sábado, 6 de outubro de 2018

Conversas d'Ouvido com Miguel Estrada

Entrevista com Miguel Estrada, multi-facetado músico português e mentor do projecto Miguel Estrada ℰ Os Cobra Cega. Nesta descontraída "conversa", descobrimos um cantor e compositor, que se rendeu ao talento de Filipe Sambado, confesso admirador de Nirvana e que um dia gostaria de actuar no "paraíso" de Paredes de Coura. Lançou recentemente o seu segundo EP "Cansado", agora aterra directamente no "Ouvido Alternativo", para mais uma edição das "Conversas d'Ouvido"...


Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Miguel Estrada: Tive a minha primeira guitarra quando era pequeno. A partir daí foi surgindo, até que percebi que era a minha grande paixão.

Com surgiu o nome Cobra Cega?
Cobra Cega surgiu de um trocadilho com cabra cega. Andávamos a tentar decidir um nome para a banda e acabou por ficar esse.

Queres apresentar-nos os músicos que te acompanham neste projecto?
Então, temos o Filipe Estrada, o Francisco Gomes, o Guilherme Oliveira e o Miguel Nunes.

Enquanto músico independente, que principais dificuldades, tens sentido em todo o processo?
Fazer com que a minha música chegue a muita gente.
Miguel Estrada - "Cansado"
Editaste este ano o segundo EP “Cansado”, para quem ainda não ouviu o que podemos esperar?
São canções que escrevi numa parte “pior” da minha vida. 

Tou Cansado”, “Quero Ir Dormir”, “Adormecer”, é caso para dizer que gostas mesmo de dormir (risos)?
Sim, gosto bastante, apesar de em certas alturas não o fazer tanto como devia.

Quais as tuas maiores influências musicais?
A Cafetra.

Como gostas de descrever o teu estilo musical?
Uma vez chamámos-lhe Pretty Indie Pop.

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Gosto muito de outros tipos de arte mas grande paixão é mesmo a música.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
A maior vantagem é saber o quão bom é pisar um palco e tocar ao vivo. A maior desvantagem é a frustração que por vezes sinto quando as coisas não correm como queria.

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Oiço e quando posso vou comprando todos os formatos mas acho que tenho um carinho especial por k-7.

Qual o disco da tua vida?
Talvez o "In Utero" dos Nirvana. Mais recentemente, o "Vida Salgada" do Filipe Sambado. Foi principalmente esse disco que me fez querer fazer música em português.

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
Epá, há tantos! Mas o "Millennial Shit" dos Fugly, por exemplo.

Qual a tua mais recente descoberta musical?
Ando a ouvir muito Tall Juan e Juan Wauters.
Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Acho que nunca me aconteceu nada realmente embaraçoso. Sou horrível a falar com o público entre músicas e normalmente troco-me todo no que quero dizer. Por vezes, pode ser embaraçoso. 

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
Mac DeMarco.

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
Epá, em Paredes de Coura era muito fixe.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Esta é uma pergunta à qual nunca consegui responder.

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Connan Mockasin.

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Woodstock ou os Nirvana, em Cascais, em 1994.

Tens algum guilty pleasure musical?
Acho que não têm de haver guilty pleasures. Não tenho problema em mostrar a música que oiço.

Projectos para o futuro?
Estamos a trabalhar num álbum com banda e queremos dar muitos mais concertos.

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta.
Queres vir tocar à Zé dos Bois? Resposta: Quero pois!

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
Qualquer uma de Mild High Club.

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
Alguma cena fixe para o pessoal dançar!

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Obrigado eu!

Guardamos sempre o melhor para o fim, terminamos ao som do recente EP "Cansado", que se encontra disponível para escuta e download, através da plataforma Bandcamp.

Sem comentários:

Enviar um comentário