quinta-feira, 23 de março de 2017

Conversas d'Ouvido com Mayam

O cantor e compositor carioca Mayam, lançou no ano passado o aclamado segundo disco, 8, que figurou em algumas listas de melhores do ano. Esse disco conta com a colaboração especial de Maria Gadú. Mayam é um dos mais promissores novos talentos da música brasileira e podem conhecê-lo melhor nesta edição das "Conversas d'Ouvido"... 


Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Mayam: Primeiramente, é um prazer estar no Ouvido Alternativo e obrigado pelo espaço.
Surgiu lá na infância, creio que aos 4 anos, quando algo me despertou e me vi pedindo de presente para meu pai logo depois um CD do Raul Seixas. Me via ouvindo e descobrindo as harmonias ali...

Como gostas de descrever o teu estilo musical?
Acho que essa é a pergunta mais difícil daqui (risos)! Mas indiscutivelmente pop, com influências bem presentes de blues na minha maneira de compôr e executar as guitarras, influências de rock nas linhas de bateria e até mesmo eletrônico nos teclados.

Estavas à espera do reconhecimento que o álbum “8” alcançou?
Um passo de cada vez, tenho recebido notícias de que as músicas estão chegando a lugares diferentes e para pessoas diferentes. Isso é o objetivo inicial, ao meu ver, que todo compositor tem ao lançar um disco, um livro, ou seja qual for o formato de composição; ver sua mensagem chegar às pessoas. Ver cada dia, seja o número de ouvintes nas plataformas, seja o número de plays no YouTube ou qualquer feedback novo do trabalho, é uma felicidade gigante! Muito do que está acontecendo eu não esperava.

Para além da música, t que tocasse no vossomavamstiram que tocasse no teusosavas ariasens mais alguma grande paixão?
Sim! Natureza, aviação e aeromodelos.

Cantar, compor ou produzir, qual aquela que te dá mais prazer?
Compôr é doloroso às vezes, rola uma cobrança interna muito grande, mas o resultado final sem dúvida é o mais recompensador... acho que o que mais gosto é compôr.

Como foi colaborar com a Maria Gadú?
Trabalhar com a Maria sempre agrega muita coisa nova e incrível à vida. Ela é genial, talentosa e exigente. Isso nos força a dar o melhor, e o resultado disso é o aprimoramento, o crescimento... 

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
Ao meu ver, a maior vantagem é poder encarar como trabalho algo que é tão natural e essencial na vida de quase todo mundo, a música. 
A desvantagem, também ao meu ver, é ser músico e estar vivendo nessa era tão descartável do mercado.

Quais as tuas maiores influências musicais?
Como compositor, o pop em geral. De Daft Punk a Phoenix, passando por John Mayer e Zero 7. Como instrumentista, hoje em dia mais o blues. Sem dúvida Stevie Ray Vaughan no topo da lista!

Como preferes ouvir música? CD, Vinil, K-7, Streaming, leitor mp3?
Com qualidade! Acho que me rendi ao streaming pela mobilidade, mas é essencial que seja de qualidade. Se for aquele MP3 ruim todo convertido eu prefiro nem ouvir e não desrespeitar a canção!

O streaming está a “matar” ou a “salvar” a música?
A salvar! Cada vez mais estamos vendo o cuidado no assunto das devidas arrecadações de direitos autorais, mais empresas sérias no mercado dispostas a trabalhar direito. Acho que aos poucos, tudo está se ajeitando. A mudança às vezes é dolorosa, mas nesse caso acho que está sendo para melhor.

Qual o disco da tua vida?
O disco "Personalidade", do Raul Seixas, pelo que representou para mim na descoberta da música ainda na infância.

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
O último que lembro de ter ouvido encantado com várias faixas foi o Random Access Memories - Daft Punk

O que andas a ouvir de momento/Qual a tua mais recente descoberta musical?
O disco de lançamento da banda "Manganas Garden"

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Ficar na correria, sem comer, organizando tudo para o espetáculo e na hora H, em cima do palco, a pressão baixar e quase desmaiar (risos)! Mas não aconteceu, fluiu tudo certo e ninguém percebeu…

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
Nossa! Qualquer um do mundo? Acho que ficaria legal uma canção junto com a Sia...

Para quem gostarias de abrir um concerto?
Para Coldplay! Imagina aquele público gigante e fiel ali, na sua frente?

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
No Rock in Rio e no Madison Square Garden!

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Falando da parte técnica, o de Kings of Leon no SWU. Que som IMPECÁVEL. Falando de emoção, acho que Jamiroquai, Phoenix e John Mayer.

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Tame Impala.

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Do Steve Ray Vaughan.

Qual o teu guilty pleasure musical?
(Risos!) Na época que comecei a tocar baixo, ouvia uns pagodes para aprender as linhas.

Projectos para o futuro?
Sim! Vou lançar um "ao vivo" com todo meu repertório que toco nos shows. E além disso estou na parte burocrática para em breve fazer uma turnê nacional com o disco "Oito". Além disso, tenho projetos de ampliação do meu estúdio e editora, a Montanha. 

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta.
Nossa, difícil essa... não tenho ideia!

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
Nunca pensei nisso, juro. Numa próxima prometo estar ensaiado pra essa!

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Muito obrigado! Prazer imenso responder e espero estar com o show em Portugal em breve!

Apresentamos agora o single "De Nós Dois", com a colaboração de Maria Gadú

Sem comentários:

Enviar um comentário