terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Conversas d'Ouvido com Los Volks

Entrevista com os Los Volks, pela voz do guitarrista e vocalista Pablo Mello. O quinteto brasileiro é composto ainda por Carolyn Areias (voz), Vinícius de Souza (voz, guitarra), Isabella Araújo (baixo) e Vinícius Santos (bateria). Formados em 2014, a sua sonoridade é fortemente influenciada pela música brasileira, tais como: Caetano Veloso, Novos Baianos e Rita Lee, mas também por nomes como Radiohead e Midlake. Recentemente lançaram o single, "Guarde Suas Joias", com a participação especial das Vespas Mandarinas. No futuro planeiam a edição do debut, por enquanto no presente estreiam-se no Ouvido Alternativo, para mais uma "Conversas d'Ouvido"...

Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Pablo Mello: Foi instintivo e natural na vida de cada um dos integrantes. No meu caso, por exemplo, ocorreu ainda na infância quando escutava algumas faixas no computador antigo do meu pai.

Como surgiu o nome Los Volks?
O nome surgiu numa brincadeira. Inicialmente seria Los Folks, no entanto, acabou por tornar-se Los Volks porque já existira um grupo com o nome anterior.

Actualmente, encontram-se a trabalhar no vosso disco de estreia, o que é já podem desvendar?
O disco terá um total de sete canções, sendo todas com suas respectivas letras em português. Estamos ansiosos para o lançamento.

No vosso mais recente single, colaboraram com os Vespas Mandarinas, como foi a experiência?
Foi incrível e único. Gravar com as Vespas foi uma das experiências mais incríveis que já tivemos.
Los Volks - "Guarde Suas Joias"
Quais as vossas maiores influências musicais?
A Los Volks se inspira em nomes brasileiros como Novos Baianos, Caetano Veloso, Rita Lee, A Banda Mais Bonita da Cidade, Vanguart, Titãs, entre outros. Porém, também gostamos de bandas estrangeiras como REM, Oasis, Radiohead e Midlake.

Como gostas de descrever o vosso estilo musical?
Gostamos de deixar que o público defina-o por si só. Mas entendemos que tocamos algo entre a MPB (Música Popular Brasileira), o Pop/Rock e o Rock Alternativo. 

Conheces alguma coisa da música portuguesa?
Somente o grupo Xutos ℰ Pontapés, que se apresentaram com os Titãs no Rock In Rio Lisboa de 2012. Eles têm uma sonoridade interessante. 

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Escrever é sempre fascinante pra mim. Seja um texto jornalístico ou uma poesia (que posteriormente até pode tornar-se música e geralmente vira isto mesmo). Mas também gosto de filmes, seriados e praia.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
A instabilidade que o mercado contemporâneo impõe para todo e qualquer artista independente é a principal desvantagem para nós. É difícil conseguir obter um status que permita que uma banda e seus respectivos integrantes vivam apenas deste afazer. Temos contas e despesas particulares que nos impõem a necessidade de uma outra ocupação paralela, pelo menos neste momento. Já com relação à maior vantagem, esta sempre será relacionada ao quanto podemos mudar - de modo positivo - o cotidiano de quem nos escuta.

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Nada se assemelha à experiência de escutar um disco em vinil. Trata-se de uma sensação maravilhosa. No entanto, tenho a tendência a ser levado pela praticidade atualmente. Com isso, prefiro escutar minhas canções e discos favoritos via algumas plataformas de streaming.

Qual o disco da tua vida?
É difícil escolher um único disco, mas acredito que este seria o "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band" (1967), dos Beatles. 

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
Foi o álbum "The Trials Of Van Occupanther" (2008), do grupo Midlake. Me identifiquei muito com as melodias da banda. 

Qual a tua mais recente descoberta musical?
A faixa "Nightmares", do Easy Life. Me impressionei com a forma pela qual a banda mistura elementos de uma espécie de jazz com pop/rock e rap. 

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Isto ocorreu quando estourei uma das cordas da minha guitarra e peguei outra emprestada com um músico de outra banda. Porém, consegui o feito de também estourar duas cordas do instrumento do rapaz. Essa situação foi complicada.
Com que músico/banda gostariam de efectuar um dueto/parceria?
Gostaríamos de convidar Dani Vellocet, YMA ou Samuel Rosa (vocalista do Skank) para uma parceria em algum momento. Quem sabe isso não ocorre em breve?

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Defitivamente, foi a apresentação do Arcade Fire em São Paulo – em Dezembro de 2017. Foi um dos momentos mais emocionantes e impactantes da minha vida. 

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
São vários e vários. Mas posso citar, especialmente, Titãs, Novos Baianos, Courtney Barnett, Arctic Monkeys e Peach Pit. 

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Sempre penso no Festival Woodstock, 1969, quando me vejo em frente de perguntas como estas. No entanto, também gostaria muito de ter assistido o show do Led Zeppelin em Earls Court no ano de 1975.

Tens algum guilty pleasure musical?
Não, nenhum me vem à mente agora. 

Projectos para o futuro?
O nosso principal foco é lançar o disco de estreia e trabalhar para que o mesmo alcance o maior número de pessoas possível.

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta?
Quais são as suas bandas favoritas da região onde vive? E a resposta seria Atlante, Zimbra e Vibehouse.

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
Eu gostaria de ter escrito a canção "Epitáfio", dos Titãs. A música é uma composição de Sérgio Brito, um dos artistas que mais admiro até hoje.

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
Titãs – "Enquanto Houver Sol". Escolho esta canção porque a mesma me traz uma sensação de contínua esperança e felicidade. Me sinto acolhido e gostaria que as pessoas que estivessem neste local, um funeral, no caso, sentissem o mesmo.

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Agradecemos pelo convite!

Terminamos precisamente ao som do single. "Guarde Suas Joias", que conta com a participação especial das Vespas Mandarinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário