sábado, 19 de março de 2016

Reportagem - David Fonseca ao Vivo no Olga Cadaval


David Fonseca subiu dia 18 de Março ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra para apresentar o seu mais recente disco Futuro Eu, eleito um dos melhores discos nacionais de 2015 pelo ouvido alternativo. Durante mais de 2 horas de concerto, David Fonseca apresentou as suas facetas de cantor, músico e contador de histórias. Como seria de esperar o destaque foi para "Futuro Eu", mas ouve tempo para David Bowie, Abba e até Silence 4...
Não foi a primeira nem será a última vez que vimos David Fonseca ao vivo, na nossa memória está bem presente por exemplo um enorme concerto no Festival Sudoeste, em 2008, numa altura em que o Sudoeste era bem diferente do que é hoje em dia, por exemplo nesse ano assistimos a concertos de Nitin Sawhney, Cut Copy, Franz Ferdinand, Yael Naim, Tindersticks  The Chemical Brothers, Goldfrapp e a inigualável Björk, nesse dia lembramo-nos de pensar: "Este gajo é mesmo bom!". Também jamais esqueceremos um dos mais memoráveis concertos a que assistimos, decorria o ano de 2010 e Little David Boy esgotava o Coliseu de Lisboa e proferia do alto do camarote presidencial: "For Tonight I'm Your DJ", ainda hoje sempre que entramos no Coliseu dos Recreios esse dia vem-nos à memória. Por isso não estranhamos que mais uma vez David Fonseca tenha estado magistral.
O palco estava montado, com as referências a Futuro Eu e ainda com um conjunto de ecrãs que se transformavam em telas de videoclips ou numa parede de espelhos. Poucos minutos passavam das 22h00, quando David entrou em palco acompanhado por quatro excelentes músicos (guitarra, baixo, bateria e teclas), e logo a abrir o concerto a música que dá título ao último LP, misturada com "Let's Dance", numa homenagem ao eterno David Bowie. Seguiu-se a energética "Chama-me que eu vou" e nesse momento tivemos imediatamente a certeza que seria uma bela noite e não nos enganamos. A toada manteve-se centralizada em Futuro Eu ao som de "Não Dês Só Para Partir". "A Cry 4 Love", fez-nos recuar a Between Waves, para de seguida "Deixa a Tua Voz Depois do Tom", abrir caminho a uma das nossas músicas preferidas "Só Uma Canção no Mundo". David Fonseca sabe como conquistar e "prender" o público, com simplicidade e sentido de humor, num registo de contador de histórias, transportando-nos com ele para o seu mundo, para o seu processo criativo, abraçando-nos com a sua música. O ambiente era intimista a proximidade do público evidente e ficou ainda mais patente com o sincero elogio a Sintra "um dos meus locais preferidos do mundo". Sing Me Something New, levou-nos até "Someone That Cannot Love", sem a companhia de Márcia cantou "Deixa Ser". Faltava ainda piscar o olho a Dreams in Colour, momento esse que chegou ao som de "Kiss Me, Oh Kiss Me".
O público há muito estava conquistado mas ainda estavam sentados, faltava nas palavras de David "ver as Zulmiras deste país a soltar a franga", e nada melhor do que servir de rajada "Superstars" e "Stop 4 a Minute", com direito a incursão pelo meio do público que já não conseguia ficar sentado, o Olga Cadaval estava ao rubro. "Funeral" e "Hoje Eu Não Sou", anteciparam um hipotético fim com outra das nossas preferidas "Eu Já Estive Aqui", que não nos perguntem porquê mas relembra-nos o imortal António Variações. O encore foi servido com os acordes de um inédito "Sem Aviso" e o concerto terminou ao rubro e em êxtase com o público coberto por um pára-quedas ao som de "What Life is For" e da brilhante "The 80's". Pelo menos pensamos que seria o fim perfeito, mas David Fonseca gosta de surpreender e regressou sozinho para um segundo encore, acompanhado de guitarra acústica para parodiar as suas inquietações ao som de "One of Us" dos Abba. A maior surpresa da noite na nossa opinião foi servida quando recuou ao tempo dos Silence 4 e interpretou uma das primeiras músicas que escreveu "Angel Song", seguida de "Borrow", como sempre cantada em uníssono. Já tínhamos ultrapassado as duas horas de concerto, quando chegamos ao final, não apoteótico mas sentido "You Know Who I Am" e "Agora é a Nossa Vez". David Fonseca depediu-se do público, nós aplaudimos de pé, e saímos ouvindo "At Last" de Etta James, com a certeza de que estivemos mais uma vez perante o melhor músico português ao vivo, quer seja num festival, quer seja num teatro, David Fonseca é incomparável.

Setlist:
  1. Futuro Eu (Let's Dance),
  2. Chama-me que eu vou, 
  3. Não dês só para partir,
  4. A cry 4 love, 
  5. Deixa a tua voz depois do tom,
  6. Só uma canção no mundo, 
  7. Someone that cannot love, 
  8. Deixa ser,
  9. Kiss me, oh kiss me,
  10. Superstars,
  11. Stop 4 a minute,
  12. Funeral,
  13. Hoje eu não sou,
  14. Eu já estive aqui,
Encore 1
  1. "Sem aviso",
  2. What life is for,
  3. 80's,
Encore 2
  1. Angel song,
  2. Borrow, 
  3. You know who i am,
  4. Agora é a nossa vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário