sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Reportagem - Noiserv ao Vivo no Teatro São Luiz - 10 de Novembro 2016


Noiserv, actuou ontem à noite no Teatro São Luiz em Lisboa, para apresentar o seu mais recente disco 00:00:00:00. O Ouvido Alternativo esteve presente e confirmou mais uma vez, caso ainda existissem dúvidas que David Santos é um dos músicos mais interessantes e brilhantes do panorama nacional...


Não é novidade nenhuma que somos admiradores da obra de noiserv, mas vê-lo ao vivo eleva a experiência de ouvir a sua música a um patamar épico. O Teatro São Luiz (uma das mais belas salas do país, segundo o próprio), foi o local escolhido para o lançamento do disco com "muitos números". O público esgotou com bastante antecedência a sala e recebeu noiserv com o carinho e admiração que merece. O palco é simples e aparentemente minimalista tal como a música de noiserv, mas só aparentemente. David Santos entra em palco e senta-se rodeado dos seus "brinquedos", atrás dele é projectada a imagem das suas costas, o que nos permite observar ainda com mais detalhe todo o seu talento. Imediatamente nos esquecemos que estamos num concerto e sentimos que fomos convidados por uma noite a entrar no mundo mágico de noiserv. Estamos na sua sala de estar a ouvir as suas músicas, que no fundo são muito mais do que músicas, são verdadeiras composições artísticas. 
Noiserv consegue extrair música de praticamente tudo o que possamos imaginar, pianos, orgãos, uma escaleta (uma espécie de um mini piano de sopro), um mini acordeão, uma máquina fotográfica, um xilofone, uma guitarra, um megafone, instrumentos de percussão, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc.
As suas músicas surgem em palco despidas, tal como uma tela em branco, que o "pintor" noiserv vai pintando lentamente e de forma subtil, transformando-se em belíssimos quadros pintados e coloridos à frente dos nossos olhos. É impossível não destacar a genialidade com que controla a sua loop station, as suas composições ganham vida e alma e os nossos ouvidos são inundados por sons desafiantes que nos contagiam e nos transportam para ambientes etéreos e por vezes psicadélicos. 
Esta noite servia de lançamento do mais recente disco 00:00:00:00, disco que segundo noiserv, ganhou vida a partir de composições que nem sabia que iria gostar, no entanto no fim tudo fez sentido e estamos perante mais uma obra de inegável valor. Deste último registo foram apresentados os singles "Vinte e Três", "Sete", "Onze", e a profunda "Quinze". Como seria de esperar noiserv, revisitou toda a sua obra, "do disco antes deste", Almost Visible Orchestra ouvimos por exemplo, "This is the place where trains are going to sleep at night". Do "primeiro", One Hundred Miles from Thoughtlessness, ouvimos, uma das nossas preferidas "Bullets on Parade". A banda sonora que noiserv compôs em grande parte, para "José e Pilar", documentário de Miguel Gonçalves Mendes, não foi esquecida ao som de "Palco do Tempo". 
Regressou ainda ao disco que estava a apresentar para interpretar "Dezoito", que teve honras de encerramento. noiserv despediu-se mas o público estava rendido e o encore não tardou, e foi servido com "The sad story of a little town", tema "dedicado" às pessoas que se julgam superiores aos restantes seres humanos, com alusão a um determinado magnata que por esta altura foi eleito presidente de um determinado país. "Bontempi", último tema do seu álbum de 2008, foi também o tema escolhido para encerrar a noite e noiserv volta a despedir-se. Mas ninguém tinha vontade de ir embora, o aplauso ia aumentando de volume e noiserv voltou para um segundo encore.
O público pediu diversos temas, alguns que o músico já não se lembrava, as suas composições são de tal forma elaboradas que tem que inevitavelmente  ir apagando alguns temas da memória. No entanto noiserv, tentou corresponder aos pedidos, com uma versão improvisada de "Melody Pops" e guardou para o fim apenas 47 segundos, tempo suficiente para por exemplo nos predispormos a fazer alguma coisa, que possa mudar a nossa vida. Nós fizemos e 47 segundos foi o tempo que demoramos a decidir ir assistir a um concerto de noiserv e a nossa alma musical veio de lá muito mais preenchida. O concerto terminou com uma ovação de pé, para "um dos mais interessantes músicos nacionais".

SetList:
  • Sete
  • Quinze
  • It's easy to be a marathoner even if you are a carpenter
  • Mr. Carousel
  • I was trying to sleep when everyone woke up
  • Tokyo girl 
  • Vinte e três
  • Palco do Tempo
  • This is the place where trains are going to sleep at night
  • Bullets on Parade
  • Don't say hi if you don't have time for a nice goodbye
  • Onze
  • Dezoito
Encore 1
  • The sad story of a little town
  • Bontempi
Encore 2
  • Melody Pops (a pedido do público)
  • 47 seconds are enough if you only have one thing to do

Sem comentários:

Enviar um comentário