quinta-feira, 5 de abril de 2018

Conversas d'Ouvido com Dory & The Big Fish

Entrevista com Dory & The Big Fish, banda que percorre os trilhos de um blues rock nocturno e sensual. A aventura iniciou-se em 2014 e é composta por San de Palma (voz), Sonia Cabrita (bateria), Luís Duarte (teclas), Eurico Silvestre (baixo), Telmo Dias (guitarra) e Sérgio Franco (guitarra). Após dois anos a pisarem palcos ibéricos, preparam-se este ano, para editar o disco de estreia "Love is a Piñata", antecipando esse lançamento fomos conhecê-los melhor em mais uma edição das "Conversas d'Ouvido", pela voz de San de Palma.


Como surgiu a paixão pela música?
Acho que foi essencialmente durante a adolescência, a trocar discos com os meus amigos e a ir ver alguns concertos. Estava longe de sonhar que um dia iria cantar.

Como surgiu o nome Dory & The Big Fish?
Andávamos à procura de um nome e recordo-me de ter trazido à conversa o universo do filme do Tim Burton, Big Fish, enquanto influência estética. Eu já tinha a alcunha de Dory, porque sou incrivelmente esquecida e despistada. Por brincadeira, fiz um trocadilho e juntei os dois nomes e os rapazes saltaram todos em uníssono: é isso! Dory & The Big Fish! Estavam todos convencidos. Todos, menos eu, que achei, honestamente, que estavam a brincar. Afinal não estavam, de todo. E estavam tão convencidos que acabaram por me convencer também. E assim ficou, Dory & The Big Fish.

Este ano vão editar o disco “Love is a Piñata”, já podem levantar um pouco o véu sobre o que podemos esperar?
Calor de dia, ao Sol escaldante, nevoeiro e frio à noite, ao luar; clubes, fumo, odor a álcool e tabaco retardado; histórias de amor falhadas, resquícios de blues e rock and roll, andamentos melancólicos, outros nem tanto; sussurros e conversas de almofada; a consciência do tic tac decrescente que tomamos depois dos trinta...

Como gostas de descrever o vosso estilo musical?
“blues driven melancholic tunes... Alguém escreveu isto um dia, não me recordo quem, mas é mais ou menos isso.

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
O meu filho, a minha família, os meus amigos, a praia, a prática desportiva. Todos são aspectos essenciais.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
Para um músico a meio tempo, como eu, que não paga as contas com a música, a vantagem é poder fazer o que quero e gosto quanto me dá na real gana, sem prazos nem pressões. A desvantagem é não ter tempo para dar vida a todas as ideias que surgem quando ainda estão a fervilhar.

Quais as tuas maiores influências musicais?
Nick Cave & The Bad Seeds, Lhasa de Sela, Elysian Fields, Johnny Cash, Janis Joplin, Led Zeppelin, The Doors, Chrysta Bell, Imelda May, Nancy Sinatra, Michael Kiwanuka, Shivaree, sei lá... são tantos... 

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Como prefiro, vinil, como ouço mais, streaming...

Qual o disco da vossa vida?
O meu, não sei, acho que, dos rapazes, "OK Computer", dos Radiohead.

Qual o último disco que te deixou maravilhada?
O último dos The National. Nem sequer tenho o nome de cor, mas tenho-me fartado de ouvir.

O que andas a ouvir de momento/Qual a tua mais recente descoberta musical?
Marlon Williams

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Uma vez na Fnac do Colombo, em promoção de disco, depois de algumas trocas de piropos, tive que largar um: "opá, cala-te!" a um atrevido na plateia.

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
Jim Morrison

Para quem gostarias de abrir um concerto?
Nick Cave & The Bad Seeds.

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
Coachella ou um clube enevoado em New Orleans ou em Paris. "Whatever" todo o palco me faz feliz, com dezenas ou centenas à frente, desde que lá estejam comigo.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Nick Cave & The Bad Seeds em Roma, em Novembro do ano passado. Estávamos quase todos, e acho que seria unânime. 

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Bryan Ferry.

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Jefferson Airplane, Janis Joplin ou Jimi Hendrix, todos no Woodstock.

Tens algum guilty pleasure musical?
Roberto Carlos.

Projectos para o futuro?
Dar a volta ao mundo com Dory & The Big Fish

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta.
A quem rejeitarias categoricamente um dueto? Aos Linda Martini. 

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
"True Love Will Find in the End", Daniel Johnston. Fez-nos chorar, a todos, quando vimos no Primavera Sound, há uns anitos.

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
"Ne Me Quitte Pas", Jaques Brel

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.

Terminamos ao som dos Dory & The Big Fish e do seu mais recente single "First Song", o primeiro avanço do futuro disco "Love is a Piñata".

Sem comentários:

Enviar um comentário