segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Conversas d'Ouvido com The Doppler Effect

Hoje viajamos até à Ásia, para entrevistarmos os The Doppler Effect, banda indiana de funk/rock. Quarteto proveniente de Nova Deli e composto por Ashwin Nayar (guitarra), Amar Pandey (baixo), Sherry Mathews (voz) e Suyash Gabriel (bateria). A banda prepara uma digressão por Portugal no início do próximo ano, enquanto aguardamos que esse dia chegue, fomos conhecer melhor os The Doppler Effect e acabamos a explorar a música indiana...


Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Amar Pandey (AP): Os meus pais e família gostam de música, quando era criança havia sempre música. Eles reconheceram a minha paixão pela música e incentivaram-me a seguir o meu sonho.
Suyash Gabriel (SG): O meu pai e eu costumávamos ouvir muita world music quando era muito novo. Quando ele faleceu, a minha mãe e padrasto deram-me a conhecer muita música diferente, incluindo Rock e Pop, apaixonei-me por esses estilos. Porém, a minha paixão pela música começou com o meu pai. Foi incitada e engrandecida pelos meus pais.
Ashwin Nayar (AN): Pela minha mãe.
Sherry Mathews (SM): A minha paixão pela música começou muito cedo, graças ao coro da igreja. Comecei a actuar muito cedo. Mas continuo a lembrar-me do primeiro grande concerto em que actuei e quando se levantaram as cortinas, soube naquele momento que era isso que queria fazer para sempre.

Como surgiu o nome The Doppler Effect?
Quando começámos o projeto, não conseguíamos decidir-nos por um nome. Mas quando o nosso baterista, Suyash, sugeriu The Doppler Effect, percebemos que fazia sentido em relação ao que queríamos que a nossa música despertasse. Tal como o conceito científico, queríamos que a nossa música ressoasse e que deixasse um efeito permanente naqueles que a ouviam.

Como gostam de descrever o vosso estilo musical?
Somos uma banda com muitas variações, na qual se percebe a influência musical de cada membro em cada composição. Tem Groove, heavy, dance mas essencialmente está ligada ao rock, porque esse é aquele que cobre todos os sub-estilos. Funk rock/funk metal é uma forma de nos descrever.

Admitimos algum desconhecimento face à musica indiana, que projectos temos mesmo que ouvir?
Lucky Ali, Kailash Kher, A.R. Rahman, Advaita, zokova. Para o estilo bollywood, vejam Udit Narayan, KK, Shreya Ghoshal.

No próximo ano planeiam uma digressão por Portugal, o que esperam desses concertos?
Ouvimos dizes que as pessoas em Portugal gostam de rock. Portanto, estamos mesmo ansiosos por actuar para um público que aprecie. Uma audiência receptiva é sempre uma coisa boa. Esperamos que as pessoas consigam uma conexão com a nossa música e passem um bom bocado. Queremos deixar uma impressão duradoura junto dos nossos amigos em Portugal e tentar que eles nos queiram ver novamente.

Conhecem alguma coisa da música portuguesa?
Sherry já cantou algumas coisas (principalmente Bossa Nova) escritas em português. Mas vão sempre dar à música brasileira. Tirando isso, enquanto cantor, o Fado sempre foi fascinante.
Suyash é um grande fã de Sara Tavares e o seu guitarrista preferido é o Nuno Bettencourt. Amar e Aswin não conhecem grande coisa de música portuguesa mas estão desejosos por descobri-la quando aí estivermos!

Para além da música, têm mais alguma grande paixão?
Enquanto banda, adoramos comida, jogos de cartas, videojogos e produção de áudio. Tirando isso, Sherry gosta de debates políticos, Ashwin é apaixonado por Direito (também é advogado), Amar gosta de artes visuais e Suyash é louco por animais.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
Fazes o que gostas todos os dias, com gente fixe. És o teu próprio patrão. Mas o dinheiro é sempre uma preocupação e como tens de ser o teu próprio patrão, tens de ser super exigente contigo próprio. A maior vantagem é que podes seguir a tua paixão e és quase sempre o patrão do teu próprio emprego. A eletricidade e o positivismo que um músico recebe quando está no palco é incomparável, só de pensar que a tua música pode fazer alguém feliz.
Como desvantagem, ao fim ao cabo não tens um verdadeiro fim de semana. E também, como em qualquer profissão, tornares-te relevante pode ser difícil em algum momento. Com as finanças a contribuírem para a dificuldade da sustentação, não é dado aos artistas hoje em dia a importância que deveriam, visto que cada vez nos encaminhamos mais para a informatização.

Quais as vossas maiores influências musicais?
AP: The Beatles, Pink Floyd, Advaita, Foo Fighters
SM: Extreme, Incubus, Michael Jackson, Prince.
AN: Iron Maiden, 80's pop, 90's pop, Megadeth, Bee Gees, Mr. Big, Extreme, muita música de Bollywood dos anos 90, Michael Jackson, só para nomear uns poucos.
SM: Uma data de Funk dos anos 80, Rock e Pop dos 90’s, Soca, Reggae e música de origem Africana, como Bob Marley, Mahlathini and the  Mahotella Queens, Dr. Jose Chameleone, Ali Farka Touré, e também Tool, Jamiroquai, Earth Wind and Fire, Extreme, Nine Inch Nails, Queens of the Stone Age e Kings of Leon.

Como preferem ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Todos gostamos de vinil mas é muito caro.

Qual o disco da vossa vida?
APDark Side of the Moon - Pink Floyd
SG: Ænima - Tool
SMOK Computer - Radiohead.
ANDangerous - Michael Jackson

Qual o último disco que vos deixou maravilhados?
APHideout EP dos Parcels e Zone de Cloud Control
SGFreudian de Daniel Caesar e Villains dos Queens of the Stone Age
ANTuxedo II, dos Tuxedo
SMSaudade - Thievery Corporation.

O que andam a ouvir de momento/Qual a vossa mais recente descoberta musical?
APDisco e rock. A minha última descoberta é uma banda chamada Mona
SGTenho estado a ouvir bastante RnB old school (Rahsaan Patterson, Maxwell etc) e um pouco de Skyharbor. A minha última descoberta é Bahamas. Um amigo meu deu-me a conhecer. É muito fixe.
ANParcels
SM: Garden City Movement. Encontrei-os no Youtube.

Para quem gostariam de abrir um concerto?
Incubus, Karnivool, Rage Against The Machine

Em que palco (nacional ou internacional) gostariam um dia de actuar?
Wembley Stadium, Glastonbury, O2 Arena

Qual o melhor concerto a que já assistiram?
AP: The National
SG: Hiatus Kaiyote
SM: Karnivool
AN: Dream Theatre

Que artista ou banda gostavam de ver ao vivo e ainda não tiveram oportunidade?
Tool, Foo Fighters, Michael Jackson e Nine Inch Nails são 4 dos concertos que queremos ver ou gostaríamos de ter visto ao vivo.

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de terem nascido) em que gostariam de terem estado presentes?
Amar gostava de ter visto os Beatles, Suyash adorava ter visto os Led Zeppelin, mas todos concordamos que qualquer concerto do Michael Jackson teria sido uma experiência inesquecível.

Têm algum guilty pleasure musical?
Spice Girls, Backstreet Boys e adoramos fazer versões acapella quando estamos aborrecidos.

Projectos para o futuro?
Temos muito trabalho e muito para aprender enquanto músicos individuais, mas para já estamos focados no nosso segundo lançamento e pretendemos fazê-lo até ao fim do ano.

Que pergunta gostariam que vos fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposa?
Pergunta: Casas comigo? Resposta: Não

Que música gostariam que tocasse no vosso funeral?
AN: "Have You Ever Seen The Rain?" – Creedence Clearwater Revival
SG: "Stir It Up" - Bob Marley

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Paz e Amor

Terminamos ao som do tema "Told You So", extraído do EP homónimo editado em 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário