terça-feira, 21 de maio de 2019

Conversas d'Ouvido com Duarte Papel

Entrevista com o cantor e compositor nacional Duarte Papel. Proveniente de Coimbra, diz a sua biografia, que "aos cinco começou a tocar violoncelo, dois anos mais tarde entrou no Conservatório, tendo-o concluído passados nove anos. Aos 17 entre violoncelista profissional e um curso superior, optou pela segunda. Contudo entrou na universidade para ser radiologista e saiu de lá guitarrista, compositor e cantor." Nas linhas que seguem vamos conhecer melhor Duarte Papel, o músico, que no ano transacto editou o seu debut "A Teoria dos Corações Desapontados"...

Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Duarte Papel: Mais do que surgir, acho que nasceu comigo. Desde a primeira a primeira viagem de carro que fiz da maternidade até casa, até aos dias de hoje, a música sempre esteve presente, fosse na aparelhagem, na rádio, ou a ouvir o meu pai tocar, ou eu próprio a tocar (desde os 5 anos), não me lembro de nenhum momento da minha vida em que a música não tenha estado presente. Já a paixão pela composição e criação musical, essa surgiu mais tarde, durante os meus anos de faculdade, quando entrei na tuna e aprendi a tocar guitarra, que é dos melhores instrumentos para compôr e para acompanhar à voz.
Duarte Papel - "A Teoria dos Corações Desapontados"
No ano passado editaste o disco de estreia “A Teoria dos Corações Desapontados”, para quem ainda não ouviu o que podemos esperar?
Quem ouvir a "A Teoria do Corações Desapontados" vai ser surpeendido, pois trata-se de um álbum muito versátil. Neste CD podem-se encontrar diversos estilos musicais, com temas que têm desde o registo cantautorial, ao Hard Rock, ao RℰB, ao Dance Pop ou ao DrumℰBass.
Essencialmente quem ouvir este CD pode esperar ser surpreendido por cada música do álbum, pois ele não tem uma linha estética uniforme!
O que não significa que não haja elementos comuns entre os temas que permitem identificar claramente o intérprete, neste caso eu (risos).

Quais as tuas maiores influências musicais?
É uma pergunta ingrata, porque vou deixar tantas bandas tão importantes para mim e que me marcaram, mas isso dava um pequeno livro, portanto siga! Em primeiro lugar música clássica, que é a minha influência mais antiga e que é a minha principal inspiração para a criação de melodias.
Depois algum rock clássico, principalmente The Doors, no uso do modo dórico e Led Zeppelin, que me fez apaixonar pela guitarra. Nos 80s é Queen, all the way... Como é que eles conseguiram fazer tantos HITS inesquecíveis é um case study... Avançando um bocado, nos 90s sem dúvida Pearl Jam são a minha principal influência, pela intensidade incrível com que tocavam ao vivo e pela estética grunge na criação de harmonias!
Nesta linha incluo também "Alice in Chains" e "Stone Temple Pilots". Late 90s e early 2000s sem dúvida Foo Fighters, que são uma máquina de fazer hits Rock/Pop, sem dúvida uma grande inspiração!
Os inacreditáveis "Ornatos Violeta", que não têm 1 música que esteja abaixo de espetacular e quem considero serem a melhor banda portuguesa de sempre!
Pela presença na minha adolescência e pelas músicas absolutamente épicas, é óbvio que tenho que incluir Linkin Park, essencialmente o "Hybrid Theory" e o "Meteora".
Actualmente as minhas influências mudaram bastante, para uma vertente mais POP e cantautorial/guitarristica, nas quais incluo Miguel Araújo, Tori Kelly, John Mayer, Mateus Asato, Bruno Mars, Capitão Fausto e muitos outros.

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Claro! Adoro cozinhar e adoro Formula 1, pelo que sempre que tenho possibilidade, gosto de ir dar umas voltas num kart.

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Vinil, CD e Streaming, por esta ordem. Nunca usei muito leitor MP3… Talvez tenha usado mais k-7 do que leitor MP3 (risos)
Qual o disco da tua vida?
Até agora, "TEN", dos Pearl Jam.

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
"A Invenção do Dia Claro", dos Capitão Fausto ou "Bilo 3.0", do David Maxim Micic.

Qual a tua mais recente descoberta musical?
The Lemon Twigs

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Começar a tocar uma música sem colocar o transpositor na guitarra e o resto da banda entrar no tom certo e eu entrar 1 tom abaixo (risos) Se tivesse um buraco nessa altura, ainda lá estava hoje (risos)

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
No meu CD tive o privilégio de fazer um dueto com uma das melhoras cantoras portuguesas da atualidade, a Diana Piedade, na canção “Dummies”! Fora ela gostaria de fazer um dueto com o John Mayer ou a Gisela João.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Roger Watters - The Wall, no pavilhão atlântico. A encenação e a qualidade de interpretação foram uma coisa inacreditável!

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Português - Ornatos Violeta. Estrangeiro - Bruno Mars
Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Pearl Jam - Pinkpop 92, a energia e a garra que eles passaram nesse concerto é algo que arrepia só de ver os vídeos no youtube... só posso imaginar o que é que teria sido ao vivo...

Tens algum guilty pleasure musical?
Guilty Pleasure pressupõe que eu ache o artista/banda mau e que o ouça. Como não ouço música que considero má, não posso dizer que tenha um guilty pleasure musical.

Projectos para o futuro?
O mais recente é a gravação do Videoclip para o Single "Dá-me Lume Carolina". Planeio ainda começar a compôr o meu 2.º Álbum este verão e lançá-lo no início de 2020. Como não podia deixar de ser, pisar os palcos dos grandes festivais tugas é também um grande objectivo!

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta?
Pergunta"Achas que o actual estado da música generalista/mainstream ("Fast Food Music"), vai evoluir novamente para o formato de "álbum", ou vai manter-se no conforto do "Single a Single até ter 10 músicas?"
Resposta "Acho que não, é preciso uma mudança radical de hábitos de consumo, não só a nível da música, para que tal mudança possa acontecer... e não me parece que isso aconteça nas próximas duas ou três gerações."

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
"Somebody to Love", dos Queen.

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
"In Loving Memory", dos Alter Bridge ou "Just Breathe", dos Pearl Jam.

Sem comentários:

Enviar um comentário