domingo, 5 de agosto de 2018

Conversas d'Ouvido com Leo Middea

Entrevista com cantor e compositor carioca, Leo Middea, actualmente a viver em Portugal. Entre as suas maiores influências encontramos os nomes de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Los Hermanos. Se recuarmos no tempo, apercebemo-nos que formou a primeira banda aos 14 anos, aventurou-se a solo aos 18 e nesse mesmo ano partiu para uma digressão pela Argentina, aos 21 deixou-se inspirar pela Índia e o "destino" trouxe-o até Lisboa. Na música portuguesa deixou-se conquistar por nomes como Márcia e António Variações. Nesta edição das "Conversas d'Ouvido", vamos conhecer um dos nomes mais interessantes, da nova MPB...

Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Leo Middea: A paixão pela música existe desde que eu era pequeno, porém não dava tanta atenção a isso. Por um momento esqueci o quanto gostava da música, só fui re-ativar essa chama aos 14 anos quando tive uma paixão por uma menina do colégio onde eu estudava no Rio de Janeiro.

Parece-nos que a tua vida tem sido algo precoce, aos 14 anos a primeira banda, aos 18 o início da carreira a solo, será que aos 25, vais ser cabeça de cartaz do Lollapalloza (risos)?
Olha, eu espero que sim! (risos) Na verdade sempre fui de seguir meu coração e minha intuição. Por isso, substituí a faculdade por uma turnê na Argentina aos 18 anos, após lançar o meu primeiro disco. Não sei se foi a melhor escolha que fiz, pois a arte tem essa dificuldade que todo mundo sabe. Independente se foi a melhor escolha ou não, essa decisão foi uma decisão verdadeira e não me arrependo de me ter entregue a mim mesmo tão cedo.

Segundo sabemos estiveste a viver em Lisboa, qual a origem dessa mudança?
Em março de 2016, aos 21 anos, eu fui à Índia. Em Bangalore, estive em um retiro de meditação e yoga. Dentro desse retiro e em uma das meditações eu tive uma espécie de visão sobre Portugal. Não entendia direito naquele momento, mas resolvi acreditar que havia algo em Portugal mesmo não sabendo o que estava acontecendo nesse país. Peguei minhas coisas e fui sozinho, sem conhecer ninguém e quando cheguei descobri que Portugal estava em alta, todo o mundo estava vindo para Lisboa e aí muitas coisas aconteceram e muito aprendizado chegou até mim.

O teu mais recente videoclipe “Valsa”, foi filmado em vários locais de Portugal, a que se deveu essa escolha?
O clipe foi feito pela minha namorada, que atualmente também está morando em Lisboa, e como fazia parte do conceito do clipe eu estar passando por diversos lugares, fomos de carro alguns dias antes aos arredores de Lisboa (Alentejo, Cascais e etc...) vimos os lugares que mais combinavam com o clipe e depois fomos lá já a filmar.

Quais as tuas maiores influências musicais?
Gilberto Gil, Caetano Veloso, Los Hermanos e a vida.

Como gostas de descrever o teu estilo musical?
Acho que o que eu faço soa como uma Nova MPB. Não sei se consigo me rotular a um estilo, eu apenas faço as canções e elas falam por si.

Conheces alguma coisa da música portuguesa?
A cadia dia estou conhecendo cada vez mais, atualmente o António Variações e a Márcia puxaram bastante a minha atenção.

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Gosto bastante de fotografia, cinema e teatro, porém não acho que eu tenha talento nessas áreas.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
A vantagem para mim é poder estar sempre conhecendo uma cidade nova, pessoas novas, passar sempre por uma nova experiência e escrevê-la em forma de canção. A desvantagem é a falta de dinheiro que ocorre principalmente quando se é um músico independente e a saudade que bate por cada lugar que se passa.

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Vinil e Streaming

Qual o disco da tua vida?
The Beatles - "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"
Qual o último disco que te deixou maravilhado?
Paulo Novaes – "Baú do Coração"

Qual a tua mais recente descoberta musical?
Natalia Lafourcade

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Esquecer boa parte da minha letra e o público começar a cantar no meu lugar. Foi bem especial e bonito, na verdade.

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
Paulo Novaes e Tainá Mota

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
Circo Voador, no Rio de Janeiro e em festivais como Lollapalooza 

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Caetano Veloso e Gilberto Gil juntos.

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Maria Bethânia

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Concerto dos Doces Bárbaros (grupo musical formado por Caetano, Gil, Bethânia e Gal Costa em 1976 e que fez uma tour nessa mesma época pelo Brasil)

Tens algum guilty pleasure musical?
Acho que não tenho um guilty pleasure propriamente. Gosto de todos os gêneros musicais e assumo todos (risos)

Projectos para o futuro?
Lançar novos clipes e novos projetos.

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta?
Qual o meu signo e a resposta é Touro

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
"Tigresa", do Caetano Veloso

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
Alguma música que traduza toda minha trajetória, como ainda não cheguei até ao fim, não sei dizer muito bem qual música seria. (risos)

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte no futuro.

Antes de terminarmos, apresentamos "Valsa", o mais recente videoclipe de Leo Middea, filmado em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário