quinta-feira, 12 de julho de 2018

JP Cavadas - "Relaxe" - Review


Artista - JP Cavadas
Álbum - "Relaxe"
Crítica - 7/10 (sete em dez)

O cantor e compositor português João Paulo Cavadas, editou recentemente o seu segundo disco "Relaxe". Um registo singer-songwriter, onde alguns poemas são transportados do papel para a sonoridade através da musicalidade. Um registo surpreendente e delicioso que nos apaixona a cada palavra, a cada nota e a cada melodia. JP Cavadas é um nome que merece ser descoberto e "Relaxe" um disco que vale a pena ouvir, mas acima de tudo sentir.

Muito mais que um disco "Relaxe", é uma história de amor "As lágrimas não são salgadas, as lágrimas são amor também!" e de paixão "... se estiveres aqui comigo, o meu olhar se fundirá, o meu... no teu...". Como qualquer relação entre duas pessoas, há desejo "É preciso enrolar os teus braços nos meus e beijar bem devagar ao sabor do calor", e sonhos "voar para conseguir, amar olhar o mar, sentir o ar mudar e outra vez sonhar".
Felizmente, para a música e para a arte em geral, o amor é eterno enquanto dura e o fim pode chegar quando menos se espera: "Está na hora de acabar, há um adeus em cada gesto, em cada olhar, mas nós não temos coragem de falar."
Não é um disco perfeito, por momentos falta-lhe algum risco, a voz de JP Cavadas pede para ser levada a outros patamares e a musicalidade poderia sofrer mais variações, mas no fundo a perfeição é por si só desinteressante. Mais do que uma voz, JP Cavadas é um poeta de canções e nesse patamar, versos como "Gasto os dedos nas cordas da guitarra que me embala" e "Molho os meus lábios nele e provo o teu desejo", fazem-nos apaixonar por ele. 
JP Cavadas apresenta-nos um disco transparente, sem grandes artefactos, melancólico e sonhador que nos faz olhar e ver a sua própria alma. Relevos de indie folk, com nuances de música tradicional portuguesa, é um álbum verdadeiro, um projecto totalmente independente, onde o destaque se centra na composição lírica e na delicada voz do músico proveniente de Cantanhede. 
JP Cavadas convida-nos a colocar o álbum num leitor de CD, apagar as luzes,  sentar, fechar os olhos e embarcarmos nesta história de amor.  "Relaxe", serviu de mote, mas tivemos um problema, não quisemos regressar à realidade...

Ficamos agora ao som do disco "Relaxe"


A poesia merece o devido destaque, apresentamos agora a lista dos poemas que compõem este álbum, bem como os respectivos autores....
  1. Solar (António Canteiro)
  2. Abrigo e Ancoradouro (António Canteiro)
  3. Lágrimas (Fátima Negrão)
  4. Não vejo mais nada (JPCavadas)
  5. Agora (Rosa Maria Ribeiro)
  6. Enche o meu desejo (JPCavadas)
  7. Ondas e Pedras (Ademir Nascimento)
  8. Sonhar, outra vez (Ângela Gentil)
  9. Viagem ao mundo dos sonhos (Renato Cavadas)
  10. Cores (António Canteiro)
  11. Rebanho de sentidos (António Canteiro)
  12. Provar bem devagar (JPCavadas)
  13. Sofia (JPCavadas)
  14. Namoro (Duarte Henriques)

2 comentários: