sábado, 27 de julho de 2019

Fala-me de Música com Luciane Dom - "Some"


A cantora e compositora carioca, Luciane Dom, é um dos nomes emergentes da nova música brasileira, tendo no ano transacto lançado o disco de estreia "Liberte esse Banzo". Recentemente divulgou o seu novo single "Some", um tema que aborda os relacionamentos e os seus contornos por vezes abusivos, ultrapassando os limites da liberdade individual. Vagueando entre o rℰb e o new jazz, com um toque de reggae. Uma música intensa cujo vídeo foi gravado na ruas de Nova Iorque e chega agora a Portugal, em mais uma edição de "Fala-me de Música", onde podemos desvendar as inspirações e o processo que esteve na sua génese.


Letra
"Some" foi uma música criada a partir de uma conversa informal com meu manager e baterista, Davidson Ilarindo. Falávamos sobre relacionamentos, e principalmente quando os relacionamentos se tornam abusivos, passando dos limites da liberdade individual de se fazer o que quer. Essa música é sobre todo esse jogo emocional, e também desse momento em que entendemos o que nos faz mal e dizemos um basta a isso, afinal, somos livres para estar ou não, com as pessoas ao nosso redor, e que além de escolha individual é necessário respeito acima de tudo. A partir de uma frase fizemos toda a letra e o conceito. Foi a primeira vez que dividimos uma música apesar dos anos de trabalho juntos.

Música

Poucas semanas depois que escrevemos esse som, eu e Davidson Ilarindo estavámos assistindo um show no Circo Voador (Rio de Janeiro), e notei uma pessoa acenando com a mão para mim. Era o Szabi Bognar (Àbáse) de Budapeste, que veio se apresentar falando que havia escutado meu disco e ele queria trabalhar comigo. Nesse dia acabamos trocando muita ideia, estávamos em um grupo de pessoas no qual Jesuton e Larissa Luz estavam também. Não pensamos muito e já marcamos uma sessão pra gravar "Some", junto do Rodrigo Ferreira. Foi muito interessante o encontro porque a partir dele produzimos esta música, e a partir dela estamos planejando nossa primeira turnê pela Europa, além de ir a Budapeste para produzir outras músicas e participar de alguns festival de World Music com minha banda completa.

Vídeo

Quem me conhece sabe que gosto de mega produções (risos), gosto de muita gente no elenco, equipe grande e tudo mais, e nesse clipe foi a primeira vez que tive que trabalhar com poucas pessoas, pela dificuldade de estar em outro país e ainda conhecer poucas pessoas e pensar em logística também. Alexandre Maciel, amigo de muito tempo e diretor deste clipe, estava morando há alguns anos em nova York, e quando fiz minha primeira turnê internacional, marcamos de nos encontrar para gravar um clipe pois ia passar por NYC. Eu estava fazendo mais de 6 cidades nos Estados Unidos, e isso só seria possível no final da turnê. Assim que a turnê acabou, nos encontramos, ouvimos algumas vezes a música e logo, criamos o roteiro. Seria só eu e ele na equipe, mas acabamos readaptando o roteiro e chamamos a London, a criança linda do clipe, sua mãe, Nadia, Jason e o Luss, cantor e rapper de Nova York, que também estava nessa minha primeira turnê e me conectou a estas pessoas. Foi uma produção super gostosa de fazer, e muito difícil pois eu e Alexandre dividimos algumas funções, como roteiro e produção, para que tudo corresse bem. A gente faz arte como pode, da forma que dá! 

Sem comentários:

Enviar um comentário