sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Conversas d'Ouvido com Phyer

Entrevista com os Phyer, banda brasileira de stoner/rock alternativo, proveniente de Belo Horizonte. Trio composto pelos irmãos Guilherme Guimarães (voz, bateria) e Matheus Guimarães (guitarra), aos quais se junta o baixo de André Junior. Entre as maiores influências encontramos os conterrâneos Scalene, Supercombo e Far From Alaska, mas também nomes como Foo Fighters, Avenged Sevenfold e Jack White. Formaram-se este ano  e apresentaram-se ao mundo com o single "Heróis", chegou agora o momento de se exporem a Portugal nas "Conversas d'Ouvido"...

Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Matheus (M)Minha paixão pela música começou por volta dos 10 ou 12 anos com minhas viagens de férias na casa de primos nos quais me apresentaram bandas como Red Hot Chili Peppers, Slipknot, P.O.D. e System of a Down, a partir daí começei a me interessar por violão, que me levou tempos depois à guitarra e assim me fazendo descobrir a cada ano novas bandas e revelando novas paixões.
Guilherme (G)Quando Jovem gostava de batucar em qualquer parte da casa, logo após por influência de meu irmão Matheus que já tocava violão, resolvi fazer aula de bateria assim me apaixonando cada dia mais pela música.
André (A)Desde criança sonhava em ser músico igual ao meu avô.

Como surgiu o nome Phyer?
O nome Phyer surgiu de uma junção de ideias sobre o que e como gostaríamos de transmitir em nossas músicas, vieram vários nomes como Pier e até Cais dentre outros nomes tão diversos quanto a imaginação possa pensar. Porém o que se encaixou perfeitamente foi PHYER, uma soma de Pier (Local onde desembarcam varias embarcações, com elas chegando histórias, experiências e memórias) e o PHY é de uma referência ao escultor Phidias que usava sua proporção áurea ou número de ouro em suas esculturas.

Apesar dos Phyer se terem formado este ano, vocês têm algum passado ligado à música?
Na formação em que a Phyer se encontra atualmente, nunca havíamos tocado juntos antes, com exceção dos irmãos Guilherme Henrique e Matheus “Matt” Filipe que já tocaram em uma banda local juntos, Guilherme na Bateria e Matheus no Baixo, Já André “Dave” Junior, tinha tocado em algumas bandas covers locais a mais recente foi a Wings of Steel que encerrou seus trabalhos este ano.

Quais as vossas maiores influências musicais?
MInfluências são várias porém as que mais se destacam e me influenciam como músico são: Alter Bridge, Avenged Sevenfold, Circa Survive, Jack White, Scalene e Far From Alaska.
GAo passar dos anos construí diversas influências devido ao gosto muito diversificado pela música, porém o que mais tem me influenciado atualmente tem sido Scalene, Supercombo e Fresno.
ADave Grohl do Foo Fighters, por toda sua história e conquistas como músico.

Como gostam de descrever o vosso estilo musical?
Não pretendemos ter a ideia de estilo musical pré definido, nossa proposta é fazer música sem rótulos, porém se fosse para escolher algo que se encaixa melhor em nossas características seria uma mistura de Stoner Rock e Rock Alternativo.

Para além da música, têm mais alguma grande paixão?
MAlém da música existem hobbies, os quais tento manter sempre ativos como, games, corrida, animes e cinema.
GAlém da música gosto de jogar games online, jogar futebol e estudar teoria musical.
AComo todos, eu gosto de games e futebol.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
Como músicos a maior vantagem de se viver de música é conhecer novos lugares, colecionar histórias, conhecer novas pessoas, experimentar novos sabores, culturas dentre várias coisas que a vida de um músico possa proporcionar, a desvantagem é e sempre foi na maioria das vezes a dificuldade de se manter vivendo como músico, devido à falta de reconhecimento e oportunidades no meio artístico.

Como preferem ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
MAtualmente streaming, não por preferência, mas pela facilidade de acesso e a grandeza de possibilidades diferentes de se achar novos artistas.
G: Sem dúvida streaming pois existe uma variedade infinita de novos artistas que podem ser descobertos na palma da mão.
AGosto muito de vinil, mas atualmente tenho escutado muito MP3.

Qual o disco da vossa vida?
MSem dúvidas o álbum que marcou minha vida como músico e como pessoa foi,"City of Evil" (Avenged Sevenfold)
GO álbum da minha vida é "Amianto" (Supercombo) pela construção de suas músicas e por me inspirar a compor.
A: "Wasting Lightdo Foo Fighters e "All The Right Reasons" do Nickelback.

Qual o último disco que vos deixou maravilhados?
MUm álbum recém descoberto que me deixou fascinado pela forma como foi feito, do início ao fim foi "Boarding House Reach" (Jack White).
GUm álbum que descobri há alguns dias e me deixou maravilhado foi "Sea of Cowards" (The Dead Weather).
A: "Sonic Highways" do Foo Fighters me deixou dias e dias ouvindo só ele.
Qual a vossa mais recente descoberta musical?
MNos últimos meses tenho feito várias descobertas musicais porém uma indicação de um amigo me fez procurar saber sobre toda a discografia da banda mineira Elízia, que compôs "3AM"
GAtualmente, sem dúvida alguma eu falaria todos os singles da banda Roterdan.
AMinha mais recente descoberta musical foram, minhas próprias habilidades de trabalhar com música autoral.

Qual a situação mais embaraçosa que já vos aconteceu num concerto?
MQuando o efeito da pedaleira estava muito mais alto que os demais efeitos e deu um tremendo estrondo.
GEnquanto tocava bateria na minha última banda o banco da bateria se fechou sozinho e tive que tocar e equilibrar durante alguns severos minutos.
AQuase apanhar por flertar com uma garota que tinha namorado.

Com que músico/banda gostariam de efectuar um dueto/parceria?
MMauro Henrique (Oficina G3), Leo Ramos (Supercombo), Gustavo Bertoni (Scalene).
GLucas Silveira (Fresno), Mike Portnoy (Sons of Apollo), Matt Bellamy (Muse).
ASem dúvida seria Dave Grohl.

Em que palco (nacional ou internacional) gostariam um dia de actuar?
MLollapalooza, Rock in Rio, Download Festival, Noz Festival, Rock am Ring.
GRock in Rio Lisboa, Lollapalooza e Festival Circadélica.
A: Rock in Rio e Lollapalooza. 

Qual o melhor concerto a que já assistiram?
MSupercombo, Zimbra, Glória.
GSupercombo, Zimbra, Glória, foi sensacional e inesquecível.
AFoo Fighters em 2015. 

Que artista ou banda gostavam de ver ao vivo e ainda não tiveram oportunidade?
MSem dúvida Alter Bridge, Muse, Fresno.
GMetallica, A Day to Remember e Pierce the Veil.
AGuns n' Roses e Metallica.

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de terem nascido) em que gostariam de terem estado presentes?
MSe existisse uma forma de voltar no tempo a primeira parada sem dúvida seria o concerto de Jimi Hendrix no Woodstock Festival.
GSem dúvida seriam todos os shows do Woodstock Festival.
AEm qualquer show do Nirvana e Guns n' Roses em suas melhores fases além de Legião Urbana.

Têm algum guilty pleasure musical?
MEu tenho uma Playlist com algumas músicas bem antigas, muito antigas.
GNão que eu me lembre, porque realmente não escondo que escuto de tudo.
AEscutar Pablo do Arrocha e Aldair Playboy.

Projectos para o futuro?
Pretendemos lançar um EP até o final do ano que vem e gostaríamos de gravar alguns clipes até lá, alguns materiais para internet como vlogs e vídeo-aulas com nossas músicas.

Que pergunta gostariam que vos fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta.
MQual o maior sonho como músico? Poder fazer um álbum totalmente dedicado ao meu primo que tinha o sonho de viver da música.
GGostaria de ir para o Rock & Roll Hall of Fame? Claro que sim, quem não gostaria de ir?!
AGostaria de fazer uma Turnê por todos continentes? Sim, concerteza gostaria.

Que música de outro artista, gostariam que tivesse sido composta por vocês?
MMeu sonho era ter criado a "Buried Alive" do Avenged Sevenfold.
GQueria ser o compositor de "Surreal" da Scalene.
A: "Tempo Perdido" Legião Urbana.

Que música gostarias que tocasse no vosso funeral?
MMais uma vez "Buried Alive" do Avenged Sevenfold, por causa da letra.
G: "Sad But True" do Metallica, faria todo sentido e todos ficariam ainda mais emocionados.
A: "Walkdo Foo Fighters.

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.

Ficamos agora ao som de "Heróis", single de estreia dos Phyer.

Sem comentários:

Enviar um comentário