma coisa para mim, o que eu usaria para minha vida seria os meus álbuns.

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
"Shadows Collide With People" do John Frusciante

O que andas a ouvir de momento/Qual a tua mais recente descoberta musical?
Procuro mas confesso que ultimamente muito pouca coisa me agrada, ando escutando mais Smashing Pumpkins, alguns álbuns novos deles, ou John Frusciante que tem me surpreendido muito em sua obra a solo.

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Esquecer a letra da minha própria música na primeira apresentação, isso foi ruim e engraçado, se eu não fosse insistente teria desistido. (risos)

Com que músico gostarias de efectuar um dueto/parceria?
Se pudesse escolher alguém morto, Kurt Cobain.

Para quem gostarias de abrir um concerto?
Pearl Jam ou Foo Fighters.

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
Se não soar muito clichê Rock in Rio.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Vale DVD? Ehehe. Se for um dos meus preferidos é o show do Nirvana MTV em 1993, ou o dos Silverchair "Across The Great Divide Tour"

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Pearl Jam, Foo Fighters e Smashing Pumpkins.

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostavam de ter estado presente?
Show do Nirvana MTV em 1993

Projectos para o futuro?
Lançar mais álbuns.

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
"Let It Die" - Foo Fighters

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.

Ficamos agora ao som do single "Grand Finale", extraído do EP La Petite Mort.

Sem comentários:

Enviar um comentário