sábado, 21 de abril de 2018

Record Store Day 2018

Hoje dia 21 celebra-se em todo o mundo o Record Store Day, um evento anual, que se celebra no terceiro Sábado do mês de Abril. O dia foi criado em 2007, para celebrar as lojas independentes de discos, os artistas associaram-se em massa à iniciativa e ano após ano preparam edições especiais e limitadas que são lançadas e vendidas precisamente no Record Store Day. Neste dia as lojas de discos preparam surpresas especiais numa harmonia perfeita entre artistas, discos, lojas e fãs...
 
O dia foi pensado pelos donos das lojas e inspirado no Free Comic Book Day, surgiu após uma reunião e troca de ideias entre Amy Dorfman, Don Van Cleave, Brian Poehner, Eric Levin, Michael Kurtz e Carrie Colliton. Como já referimos desde cedo os artistas aderiram à ideia e ano após ano cada vez mais músicos se juntam e preparam aparições especiais, contacto directo com os fãs, edições limitadas de vinil e cd, exposições e merchandise especial para coleccionadores. O Record Store Day surgiu nos EUA e resulta hoje em dia de uma parceria do Dept. of Record Stores, Coalition of Independent Music Stores e a Alliance of Independent Media Stores.
O impacto sentiu-se de imediato sendo um dos dias do ano onde as lojas aderentes registam uma maior afluência bem como um aumento exponencial das vendas.
Todos os anos é convidado um artista de renome para ser o embaixador oficial e ajudar a promover o evento, da lista de embaixadores já fizeram parte os Metallica, Jesse Hughes (Eagles of Death Metal), Josh Homme (Queens of the Stone Age), Ozzy Osbourne, Iggy Pop, Jack White, Chuck D e Dave Grohl. Este ano os embaixadores oficiais são os Run The Jewels .
Os eventos serão imensos desde concertos, DJ Set inesperados, aparição surpresa de artistas, um pouco por todo o mundo.
Podem consultar todas as edições especiais deste ano na página oficial do evento em recordstoreday.com.

Portugal como seria de esperar não fica de fora da celebração, e são diversas as lojas espalhadas pelo país que aderiram ao Record Store Day, oferecendo descontos especiais, passatempos e concertos que decorrem durante o dia de hoje. As lojas aderentes em Portugal são:

Aveiro:
X & Records;
WahWah;
Cascais:
Discoteca Rotação;
Coimbra:
Lucky Lux;
Leiria:
CDV - Auditu
Lisboa:
Carbono;
Glam-O-Rama;
Ouvir Devagar;
Symbiose;
Trem Azul Jazz Store;
Vinil Experience;
Vinyl Gourmet;
Flur;
Louie Louie
Porto:
CDGO.com;
Louie Louie;
Porto Calling;
Tubitek;
Embaixada Porto;
Piranha;

O ouvido alternativo junta-se a esta celebração, no entanto relembra que as lojas de discos não se encontram apenas abertas no Record Store Day, e que dura apenas um dia, estas lojas estão abertas mais de 300 dias por ano, visitem-nas e não as deixem morrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário