terça-feira, 30 de abril de 2019

Conversas d'Ouvido com MAYA

Entrevista com a cantora e compositora brasileira MAYA. Nascida no Brasil, já passou por diversos países, inclusive viveu cinco anos em Portugal. A sua sonoridade enquadra-se no indie pop, revestindo-se de uma sensualidade provocadora, com resquícios futuristas. Estudou teatro e dança, é apaixonada por poesia e aos 10 anos já compunha os seus próprios temas. Aos 16 iniciou a sua carreira de modelo, mas a música esteve sempre presente na sua vida. Recentemente apresentou-se ao mundo com o seu single de estreia "Labirinto", que a transportou directamente para esta edição das "Conversas d'Ouvido"...


Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
MAYA: Não sei ao certo definir como surgiu, já que música sempre esteve presente em tudo, desde as músicas de ninar (dormir) que minha mãe cantava até as músicas que eu ouvia na rádio e nas ruas. Porém, foi aos dois anos que a vontade de virar cantora floresceu, desde então nunca mais quis ser outra coisa além disso. 
MAYA - "Labirinto"
Já viveste em diferentes países e cidades, sentes que essa multi-culturalidade se reflete na tua música? Por exemplo o teu single “Labirinto”, é uma canção com três idiomas.
Sim! Vivi cinco anos em Portugal, em Lisboa. Fui aos oito meses e voltei pro Brasil com quase cinco anos de idade, acredito que crescer em um país diferente em uma das fases mais importantes da infância, com outras culturas, me influenciou muito... Até mais como pessoa do que musicalmente falando. Sobre "Labirinto", eu sempre amei escrever em outras línguas e desde pequena aprendo sozinha tudo que sei sobre línguas estrangeiras, talvez morar em Portugal e ver minha mãe falando de modo fluente em inglês comigo e em seu trabalho me influenciou direta e indiretamente. Inclusive, pretendo cada vez mais explorar esse lado multi-cultural!

Quais as tuas maiores influências musicais?
Billie Eilish, uma artista que representa minha geração, 17 anos e muita originalidade. Música e letra inteligente e muito bem feita. Me identifico com quem gosta de fazer o diferente. Cazuza é com certeza o artista brasileiro que mais me identifico com o trabalho! Trabalhei com as letras escritas por ele durante um ano em um estudo sobre recitar poesias onde ele era o centro do projeto. Aprendi muito sobre, música, poesia, arte e ser humano com ele. Agradeço muito.

Conheces alguma coisa da música portuguesa?
Conheço algumas! Ouvia muito quando era pequena, por morar em Lisboa. O que eu mais lembro de ouvir era Madredeus! Minha mãe que me apresentou todas as músicas portuguesas que escuto. Ela tinha o álbum "Ainda", se me lembro o nome.

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Poesia! Escrever poesias é uma das minhas maiores paixões! Desde pequena escrevo, antes mesmo de começar a escrever minhas próprias músicas. Conheci essa paixão através do poeta brasileiro Olavo Bilac, meu favorito!

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Não acho que é uma questão de preferência, mas sim de costume. O streaming acaba sendo o veículo mais usado por ser de mais fácil acesso. Nem tenho mais onde ouvir CD (risos), mas amo vinil, gostaria de poder ouvir mais!

Qual o disco da tua vida?
Complexo demais falar disso, pois existem fases e diferentes momentos da vida em que discos e músicas completamente diferentes se encaixam. Lembro de alguns, como "Going To Hell", do The Pretty Reckless, e "Deus é Mulher", de Elza Soares. 
Qual o último disco que te deixou maravilhada?
"Bluesman", do Baco Exu do Blues, cantor e rapper brasileiro com uma originalidade incrível.

Qual a tua mais recente descoberta musical?
Carlos do Complexo, produtor musical carioca que traz um som inovador pra nova cena musical brasileira. Sou suspeita pra falar, mas se você parar pra ouvir o som dele, vai entender exatamente o que falo! 

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Ainda não tive a oportunidade de me apresentar oficialmente como Maya. Mas em breve terei muitas histórias para contar, com certeza!

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
Rosalía, Billie Eilish, MARO, Duda Beat.

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
Rock in Rio, Lollapalooza. Tanto nacional quanto internacional.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Eu nunca tive a oportunidade de ir a grandes shows, mas assisti vários pela TV, como o Coachella.

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Beyoncé, Rihanna, BTS. Meu sonho real é assistir o show desses artistas incríveis. Sou muito apaixonada pelo trabalho deles, e acredito que as performaces ao vivo são de tirar o fôlego.
Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Gostaria de estar presente no Woodstock e ver artistas como Jimi Hendrix, Santana, Janis Joplin, The Who e etc.

Tens algum guilty pleasure musical?
Meu guilty pleasure musical é cantar quase todas as músicas de Rebelde, uma novela mexicana que passava quando eu era criança e ficou muito famosa no Brasil todo. 

Projectos para o futuro?
Estamos organizando uma sequência de lançamentos com dois EPs que se complementam como conceito. E para o início do ano que vem estamos pensando em um álbum, mas não posso falar muito sobre! Aguardem!

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta?
De que forma a sua atuação na moda e sua experiência como atriz contribuem para o seu trabalho musical?
Ajudam na desenvoltura corporal e linguística, e na minha formação artística. Além de contribuir criativamente para os projetos visuais, e composições. Eu guardo muito amor por esses lados artísticos que tenho.

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
"Bury a Friend" e "Bad Guy", da Billie Eilish.

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Por fim terminamos, ao som da música de MAYA e do seu single "Labirinto"...

Sem comentários:

Enviar um comentário