terça-feira, 7 de junho de 2016

Nos Primavera Sound 2016 - 8+1 Concertos Imperdíveis

O Nos Primavera Sound 2016 está aí à porta, decorre entre os dias 9 e 11 de Junho no Parque da Cidade no Porto. O cartaz é eclético repleto de nomes de proa no panorama alternativo. Os destaques são inúmeros e variados, contudo o ouvido alternativo elegeu os 8+1 concertos imperdíveis...


1 - Julia Holter (9.06 - Palco Super Bock - 21h10)
A cantora, compositora e produtora americana, editou no ano passado um dos melhores discos de 2015, Have You in My Wilderness, apesar disso terá à sua frente um belíssimo desafio, transparecer a sua pop barroca servida pela sua delicada voz num palco digno de registo em ambiente de festival.

2 - Sigur Rós (9.06 - Palco Nos - 22h20)
A banda islandesa de post-rock não sabe dar maus concertos, muito pelo contrário, um espectáculo de Sigur Rós é sempre uma experiência transcendental. Alicerçados na penetrante voz de Jónsi, irão com certeza transformar o Parque da Cidade num local etéreo e convidar os presentes para embarcarem  uma viagem cósmica e mágica. Poderemos esperar uma retrospectiva da sua carreira.

3 - Brian Wilson (10.06 - Palco Nos - 20h00)
Um dos senhores, Beach Boys, virá a Portugal apresentar o mítico disco Pet Sounds que celebra este ano o 50.º aniversário. Será uma oportunidade única de assistir a um momento histórico e possivelmente irrepetível. Além dos temas de Pet Sounds, tais como "Wouldn't it be Nice" e "Sloop John B" será expectável a presença na setlist de alguns clássicos como "California Girls" e "Surfin' USA".

4 - Dinosaur Jr. (10.06 - Palco. - 20h20)
A segunda vida dos Dinossauro Jr. tem tudo para proporcionar um dos grandes concertos do festival. Formados em 1984 e após um interregno de aproximadamente oito anos, regressaram em 2005 e nunca mais pararam. Deverão apresentar temas do futuro disco Give a Grimpes of What Yer Not, com edição prevista para o próximo mês de Agosto. Será de esperar um verdadeiro concerto de rock.

5 - PJ Harvey (10.06 - Palco Nos - 22h35)
Um dos nomes mais fortes da edição deste ano do Nos Primavera Sound regressa a uma cidade onde já foi muito feliz. A britânica Polly Jean é um dos nomes mais influentes da música alternativa, dispensa apresentações, no entanto ao vivo não é uma certeza, é uma incógnita o último concerto que assistimos em 2011 na Aula Magna esteve bem longe de ser memorável, no entanto as críticas ao recente concerto no Primavera Sound Barcelona, afirmam que se tratou de um momento memorável. Para tirarem as dúvidas no próximo dia 10 de Junho, consigo traz o seu mais recente disco The Hope Six Demolition Project.

6 - Mudhoney (10.06 - Palco. - 23h30)
O grunge de Seattle marcará presença no Porto pela mão dos Mudhoney, formados em 1988 viveram na primeira pessoa os loucos anos 90. É a oportunidade de ver ao vivo uma das bandas preferidas de Kurt Cobain. Editaram o seu nono disco em 2013 pela mão da prestigiada Sub Pop (Nirvana, Soundgarden).

7 - Beach House (10.06 - Palco Nos - 01h15)
A dream pop dos Beach House ao vivo assume-se como um momento de maravilhosa introspecção. Victoria Legrand e Alex Scally são discretamente apaixonantes e a sua música possui algo de viciante. No ano passado não fizeram por menos e editaram dois belíssimos discos, Depression Cherry e Thank Your Lucky Stars. Regressam a Portugal após dois concertos em Novembro passado (Lisboa e Porto).

8 - Moderat (11.06 - Palco Nos - 01h00)
O trio alemão de música electrónica promete estremecer com a cidade do Porto, após terem contagiado nuestros hermanos. No dia 1 de Abirl deste ano lançaram o álbum III que concluiu a trilogia, iniciada em 2009 com o LP homónimo. A única regra será dançar sem parar.

+ 1 - Savages (10.06 - Palco Super Bock - 21h25)
As Savages estão em verdadeiro ponto de rebuçado, actualmente são uma das bandas mais incríveis ao vivo e têm tudo para proporcionar um dos melhores concertos de todo o festival. Encontram-se possivelmente no melhor momento da carreira e ao vivo têm-no demonstrado em concertos inesquecíveis. Sombrio,  obscuro e intenso, é o que antevemos. Trazem consigo Adore Life, disco altamente recomendado, editado no primeiro mês deste ano, com o carimbo da Matador Records.

Sem comentários:

Enviar um comentário