terça-feira, 4 de junho de 2019

Conversas d'Ouvido com The Dirty Coal Train

Entrevista com os irreverentes e explosivos The Dirty Coal Train. Duo composto por Ricardo "Reverend Jesse Coltrane" Ramos e Beatriz "Conchita de Aragón Coltrane" Rodrigues. Depois de terem editado no ano passado o mui recomendado "Portuguese Freakshow", lançaram agora "Primitive". Álbum gravado "ao vivo em estúdio" sem artefactos, apenas rock cru e directo ao assunto. Preparem-se para o embate e protejam-se porque os The Dirty Coal Train chegaram finalmente ao Ouvido Alternativo...

Ouvido Alternativo:Como surgiu a paixão pela música?
Ricardo(R): Difícil dizer ao certo um momento mas definitivamente nos 90's a ouvir as bandas de Viseu onde estava a viver como os Major Alvega, Dead Corporation, Bastardos do Cardeal,... e depois a começar a tocar e gravar com bandas na adolescência como Gibberish, Puny,...
Beatriz (B): Creio que o meu pai foi o primeiro grande culpado! Desde muito nova via e ouvia programas de música com ele (nasci em Paris, onde vivi até aos meus 6 anos),  ouvia um pouco de tudo desde Serge Gainsbourg a David Bowie passando pela disco, soul... Mais tarde, nos 90 em plena adolescência, em Viseu haviam muitas bandas e uma vibrante cena musical, muito fomentada com apoio camarário, com concursos de bandas, concertos incluídos nas agendas culturais por bandas jovens e "sem currículo" que incentivou muito o crescimento de uma cena musical que já não era nova. 

Como surgiu o nome The Dirty Coal Train?
R: Foi bastante inspirado no imaginário do blues e nas referências ao saltar para um comboio para descobrir novas cidades ou fugir de algo. Esse imaginário do comboio a carvão e a brincadeira com Dirty Coltrane que no início da banda ainda usávamos para assinar (porque para além do garage punk  também temos um gostinho por free jazz e milhentas outras coisas)
The Dirty Coal Train - "Portuguese Freakshow"
No ano passado editaram o arrojado “Portuguese Freakshow”, esquecido por tanto gente, por vezes sentem que a vossa música não fura algumas barreiras pré-instituídas?
R: Tentamos furar barreiras de género e se existe um "garage punk" estou certo que nesse “Portuguese Freakshow” tentámos alargar ao máximo o imaginário do género. Agora "porque é que o som que fazemos não chega a mais gente"? Ora, se calhar porque não temos as cunhas certas, se calhar porque o rock tirando quando é impingido a toda a hora em todo o lado voltou a ser um género de nicho, se calhar porque não jogamos o jogo "como é suposto jogarmos". Porque por mais que já tenhamos percebido que há uma "indústria musical" queremos permanecer a fazer o que nos apetece quando nos apetece e a tentar chegar a quem nos quer ouvir deste modo independente, "cheio de amor à camisola" e sem um tostão no banco! (risos)
B: Completamente de acordo com o Ricardo e acrescentaria apenas que, se antes havia dificuldade em fazer chegar o nosso trabalho às pessoas, agora as pessoas são bombardeadas com tanta informação todos os dias que muita coisa fica pelo caminho. 

Editaram recentemente um novo disco "Primitive", gravado ao vivo, para quem ainda não ouviu o que podemos esperar?
R: O novo disco chama-se "Primitive" e não é um disco ao vivo. Foi sim gravado quase ao vivo em estúdio com overdubs pontuais de vozes para contrastar com o “Portuguese Freakshow” que foi gravado cheio de amigos e com instrumentação atípica. Este foi um regressar ao trio "duas guitarras, bateria e vozes", simples, cru e suado. Foi o que nos apeteceu fazer quando parámos em São Paulo no estúdio do grande Luís Tissot e as vantagens de banda independente é... podermos fazer o que nos dá na telha sem um gajo nos vir dizer "mas isso é um tiro no pé!!"  
B: Muito cru, sujo, com cheiro a terra e muita bicharada! (risos) 
The Dirty Coal Train - "Primitive"
Quais as vossas maiores influências musicais?
Tens tempo para isto? (risos) Então cá vai:
Stooges, Oblivians, The Gories, Man or Astro-Man?, Half Japanese, The Birthday Party, Captain Beefheart, Pussy Galore, The Cramps, Blues Explosion, The Chrome Cranks, The Scientists, The Sonics, Jonathan Richman ℰ The Modern Lovers, Billy Childish / Thee Headcoats, MC5, Nobunny, Tokyo Electron, The Monks, Standells, Os Ekos, Conjunto Mistério, Os Tártaros, Howlin' Wolf, Kinks, Animals, The Neanderthals, The Gun Club, Ramones, Hasil Adkins, R. L. Burnside, Junior Kimbrough, Doo Rag / Bob log III, T-Model Ford, Mississippi Fred McDowell, Bo Diddley, Screamin' Jay Hawkins, Bantam Rooster, Cheater Slicks, Country Teasers, Lyres, Guitar Wolf, Coachwhips, The Spotnicks, Dick Dale, Beach Boys, Link Wray, Velvet Underground, Them, the Troggs, New York Dolls, Black Flag, Germs, Babes in Toyland, L7, The Make-up, The Mings, Roy Orbison, Tom Waits, Os Mutantes, 13th floor elevators, Crime ℰ the City Solution, Mudhoney, Dead Moon / Pierced Arrows, Muddy Waters, Skip James, Blind Willie Johnson, Dara Puspita, Crimson Shadows, The Routes, Workdogs / Rob K, Latin Playboys, The Music Machine, Downliners Sect, ? and the Mysterians, The Trashmen, Gibson Bros, The Ventures, The Flesh Eaters, We The People, The A-Bones, Electric Eels, Wilson Pickett, Paul Revere and The Raiders, Andre Williams, Beat Happening, The Frantics, Santo ℰ Johnny, Don and Dewey, Shock! (os espanhóis), Dave Clark Five, The Parkinsons, Tédio Boys, D3o, The Act-Ups, Tracy Lee Summer, Subway Riders, Os Steamers, Os Jets, The Ballyhoos, Conjunto Universitário Hi-Fi, Nicotine's Orchestra, Serge Gainsbourg, Jacques Dutronc, France Gall, Arthur Lyman, 60 Second Swingers, Creedence Clearwater Revival, The Weeds / The Lollipop Shoppe, Evariste, Davie Allan ℰ The Arrows, Count Five, Fang, Dead Boys, Rocket from the Tombs / Pere Ubu, Dead Kennedys, Crass, Richard Hell, The Clean, Damned, Demolition Doll Rods, Eskorbuto, Reverend Charlie Jackson, Big Joe Williams, Memphis Minnie, Jimmy Reed, Jaybird Coleman, Fast Eddie Nelson, Furry Lewis, Frank Stokes, Hound Dog Taylor, Sleepy John Estes, Son House, Jay Reatard / The Reatards / Bad Times, Clone Defects, Limes (da Goner records), Kim Fowley, Other Half, Los Salvajes, Los Yorks, Quintron, Richard and the Young Lions, Supercharger, Takeshi Terauchi, Tav Falco, The Beguiled, The Bobby Fuller Four, The Chesterfield Kings, the Drags, The ID, The Flamin' Groovies, the Outsiders, The Missing Links, Shannon and the Clams, The Gruesomes, Hunx and His Punx, the Wongs, Loli ℰ the Chones, Swamp Rats, Tall Boys, Wau y los Arrrghs!!!, The Eyes, The Deviants, Yardbirds, the Crawdaddys, the Seeds, the Dovers, The Saints, The Pagans, Lee Hazlewood, The Amboy Dukes, The Mummies, the Barracudas, Pixies, Neil Young, James Chance, Misfits, Aus-Rotten, I Spy (os do Canadá), Red Transister / Von LMO, X-Ray Spex, DNA, Mars, The Fall, Red Crayola / Red Krayola, Big Black / Rapeman / Shellac, These Immortal Souls, Scratch Acid, Velvet Monkeys, Gumball, the Clash, jesus and mary chain, Devo, Bassholes, Teengenerate, Del Shannon, Johnny Cash, Deadbolt, the Primates, Blue Magoos, Chimney Sweeps, The Human Expression, The Masters Apprentice, Figures of Light, Dr Spec's Optical Illusion, Ralph Nielsen ℰ Chancellors, Stud Cole, T. Valentine, Urinals, the Novas, Les Baxter, the Wailers (os de Tacoma, Washington), Sonny Vincent/the Testors, Chants RℰB, Zakary Thaks, Joe Meek, Len Bright Combo, The Del-Aires, Benny Joy, Fireworks, Johnny Kidd ℰ the Pirates, Unrelated Segments, Golden Pelicans, Arch Hall Jr., Coneheads (do Canadá), Strawberry Alarm Clock, The Gizmos, Subsonics, The Swingin' Medallions, Gravedigger V, Jelly Roll Kings, The Bizarros, Yays and Nays, Sonny Boy Williamson II, The Squires, Robert Johnson, Ronnie Self, Kris Jensen, Ersel Hickey, Nebulas, The Phantom Raiders, The Growlers, Fat White Familly, the Jujus, Impala, Wall of Voodoo, Shadowy Men on a Shadowy Planet, Don Fardon, the Strangeloves, Jack Starr, Dean Carter, the Fugs, Los Yetis, N.W.A., De la Soul, A Tribe Called Quest,...
Para além da música, têm mais alguma grande paixão?
R: Ler! Gasto mais em livros do que em discos! Desde BD, poesia, .. tudo! E filmes trash e série B de gosto duvidoso! Aproveito para recomendar o "The Sore Losers" com actores que tocam em bandas como os Guitar Wolf, Oblivians e The Makers e cuja banda sonora excelente saiu pela Chaputa records recentemente. 
B: Abelhas! Temos produção própria de mel que também vendemos com os discos nos concertos!

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
R: Não faço ideia de como é a vida de músico! Sem falsas modéstias nem estar-me a armar em estrela: desde as bandas dos 16 anos que percebi que para fazer o que quero e que me dá gosto não ia conseguir viver da música. Então embora seja o que mais amo fazer tenho de equilibrar com outras coisas. Ser músico a tempo inteiro e ganhar a vida disto não faço ideia como seria. 
B: Não sendo profissional da coisa, não saberia dizer, mas como pessoa que gosta de tocar a maior vantagem é mesmo viajar, conhecer pessoas por esse mundo fora e partilhar experiências. Desvantagem talvez alguma surdez... (risos)

Como preferem ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
R: Não sou purista, cada suporte tem um gosto especial e vantagens. Se tivesse mesmo de escolher seria vinil primeiro e cassete em segundo por razões mais afectivas do que estéticas ou de qualidade. 
B: Gosto de saltitar entre o vinil (o álbum físico que admiras como objecto, que ouves e repetes com o som próprio da agulha) e o streaming ou leitor mp3 (uma infinidade de som concentrado mais numa de "deixa cá ir ouvindo isto tudo e a ver o que cá fica")

Qual o disco da vossa vida?
R: Só um?!?!? Porra! Impossível responder a isso! Posso dizer-te um "diz-me o primeiro disco que te venha à cabeça que adoras de uma ponta à outra" e hoje, agora seria o "Bone Head" dos Half Japanese. Um rock mais levezinho que nos primeiros álbuns caóticos deles mas que depois se entranha... 
B: Pergunta difícil! até porque "o disco" vai mudando ao longo da vida. O primeiro que me ocorreu assim que li a pergunta, foi Talk Talk "Spirit of Eden".

Qual o último disco que vos deixou maravilhados?
O homónimo dos Les Synapses que são um bandão que apesar de ter uns aninhos só agora editaram e conseguem a proeza de soar aos anos 60 e 70 sem serem chatos! Um bandão do caralho!! (Podem-se dizer asneiras aqui? olha agora já está!) (risos)

Qual a vossa mais recente descoberta musical?
Trash COlapso, uma one man band argentina que pega no blues e volta e meia o mistura com uma chinfrineira digna do black metal. Editámos uma split tape com ele mas se estiverem curiosos comecem a ouvir este album: https://islavision.bandcamp.com/album/evil-swing-69-cassette-versi-n
Qual a situação mais embaraçosa que já vos aconteceu num concerto?
R: Ummm, não sei se nos envergonhamos facilmente. Pelo menos não com coisas com que se calhar alguma malta se envergonha tipo ficar nu no palco ou ter malta a subir ao palco e lamber-me a cara ou verter-me cerveja na boca ou... Mas assim de repente lembro-me de estar no MusicBox em Lisboa naquela parte em que fica só a minha guitarra no tema que estou a tocar, tropeçar num cabo e ficar sem som na guitarra. Fiquei um pouco atrapalhado aí, confesso!
B: Tentar tocar e ter o palco a abrir debaixo dos pés!
R: Haha, não me lembrava dessa!  

Com que músico/banda gostariam de efectuar um dueto/parceria?
R: A maioria das que queríamos fizemos no "Portuguese Freakshow" mas internacional: com a Toddy dos Dead Moon ou com o Danny Cohen que gravou o genial "Museum of Dannys", tugas devia ser giro ter o Tó Trips a gravar 1 malha connosco e creio que, mediante a paciência dele, não será de todo impossível. (risos)

Qual o melhor concerto a que já assistiram?
R: Porra, mais uma daquelas coisas que não se perguntam! Mas ok... a responder assim de repente diria: Dead Moon em Madrid.
B: Melhor não sei, mas foi muito intenso ver a Meredith Monk no Teatro da Guarda há uns anos.

Que artista ou banda gostavam de ver ao vivo e ainda não tiveram oportunidade?
R: Gostava de ver os Crime ℰ the City Solution. 
B: Tom Waits

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de terem nascido) em que gostariam de terem estado presentes?
R: Qualquer um do Captain Beefheart
B: Velvet Underground na Factory

Têm algum guilty pleasure musical?
R: electro pop dos 80's
B: sim, muita coisa ali dos anos 83, 84!

Projectos para o futuro?
R: Há uma data deles, mas antes de os fazer era fixe vender uns disquinhos antes de ir gravar mais uns 3 ou 4! (risos)
B: Tocar nos 5 continentes!

Que pergunta gostariam que vos fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta?
R: A pergunta seria: "Querem finalmente um cachet como os das bandas que se apresentam como o melhor do underground do rock tuga?" A resposta seria: "Sim!!! Mtóbrigadinho!" 

Que música de outro artista, gostariam que tivesse sido composta por vocês?
R: Qualquer uma de Pixies.
B: “Bully Bones” dos Birthday Party

Que música gostariam que tocasse no vosso funeral?
R: Podia ser só uma gravação com a minha voz a dizer "Ora foda-se ainda tinha mais 10 álbuns para gravar!"

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.

Ficamos agora ao som do mais recente disco "Primitive", que se encontra disponível para escuta através da plataforma Bandcamp.

Sem comentários:

Enviar um comentário