sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Conversas d'Ouvido com Ana Stilwell

Entrevista com a multi-facetada cantora, compositora e escritora Ana Stilwell. A sua sonoridade convida-nos para uma viagem, ao som da folk, com raízes country. Recentemente editou o álbum "Life Trip", que originou uma digressão por Portugal numa autocaravana, com o marido e quatro filhos, mesmo assim encontrou tempo, para responder à nossa curiosidade, em mais um lançamento das "Conversas d'Ouvido"...

Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Ana Stilwell: O meu pai toca piano muito bem e desde que me lembro que o meu ritual de ir para a cama era cantar standards e bossa nova com ele ao piano antes de ir dormir. Acho que veio daí! 
Ana Stilwell - "Life Trip"
Editaste recentemente o disco “Life Trip”, para quem ainda não ouviu o que podemos esperar?
10 temas – 3 dos quais em português – com uma sonoridade folk, country onde as letras contam histórias que refletem a minha Life Trip e que – espero – as pessoas possam sentir como parte das suas aventuras também. 

Queres apresentar-nos a Zeta?
A Zeta é uma maravilhosa autocaravana antiga de 6 lugares que tivemos a sorte de alugar numas férias em família. Os donos dela, a Rita e o Zé Gordinho têm uma energia muito especial que passou para a Zeta e que passou para nós!

Uma digressão numa caravana com o marido e quatro filhos. Quais destas opções está correcta?
a) perdi o juízo (risos).
b) gosto de aventura.
c) a maternidade não é um impedimento, é uma força extra para a minha carreira?
Todas as anteriores!!

Quais as tuas maiores influências musicais?
O meu marido diz que eu tenho as playlist mais esquizofrénicas porque ora dá um standard de jazz, um blast from the past tipo Britney Spears (com o qual eu vibro porque me faz lembrar AQUELA festa, ou AQUELE amigo!, como estou a ouvir os musicais da Disney. Mas, em termos das minhas composições há uma sonoridade que acho que pode vir...

Como gostas de descrever o teu estilo musical?
Eu não gosto de descrever o meu estilo musical só porque sinto que não vou conseguir dar uma resposta muito intelectual sobre o tema (risos) sei que há uma sonoridade folk/country mas depois mesmo a escrita em português vai adicionando outras camadas... 

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Para além dos meus filhos (risos) adoro fazer escalada e surf.. ah! e de comer pipocas. 

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
A maior vantagem é ter o prazer de sentir a música. De sentir que se pode criar. A maior desvantagem acho que é a insegurança financeira.

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
CD dentro do carro, sem dúvida. 

Qual o disco da tua vida?
Ai... isso é difícil. Acho que um Best of do Leonard Cohen. 

Qual o último disco que te deixou maravilhada?
"Don’t Hurry for Heaven", da Devon Sproule. 
Qual a tua mais recente descoberta musical?
Kacey Musgraves (embora não seja assim tão recente mas eu fico meses e meses a ouvir a mesma coisa antes de passar para outra!).

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Ter uma branca total em relação aos acordes e ter mesmo que parar de tocar. (mas continuei a cantar). (risos)

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
Com o Rod Steward.

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
Gostava de tocar no Coliseu. 

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Em termos musicais um dos que mais gostei foi o do Hugh Laurie no Coliseu! 

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
A minha maior tristeza é nunca ter visto o Leonard Cohen ao vivo mas já não vou a tempo! 

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Gostava de ter estado no Live Aid!

Projectos para o futuro?
Colaborações musicais! 

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta?
Ana, Gostava de fazer a abertura da digressão da Brandy Clark?”
A resposta seria "claro que sim! – como podemos fazer para a minha família me acompanhar?" (risos) 

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
"Follow Your Arrow" de Kacey Musgraves 

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Obrigada eu! Pelas perguntas e pelo vosso projeto! 

Para o fim, guardamos a música de Ana Stilwell e do seu mais recente disco "Life Trip"...

Sem comentários:

Enviar um comentário