sábado, 13 de abril de 2019

Conversas d'Ouvido com Karma is a Fest

Viseu tem um novo festival, o Karma is a Fest, está a chegar para uma edição imperdível que vai tomar de assalto a "cidade de Viriato". Entre os dias 3 de Maio e 1 de Junho o Karma apresenta uma espécie de retrospectiva da programação regular do Carmo'81. Fotografia, filmes e artes plásticas irão conviver em perfeita harmonia com a música. No que a nós nos diz respeito o cartaz musical impõe respeito e nele encontramos entre outros, os nomes de Pop Dell'Arte, The Dirty Coal Train, Gala Drop, Sensible Soccers e Keep Razors Sharp. Estivemos à conversa com a organização pela voz de Nuno Leocádio, que nos apresenta os pontos cardeais desta edição, que espera ser a primeira de muitas...

Ouvido Alternativo: Como surgiu o nome Karma?
Nuno Leocádio: Carma é um princípio de casualidade, qualquer acção gera uma consequência e o Karma is a fest é a consequência do que o Carmo'81 realiza na sua programação regular.
O Carmo'81 enquanto cooperativa cultural aborda várias linguagens artísticas no âmbito da sua programação mas dessa multidisciplinariedade devemos assumir o nosso carma e rever na música a valência que mais sabemos e gostamos de trabalhar.
O caminho é demasiado óbvio, se somos reconhecidos e felizes pelo trabalho que desenvolvemos ao longo do ano na música, o desafio é concretizar um festival. 
E assim veremos se para nós Karma is a fest ou is a Bitch.

O Karma, surge após o “Cultura Urbana” e o “Solos e Solidão”, em que é que o conceito difere dos antecessores?
O Karma é o resultado do caminho percorrido até agora, continua a ser um evento multidisciplinar mas desta feita dedicado à música. 
Vamos trabalhar as artes plásticas numa oficina de Estranhofones com Samuel Martins Coelho e César Estrela e nos cenários distintos que vamos construir em cada concerto.
A fotografia terá destaque com uma exposição coletiva e uma Fanzine.
Os filmes do Rui Portulez e António Sabino “ I Love my Lable” e “Uma espécie de punk".
Os avós sobem ao palco num fantástico trabalho comunitário da Gira Sol Azul, os A Voz do Rock, banda de octogenários fará uma tour ao longo do festival.
O carinho e dedicação ao que fazemos continua a ser enorme mas o conceito focado na música. 

Num mercado repleto de festivais, o que é que o Karma tem de diferente?
Não me cabe a mim responder a esta questão mas sim ao público que conhece o Carmo'81 e conhecerá o Karma. 
Podes ver concertos a três palmos do artista que te inspira, podes quem sabe subir ao palco para lhe roubar a guitarra ou fazer um duo com o baterista, o mais certo é que sintas o suor de quem está em palco e o artista sente o olhar e a emoção tão perto que não pode ficar indiferente. Bem acho que estou a responder… 

Quais as dificuldades que se sente quando se decide organizar um festival, fora dos grandes centros?
A densidade populacional, os meios e vias de comunicação, a menor cobertura mediática, os custos acrescidos de hospitalidade… 
Não posso fingir que estas e outras dificuldades não existem mas vivemos numa cidade que fervilha e produz muito e bem, são vários os agentes culturais que criam trabalhos inspiradores e colaboram para que o público possa fruir de bons momentos culturais.
Por mais endógenas que as dificuldades sejam não superam o crescimento que Viseu reclama.

Sabemos que é uma pergunta ingrata, mas do cartaz deste ano o que não podemos mesmo perder?
Ingrato será perder a apresentação da residência artística Sr. Jorge no dia 31 de Maio, sem demérito aos Pop Dell'Arte, Montanhas Azuis, The Dirty Coal Train, Gala Drop, Dadá Garbeck, Jiboia, Keep Razors Sharp, Ohxalá ou Sensible Soccers. O Sr. Jorge é, sem dúvida, o momento do festival.
O Sr. Jorge sacristão e zelador da Igreja da Misericórdia de Viseu, antigo lapidador de diamantes, utilizará a sua voz e o talento de Rui Souza, João Pedro Silva e Gonçalo Alegre para lapidar os nossos corações. Os quatro vão juntar-se no Carmo'81 em residência artística para despir o fado e fazer amor com os textos originais que estão a ser escritos para a voz do Sr. Jorge. O concerto será gravado com direção técnica do Zé Marques que resultará num disco produzido pelo Hugo Valverde.
Já referi que o José Pedro Pinto fará no Karma dia 4 de Maio o seu primeiro concerto? Afinal “o momento do festival “ será muito disputado… (risos)

Que artista/banda sonhas trazer a uma futura edição do Karma?
Isto é que é uma pergunta ingrata que não tem resposta, não é só para evitar fazer declarações de amor, é que os artistas nacionais produzem tanto e tão bem que dói só de pensar em todos os que pretendemos trazer ao nosso palco. A opção também passará por trabalhar mais com artistas internacionais mas, por favor, não nos peçam nomes porque sonhamos muito.

Projectos para o futuro?
O projecto mais imediato será cumprir o plano deste ano Zero e deixar o Karma crescer, a Cidade, o público, os nossos cooperantes, equipa técnica e patrocinadores contam com isso e, nesse sentido, trabalharemos para que o Karma aconteça num espaço outdoor já selecionado, com a programação compactada em três ou quatro dias com mais artistas mais afluência de público e assumir a intenção de criar um evento de maior dimensão.

Um festival deve-se sempre à boa vontade de diversos intervenientes, queres deixar algum agradecimento especial?
Sim, muitos, ao Município de Viseu, ao Fórum Viseu, à Luz Boa e à LemosℰIrmão, entidades e empresas que cumprem a “responsabilidade social" de apoiar e/ ou patrocinar a produção cultural local, à Gira Sol Azul que nos oferece a tour dos A Voz do Rock, ao público que é o nosso maior “patrocinador”. Só com estes apoios é possível cumprir a programação e os objetivos artísticos e culturais do evento.
Para os Vizinhos do Carmo'81 segue um enorme agradecimento pela paciência e compreensão, o Carmo'81 situado em pleno centro histórico da cidade, inserido em zona residencial depende de um enorme carinho, sentido de pertença e identidade para que os Vizinhos possam compreender e aceitar todo o incómodo…
O maior abraço é dado todos os dias a quem trabalha de forma profissional para que o Karma aconteça e cresça sempre com bom carma, são esses os sorrisos, abraços e cumprimentos que criam a cumplicidade que nos faz continuar.

Aproveitamos desde já para desejar que o festival seja um verdadeiro sucesso.  Os bilhetes já estão à venda e podem ser adquiridos aqui. Terminamos com o vídeo promocional que apresenta o Karma is a Fest.

Sem comentários:

Enviar um comentário