sábado, 8 de junho de 2019

Conversas d'Ouvido com Midnight Ambassador

Entrevista com Midnight Ambassador, projecto do músico André Graça. Nasceu, cresceu e estudou música clássica no conservatório em Beja. Depois de terminar o secundário, mudou-se para o Reino Unido e licenciou-se em Composição e Tecnologias da Música para filmes e jogos. Actualmente divide o seu tempo entre Londres e Portugal, numa verdadeira ligação directa entre a música clássica e o indie pop. No ano passado editou o seu EP homónimo de estreia, 2019 é o ano que assinala a sua primeira presença nas Conversas d'Ouvido...

Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Midnight Ambassador: A minha paixão pela música sempre foi algo muito natural, eu comecei a estudar música desde os meus 4 anos e desde então nunca mais parei. 

Como surgiu o nome Midnight Ambassador?
De certa maneira este nome foi-me dado. Quando o ouvi pela primeira vez sabia que o tinha de usar para um projecto musical, foi uma conexão imediata. Uma pequena pista...foi quando ouvi o "Redbone" pelo Childish Gambino pela primeira vez. 

Vivendo entre Inglaterra e Portugal, consideras que a profícua cidade de Londres influencia a tua sonoridade?
Londres teve um impacto gigante na minha música, o acesso à música ao vivo nesta cidade é algo incrível. A oportunidade de ouvir e conhecer tantos músicos magníficos não só afectou o meu som mas a maneira como actuo em palco. 

Embora para alguns, possa parecer estranho, onde é a que a música clássica e o indie pop se cruzam?
Antes de começar a escrever para o Midnight, eu estudei música clássica no Conservatório em Beja e composição para filmes e jogos na Universidade de Hertfordshire. Estes dois estilos musicais cruzam-se frequentemente nas minhas composições, especialmente na minha seleção de instrumentos, eu até diria que nas minhas mais recentes músicas se notam mais influências clássicas. 

Quais as tuas maiores influências musicais?
Glass Animals é a banda que mais amo neste planeta e são provavelmente a minha maior influência. Childish Gambino e Alt-J são outras duas constantes inspirações, mas varia muito de música para música, depende do que eu estiver a ouvir no momento. 

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Ultimamente não tenho feito muito mais do que música, do que não me posso queixar, mas sempre tive uma enorme paixão por jogos de vídeo e séries de televisão. 
Midnight Ambassador - "Burned Down Cigarettes"
Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Eu nunca fui grande colecionador por isso, desde que existem meios de streaming, passou a ser o meu meio favorito para ouvir música, de longe. O meu consumo de música aumentou imenso desde então. 

Qual o disco da tua vida?
Pergunta difícil! "How to be a Human Being" por Glass Animals. 

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
"Roy Pablo" por Boy Pablo. Não há uma música que não goste. Para além disso tive a oportunidade de os ver ao vivo e os conhecer também. São músicos e pessoas incríveis merecem todo o sucesso que têm estado a receber. 

Qual a tua mais recente descoberta musical?
É um artista Londrino que descobri recentemente que chama Miller Blue. O EP dele é muito bom mesmo, mas o espetáculo ao vivo dele é algo de outro mundo. Ele tem estado a crescer rápido, e acredito que vai ser enorme um dia. 

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
A minha primeira música que escrevi chama-se "Serial Killer" e é acerca de uma ex-namorada minha. Imagina que decidiu aparecer no concerto? Foi uma experiência interessante... 

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
Não é muito difícil de adivinhar depois de ler as minhas respostas prévias, Glass Animals! Dava o mundo também para poder escrever com o Donald Glover (Childish Gambino).
Qual o melhor concerto a que já assististe?
Isso é tão difícil! Já tive a oportunidade de ver imensos concertos magníficos. Para não mencionar Glass Animals outra vez, vou dizer Caravan Palace, é uma das minhas bandas favoritas também, o espetáculo ao vivo deles é algo incomparável a qualquer outra coisa neste mundo. Se tiverem a oportunidade de os ver ao vivo, não pensem duas vezes. 

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Quero imenso ver a Billie Eilish ao vivo! Mas já está resolvido porque comprei bilhetes para a ir ver a Lisboa em Setembro. 

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Adoraria ter visto os Queen ao vivo! É uma banda que venero, não tenho um concerto em específico, simplesmente gostava de os ter visto. Mas para não fugir muito à pergunta, vou dizer LiveAID. 

Tens algum guilty pleasure musical?
Eu, literalmente, tento ouvir todos os estilos musicais, não tenho tendência a ter vergonha de nada que ouça. A não ser que me dê na idéia que tenha de ouvir 'pimba', é a única circunstância onde meto o Spotify em privado. Os meus dias de Quim Barreiros são o meu pequeno segredo. 

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta?
Nunca ninguém me perguntou porque é que tenho uma cadeira nos meus vídeo-clips, as pessoas simplesmente aceitaram a cadeira. A verdade é que quando estava a começar a fazer músicas para o Midnight Ambassador, não tinha muito dinheiro para gastar em videoclipes. Eu sabia editar minimamente e no quintal da casa que alugámos estavam 4 cadeiras de metal, limpei uma delas a fundo, peguei numa câmera e comecei a gravar os videoclipes, achei piada, e assim ficou. 

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
Quem me dera ter escrito o “When The Party is Over” por Billie Eilish. É tão simples mas tão perfeita, adoro! 

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
Hahaha! Um bocado macabra esta. Gostaria que tocassem o "Quarantine", é provavelmente, das músicas que escrevi, uma das minhas favoritas. Gostaria de ser lembrado, nesse momento final, por uma música minha.

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
A música fica sempre guardada para o fim e desta vez, com o mais recente single de Midnight Ambassador, "Burned Down Cigarettes"...


Sem comentários:

Enviar um comentário