terça-feira, 25 de junho de 2019

Fala-me de Música com Persona 77 - "robotika"

Hoje os Persona 77, chegam ao Ouvido Alternativo, para nos falarem de música. Quarteto de rock alternativo, proveniente do Montijo e composto por Daniel (voz, guitarra, teclas), Henrique (bateria, percussão e voz), Pedro (guitarra e teclas) e Filipe (baixo, voz e teclados). Em 2014, venceram o concurso nacional de banda de garagem da Festa do Avante, no ano seguinte editaram o Ep "Monomania". Este ano lançaram o novo single "robotika", o qual podemos desvendar, nas linhas que se seguem...

Música
Autor: Persona 77
A música nasceu num ensaio, graças ao riff de teclado. Rapidamente, em poucos minutos, o esqueleto principal nasceu e foi-se consolidando ao longo de vários outros ensaios. Habitualmente, demoramos algum tempo até conseguir terminar as nossas canções, mas esta foi das que mais rápido acabámos. A única dúvida surgiu-nos na parte do meio da canção, após o solo. Experimentámos várias soluções, até chegar a parte que ficou no single final, com os teclados a ganharem, de novo, protagonismo. A inclusão dos mesmos com esta proeminência foi também uma novidade para nós, usualmente o nosso material é muito mais baseado nas guitarras, mas gostamos de nos desafiar, explorar novas coisas e experimentar novas fórmulas. Cedo percebemos também o género de canção que tínhamos em mãos: uma canção direta, "catchy", focada na voz e nas melodias do teclado, complementadas por guitarras agressivas, que são um dos traços da nossa identidade. Um género de compromisso entre o nosso material mais pesado e um lado mais acessível e focado na voz. Ouvindo, hoje, a canção como um produto final, julgamos que conseguimos alcançar o objetivo.

Letra 
Autor: Daniel Vitorino
A letra, acima de tudo, remete para a ficção científica e além disso, refere figuras "míticas" como a Branca de Neve e o Conde Drácula ("O Conde Drácula a adormecer/A Branca de Neve tem que entender/Que cada anão tem que oferecer/O seu corpo ao anoitecer").
Além dessas referências, a tecnologia e os seus potenciais perigos (ou até benefícios) é um dos temas que está presente na letra, daí o universo dos robots e máquinas serem mencionados também, com uma conotação religiosa ("Robótica religião"), o que dá à própria letra uma ambiência algo esotérica.
No entanto, o ouvinte está livre para projectar as suas próprias ideias e interpretações nas palavras da canção. Procuramos, acima de tudo, alimentar a imaginação de cada pessoa que ouve as nossas letras, dado que o processo criativo por trás delas é de cunho livre e "solto".

Vídeo
Realizado por: MLN Studios/Persona 77
O conceito do vídeo surgiu muito ligado à frase "robótica religião, tecnológica fusão". O vídeo foi literalmente um produto da letra, pelo que nos permitiu uma harmonização muito grande entre a sonoridade, letra e vídeo. Quase como se a canção necessitasse do vídeo para ser verdadeiramente entendida e vice versa. Depois do conceito inicial ter surgido, tivemos um conjunto enorme de ideias, unidas pelo tema, mas algo díspares entre si, pelo que o verdadeiro desafio foi criar um vídeo coerente e com uma mensagem mais clara, estando tudo evidentemente aberto à interpretação. Foi igualmente o nosso vídeo com mais margem para improvisarmos e criarmos "on the spot", algo que nos estimulou bastante durante as filmagens. Deixamos também aqui um grande abraço aos MLN Studios pela realização e edição do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário