Entrevista com a banda nacional Oitavo Esquerdo, inicialmente enquanto duo composto por Fábio Teixeira (guitarra, teclas) e Miguel Pedras (voz), abriram posteriormente as portas a Vasco Abreu e Francisco Meirelles. Recentemente e enquanto quarteto, editaram o single de estreia "Se Eu Soubesse", com o carimbo da Watermelon Records, que antecipa o álbum de estreia "Episódios de um Quotidiano Qualquer", com lançamento previsto para Junho. Rock cantado e sentido em português, que aterra directamente nesta edição das "Conversas d'Ouvido"...
Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Oitavo Esquerdo: Cada membro da banda terá tido uma experiência sensivelmente diferente na sua descoberta pela música. Mas uma coisa temos em comum e isso foi certamente fulcral nesta nossa paixão, apesar de termos diferentes famílias, nas nossas casas sempre se ouviu música. Os nosso pais foram, sem dúvida, importantes impulsionadores da nossa paixão pela música, dando-nos a conhecer muitos dos clássicos do rock e do pop das suas gerações. Daí foi partir à descoberta. A rádio esteve sempre presente, fosse de manhã quando os pais nos levavam à escola, ou fosse em viagens nas férias. O programa TOP+, da RTP1, ajudava a aguçar a curiosidade pelo que era novo no mercado e permitia-nos saber também o que estava na berra. E claro, a MTV quando apareceu era uma fresca novidade e passava música!
Como surgiu o nome Oitavo Esquerdo?
Vem do apartamento onde vivíamos e começámos a fazer música!
Inicialmente enquanto duo, como é que se conheceram? Posteriormente abriram as portas ao Francisco e ao Vasco, já estavam cansados um do outro?
(risos) Até já vivemos juntos e nunca nos fartámos um do outro! Conhecemo-nos há bastante tempo. Tínhamos amigos em comum e mais tarde percebemos que ambos possuíamos o gosto pela composição musical. O que nasceu de improviso e por graça para animar festas com amigos transformou-se num projeto que se foi tornando mais sólido e levado mais a sério. O Vasco e o Francisco surgem neste contexto, quando achámos que só guitarra e voz já não chegavam.
Este ano planeiam a edição do disco de estreia, já podem levantar um pouco o véu sobre o que podemos esperar?
Uma parafernália de episódios de um quotidiano qualquer, que retratam as dores, mágoas e algumas alegrias que cada um encontra dia após dia na relação com o próximo.
Como gostam de descrever o vosso estilo musical?
Com muito estilo!
Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
Vantagem: criar coisas novas. estar em palco e ouvir a plateia a cantar o que nós criámos.
Desvantagem: Carregar todo o material para os concertos! (risos)
Quais as vossas maiores influências musicais?
Cada um tem as suas influências, mas há alguma convergência nesses gostos. Em conjunto somos inspirados maioritariamente por bandas do rock português, britânico e blues.
Como preferem ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
O vinil é muito charmoso e costumamos ouvir dessa forma, mas música é música, quando é boa, é boa de qualquer forma! E claro, não há nada como ouvir música ao vivo!
Qual o disco da vossa vida?
O White Album dos Beatles
Qual o último disco que vos deixou maravilhados?
"Sex & Food" - Unknown Mortal Orchestra
"I Tell a Fly" – Benjamin Clementine
"How to be a Human Being" – Glass Animals
Com que músico/banda gostariam de efectuar um dueto/parceria?
Com o Jorge Palma
Para quem gostariam de abrir um concerto?
Para os Rolling Stones.
Em que palco (nacional ou internacional) gostariam um dia de actuar?
Nos dois Coliseus! Se fosse no estrangeiro... encher o Maracanã tinha a sua graça.
Qual o melhor concerto a que já assistiram?
Iron Maiden e Black Keys
Que artista ou banda gostavam de ver ao vivo e ainda não tiveram oportunidade?
Os Queen!
Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de terem nascido) em que gostariam de terem estado presentes?
Não é propriamente um concerto, seriam vários...mas termos estado em Woodstock.
Têm algum guilty pleasure musical?
Todas a músicas da Disney!
Projectos para o futuro?
Para já estamos focados no álbum que vai sair e nos concertos que virão. Quanto a um futuro mais longínquo esperamos que seja com novos álbuns e mais concertos.
Que pergunta gostariam que vos fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta.
Pergunta: Quem são muito divertidos e, simultaneamente, os vossos melhores amigos? – pedimos desculpa se é uma pergunta muito específica!
Resposta: CÃES!!
Que música de outro artista, gostariam que tivesse sido composta por vocês?
Que música gostarias que tocasse no vosso funeral?
Consoante a performance em terra, das duas uma: "Highway to Hell" ou "Stairway to Heaven". Também depende dos trocos que levarmos connosco no bolso, se não der para pagar o taxi teríamos mesmo de ir de escadas... (risos)
Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Antes de terminarmos apresentamos o mais recente single "Se Eu Soubesse", que serve de antecipação ao disco de estreia.
Sem comentários:
Enviar um comentário