domingo, 12 de junho de 2016

Conversas d'Ouvido com WeFindYou


Estivemos à conversa com o duo indie pop/folk português WeFindYou, projecto composto por Miguel Faria e David Dias. Apesar de nos desvendarem as suas diferenças, não tiveram dúvidas em escolher "Ok Computer" dos Radiohead como o disco das suas vidas. Podem descobrir outras curiosidades em mais uma edição de "Conversas d'Ouvido"...


Ouvido AlternativoComo surgiu a paixão pela música?
David - Não que eu me lembre, mas os meus pais dizem que quando tinha 4 anos vi um violinista a tocar no “Bravo Bravíssimo” e que fiquei fascinado, daí eles me terem inscrito num conservatório para estudar violino.
Miguel - Eu estudava piano desde dos 4 e depois também fui para o conservatório para violino, mas a paixão foi aos 12 anos quando descobri a guitarra da minha mãe e comecei a aprender, a maior parte sozinho, mas ela deu-me umas dicas e pronto percebi que era  o “meu” instrumento.

Como surgiu o nome WeFind You?
Miguel - Como sempre a parte mais complicada de um projeto é arranjar um nome, e  resolvemos cada um dar alguma opções, uma das minhas hipóteses foi wefindyou, e achamos que era o ideal, porque realmente o nosso objetivo é chegar as pessoas com a nossa música, portanto ficou WeFindYou.

Para além da música, t que tocasse no vossomavamstiramêm mais alguma grande paixão?
David – Cinema, a ideia de presenciar uma historia quase de forma omnipresente fascina-me desde sempre.
Miguel – Viajar. Descobrir e conhecer sítios, pessoas e culturas novas, tanto em Portugal como lá fora.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
David – Para mim a principal vantagem é poder dizer que faço o que gosto! O senão… para pagar as contas um músico tem de trabalhar muitas horas, sem restrição de horário ou de deslocação.
Miguel - Concordo, é muito bom fazer o que gostamos, mas para conseguir viver só da musica, não temos horários, nem distinção de fim de semana e semana, ou férias. Mas saber que faço aquilo que gosto supera o resto.

Quais as vossas maiores  influências musicais?
David – Coldplay (os dois primeiros álbuns só!), Patrick Watson e Matt Corby.
Miguel São tantas, mas deixo algumas Billy Withers, Radiohead, Ray LaMontagne, Sigur Rós, Mumford and Sons e Rui Veloso.

Como preferem ouvir música? CD, Vinil, K-7, Streaming, leitor mp3?
David – Streaming
Miguel – CD e Streaming

O streaming está a “matar” ou a “salvar” a música?
DavidAo risco de soar a um episódio de CSI. Acho que a epidemia da pirataria do mp3 começou a estrangular a indústria da venda de música. Digamos que o streaming veio tentar salvar a situação, não montado num cavalo branco… talvez montado num corgi… obeso!
Miguel Acho que o streaming tira um bocadinho daquela “surpresa” ou sentimento especial de abrir um cd ou disco novo e por a tocar, mas por outro lado é muito mais prático para ouvir e também para descobrir música nova.

Qual o disco da vossa vida?
"Ok Computer" - Radiohead

Qual o último disco que vos deixou maravilhado?
David - James Vincent McMorrow – “Post Tropical”. Ouro.

O que andam a ouvir de momento/Qual a vossa mais recente descoberta musical?
David Das últimas descobertas que me viciou é Jack Garratt. Acredito que vá ser um dos grandes músicos da nossa geração! O balanço perfeito entre o tonal e o eletrónico, espero que o futuro da música vá nessa direção!
Miguel – De momento tenho estado a ouvir Snarky Puppy, não é uma descoberta recente, mas nesta fase, tenho estado a ouvi-los bastante.

Qual a situação mais embaraçosa que já vos aconteceu num concerto?
De várias, a pior foi num concerto num auditório cá do norte, em que na hora do concerto alguém acionou o alarme de fogo e logo na primeira música, a cortina corta fogo desceu e nunca mais subiu, e tivemos de ir para a parte da frente da cortina tocar sentados na beira do palco, sem munição e com o resto dos músicos atrás dessa cortina. Mas por outro lado  tornou-se num concerto absolutamente intimista.

Com que músico gostariam de efectuar um dueto/parceria?
David Num mundo perfeito, parceria com o Patrick Watson!
Miguel Eu gostava de fazer uma parceria com os Coldplay ( de há uns anos atrás)

Para quem gostariam de abrir um concerto?
Por acaso ainda não pensamos nisso, mas como o nosso objetivo é tocar e fazer concertos, se forem artistas que se identifiquem connosco e vice-versa, acho que não recusaremos.

Em que palco (nacional ou internacional) gostariam um dia de actuar?
Red Rocks Amphitheatre. Em Portugal, nos Coliseus.

Qual o melhor concerto a que já assistiram?
David – Já estou a cair na repetição, Patrick Watson. Tanto a banda como o cantor fazem um trabalho magnífico, nota-se que todos sem exceção contribuem para a música com toda a alma!
Miguel – É difícil responder a essa pergunta porque vi tantos que gostei mas o que me ficou gravado foi provavelmente um da Diana Krall no Porto .

Que artista ou banda gostavam de ver ao vivo e ainda não tiveram oportunidade?
David Owen Pallett, e o pior é que tive oportunidade de o ver no Hard Club do Porto. Só que na altura ainda não estava a par da música dele como estou hoje em dia! Ai se soubesse nessa altura o que sei hoje, não tinha escapado! Porque agora nunca mais arranjo oportunidade para o ver!
Miguel – Sigur Rós, sempre que eles vêm cá, eu compro bilhete mas acabo sempre por ter trabalho nesse dia.

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de terem nascido) em que gostavam de ter estado presentes?
Concerto dos Queen em Wembley

Qual o vosso guilty pleasure musical?
David Ahahahah, ok aqui vai a resposta sem filtro! Alaska Thunderfuck! Nem consigo descrever, só vendo e ouvindo. Mas sim, Alaska all the way!

Projectos para o futuro?
Provavelmente a gravação do nosso 1º disco.

Próximos concertos?
Estamos a programar para Julho, mas sem data certa ainda, mas para os interessados vão consultando a nossa página facebook wefindyoumusic, porque todas as datas serão lá anunciadas.

Que pergunta gostariam que vos fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta.
Em jeito de brincadeira seria: Pergunta: “WeFindYou vocês ganharam um Grammy vêm cá buscá-lo? “ Resposta : “SIM”.

Que música gostariam que tocasse no vosso funeral?
Miguel - Qualquer uma das que eu compus.

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Enquanto não editam o seu primeiro disco, ficamos ao som de "I Am".

Sem comentários:

Enviar um comentário